O nome em inglês do vídeo com sua biografia é “Awake: the life of yogananda” e está disponível nas principais plataformas de vídeo.
Yogananda foi um dos primeiros mestre de escola hinduísta que chegou nos EUA há quase cem anos. Se você não sabe quem é Paramhansa Yogananda, sugiro ver o filme baseado em sua autobiografia. Coloquei o vídeo com o trailer no final dessa página.
Esse livro é uma coletânea de pequenas histórias que Yogananda proferia em suas aulas e palestras entre 1920 e 1930. É um livro de fábulas, isto é, são histórias curtas, com poucos personagens, e sempre tratam de moral, atitudes e comportamentos.
As 40 fábulas foram organizadas em 6 grupos (veja o sumário no topo da página).
Cada uma toma 2 ou 3 folhas seguidas de um parágrafo com a moral explicada ao final.
A linguagem é fácil mas algumas palavras não são tão comuns. É bom ter um dicionário de lado.
Apesar de Yogananda ser mestre dentro do hinduísmo, sua inspiração vem de diferentes culturas e religiões. Então não se surpreenda. Inevitavelmente você já terá escutado uma ou outra dessas fábulas.
Praticamente do início ao final, fará parte dos enredos um sábio, um devoto ou um santo. Em outras, o personagens são animais como um sapo, um elefante ou uma cobra. Apesar de serem lúdicas, não são tolinhas. Tratam do desenvolvimento espiritual e de temas como merecimento, carma, esforço, partilha, generosidade. Há Deus, céu, inferno em praticamente todas essas histórias. É religioso mas não apresenta divindades e simbologia hindu. Talvez esse seja o motivo do sucesso de Yogananda. Ele não usa elementos religiosos do hinduísmo em seus ensinamentos e assim conseguiu ser entendido por um ocidental leigo.
A artista gráfica Nicoletta Bertelle fez um lindo trabalho. Todos elementos se encontram em perfeita harmonia. O acabamento, a apresentação, a impressão e papel escolhidos são de altíssima qualidade.
Eu “viajei” no livro. É encantador. Mas em certo momento fui percebendo que o livro infelizmente não é 100% universalista. Em alguns poucos momentos aparecem personagens pagãos ou muçulmanos, que são os que levam a lição de moral. São os “bad guys“. Tudo coisa muito leve, mas existem traços preconceituosos presentes.
Aí temos que ter cuidado.
Imagina a situação… Você compra o livro para dar de presente querendo agradar alguém e poderá acabar ofendendo a este alguém. Quer passar uma mensagem positiva para crianças e acabará ensinando o preconceito.
Me desculpem os seguidores de Yogananda. O cara é massa. Fez muita coisa boa. O livro tem muita coisa positiva. Mas não posso recomendar um livro que tenha traços preconceituosos. Deve ser lido com cuidado.
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Paramahansa_Yogananda
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
O nome em inglês do vídeo com sua biografia é “Awake: the life of yogananda” e está disponível nas principais plataformas de vídeo.
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Swami Vivekananda nos conta as principais fábulas e histórias clássicas do hinduísmo...
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..