Uma crítica ao conteúdo do livro
(17 minutos)
O que é SwáSthya Yôga?
(6 minutos)
SOBRE O AUTOR
Sérgio Santos é mestre de Yoga desde 1996, presidente da Federação de Yoga de Minas Gerais, e tem impressionantes seiscentos cursos de aprimoramento em seu currículo. São mais de 40 anos dando aula. Sérgio Santos é o autor desse livro que comento aqui.
SOBRE O CONTEÚDO
No Brasil, o Yoga é mais conhecido como atividade física com aquelas posições plásticas (asanas) que nos chamam atenção e desafiam os limites do corpo. Também é conhecido como tradição filosófica de caráter religioso. A idéia central deste livro é contestar esse entendimento de Yoga. Dirá o autor que nas origens, o Yoga é bem diferente disso e em alguns aspectos ele é diametralmente o oposto. Por exemplo, no lugar desse Yoga patriarcal, anti-sensorial, espiritualista-especulativa, vedanta (religiosa) que vemos por aí, defenderá o autor que o Yoga original é matriarcal, sensorial, desrepressor, técnico e não místico.
Para construir sua tese, mestre Sérgio Santos recorrerá ao estudo de levantamentos históricos da década de 20, 30 e 80 sobre duas tradições que fundam a filosofia indiana. A primeira é Samkhya, filosofia teórica baseada no raciocínio e na observação de leis naturais. E depois, o Tantra, filosofia comportamental.
O livro vai lá nos princípios, na civilização Harappiana também conhecida como Civilização do Vale do Indo. Uma civilização antiga mas super avançada. Coisa de 7 ou 4 mil anos antes de Cristo. Diz o autor que o Yoga vem desde essa civilização. Os símbolos recuperados nas escavações fornecem inspiração para seu ponto de vista assim como para a gravura da capa do livro. A Civilização do Vale do Indo foi descoberta recentemente por historiadores e muitas divergências existem entre eles. Veja ao final dessa página um vídeo com posição contrária à do autor.
Feito isso, o próximo passo em sua argumentação é desenhar a evolução do Yoga criando uma linha divisória entre Yoga Pré-clássica e Yoga Clássica. Sérgio Santos conclui seu ponto de vista afirmando que a forma de Yoga mais próximo dessa origem da Civilização do Vale do Indo é o Swásthya Yoga (Yoga da saúde), criada pelo brasileiro Mestre De Rose.
SOBRE SAMKHYA
Coloco abaixo os conceitos de Samkhya que encontrei no livro e pude anotar:
Samkhya não é Yoga de exercícios físicos. Samkhya é filosofia.
A semelhança de idéias e conceitos com o budismo e o própria Yoga se justifica. Samkhya é mais antiga e emprestou conceitos para inúmeras tradições. Todas as escolas da Índia beberam de Samkhya.
RECOMENDAÇÃO
A escola do Mestre De Rose fez parte de uma geração responsável por difundir o Yoga no Brasil. O livro tem mais de 20 anos. E com tanta informação sobre Yoga por aí fica fácil hoje ler e criticar.
Gostei da organização dos diferentes ramos do Yoga e do Tantra. Gosto dos vídeos-aula do Mestre De Rose sobre alimentação vegana, mas apesar de tudo isso, não posso recomendar o livro e explico o porquê:
O livro encerra com a relação entre mestre discípulo e uma estranha ameaça para o discípulo que trair seu mestre. Copio aqui: Sofrerá pesados tributos kármicos em forma de desintegração familiar, enfermidades físicas e psíquicas além de problemas financeiros. Como é que posso recomendar uma coisa dessas?
Existem livros melhores sobre Samkhya. Em português pouca coisa. Samkhya é escrita às vezes com “n”, com ou sem “h”. E isso dificulta a busca. Se você tem proficiência no inglês prefira o livro “Samkhya Darshan” da Bihar School of Yoga. Comentaremos esse livro mais adiante aqui no Medite Comigo.
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A2nquia
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Uma crítica ao conteúdo do livro
(17 minutos)
O que é SwáSthya Yôga?
(6 minutos)
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Fábulas contadas pelo mestre hinduísta Paramhansa Yogananda
Ir ao postSwami Vivekananda nos conta as principais fábulas e histórias clássicas do hinduísmo...
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..