RELIGIOSIDADE NO BRASIL

O livro “Religiosidade no Brasil” foi uma compra acertada. Ele trata das diversas religiosidades que surgiram por aqui, as que foram modificadas e as que ainda tentam manter sua forma original.

Essa coletânea de artigos foi inicialmente publicada em 2005 pela Revista da USP. Esgotou rapidamente e em 2012 foi re-lançada como livro. Os autores são todos acadêmicos, professores, historiadores, pesquisadores de cultura, línguas, antropologia e religião. Exceto por Ricardo Mário Gonçalves, autor do capítulo sobre os “vários budismos no Brasil”. Ricardo Gonçalves é o único que se identifica como praticante. Na verdade é um dos pioneiros da introdução do Budismo no Brasil. Veja o vídeo no final dessa página.

O livro tem enfoque histórico. Foi escrito para o mundo acadêmico, então é “seco”, mas não requer conhecimento prévio. Qualquer um conseguirá ler suas quase 400 páginas.

Mais da metade do livro (234 páginas, 9 capítulos) conta como surgiu o universo de religiões protestantes, anglicana e evangélicas por aqui no Brasil. Para muitos esse é um mundo caótico impossível de se entender. Ao final do livro você terá um boa base de entendimento de como nasceram e se organizaram.

Temos um capítulo sobre o ingresso do Judaísmo no Brasil em especial em São Paulo e no norte do Brasil. É bom, mas senti falta de mencionarem a questão dos marranos de Pernambuco e Paraíba (veja vídeo abaixo).

Também encontrará um interessante artigo sobre as variações do catolicismo no Brasil indo do cristianismo santório ao ortodoxismo.

As religiões indígenas e o espiritismo têm capítulos dedicados, mas diferentemente do restante do livro, estes não têm o mesmo enfoque histórico.

O capítulo sobre Espiritismo entitulado “Mediunidade com fins lucrativos” é um estudo de caso da conhecida família Gasparetto. Os Gasparettos para quem não sabe são proprietários de uma das maiores editoras de obras espiritualistas do país. Fizeram muito dinheiro. O capítulo traz a discussão se a prática mediúnica deve ser atividade econômica.

Dos 2 capítulos (23 páginas) de religiões indígenas, um trata sobre cosmogonia e rituais e outro sobre xamãs urbanos. São capítulos bem específicos em seus temas e ficou faltando oferecer uma visão geral de como estão distribuídos pelo Brasil.

O livro quase que poderia se chamar de: “As religiões brancas no Brasil”. Mas não cabe esse título graças a um único capítulo que explica a perseguição das religiões afro-brasileiras pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Aprendi com ele como e porque a IURD incorporou valores das próprias religiões afro-brasileiras que tanto combate.

O livro inclui história do islamismo e do Soka Gakkai por aqui em nossas terras.

É um livro ímpar. Recomendo para quem quer entender de Brasil e suas raízes.

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

O Brasil dos Judeus: o que os brasileiros sabem sobre os judeus. Será que você é mais um com raiz judaica e não sabe?

Pondé entrevista Andrea Kogan, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Mística e Santidade da PUC-SP. O tema é o judaísmo contemporâneo e suas adaptações no Brasil da religião-afro.

Panorama dos cristianismos no Brasil: bate-papo com Caio Fábio. Do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia na PUC-SP (Campus Monte Alegre).

Prof Ricardo Mário Gonçalves fala sobre os diferentes tipos de Budismo no Brasil.

(Trailer) Retratos da Fé
Uma série produzida pela TV Cultura Brasil com 49 documentários de 30 minutos cada.
Cada episódio introduz o espectador a um tipo de manifestação religiosa no Brasil.
O programa está muito bem feito e recomendo.
O link para os 49 vídeos é esse daqui:
https://www.youtube.com/watch?v=U7TeTW4WYBM&list=PL0Qz-covvhxT1axC8kUodNn3Ja7tye4Gs

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

As Grandes Religiões

75 temas centrais das grandes religiões comparados lado a lado.

Ir ao post

Uma história de Deus

A história do conceito de Deus. Um livro de fatos históricos, caminhos...

Ir ao post

O futuro da religião

As religiões devem se modernizar para atender o público? O conhecimento religioso...

Ir ao post

Escola das Religiões Afro-Brasileiras

Conceitos básicos para o estudo das religiões afro-brasileiras. Um livro de Rivas...

Ir ao post
  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Religiosidade no Brasil