WALDO VIEIRA

Sub-título: O HOMEM POR TRÁS DO MITO

Qual o objetivo de uma biografia?
Em “Waldo Vieira” o objetivo do autor está claro em seu sub-título. Ele quer revelar “o homem por trás do mito“. Nesse caso, a palavra homem não significa um ser com sentimentos humanos elevados. Mas ao contrário, aqui homem significa um ser passível de defeitos.

O livro recém lançado, nos conta a biografia de Waldo Vieira (1932-2015). Waldo foi figura importante para um certo momento do Espiritismo, mas quando funda a Conscienciologia é que Waldo virou “mito”, com milhares de admiradores.

Um desses foi Flávio Amaral, o autor. Flávio foi pesquisador interessado na Conscienciologia. Chegou a se mudar para Foz do Iguaçu, onde fica a sede do movimento conscienciológico. Viveu ali por anos. Respirava Conscienciologia. Conheceu Waldo pessoalmente. Flávio aprendeu na cartilha de Waldo e agora repete um dos ensinamentos que o mestre lhe ensinou. Waldo dizia que devemos desmistificar os ídolos das religiões. Agora Flávio quer desmistificar o ídolo Waldo Vieira. O feitiço virou contra o feiticeiro.

O objetivo de destruir a imagem de uma pessoa que já morreu sem condições de defesa é feito bater em bêbado. É um objetivo desnecessário. Para isso não precisa de livro. Basta assistir a algumas tertúlias para ver que ali há um grande homem, mas que como homem, tem uma série de defeitos.

Há algum outro objetivo nessa biografia?
De forma geral, o objetivo de uma biografia é deixar registrado para a posteridade a trajetória de um personagem. Nesse quesito o livro cumpre seu objetivo de biografia.

Não se trata de um romance. Os fatos históricos são contados muitas vezes acompanhados de recortes de revistas, depoimentos e jornais de época. Está organizado em etapas cronológicas. A infância, com 18 páginas. Adolescência, com 10 páginas. Vida adulta, 44 páginas. Meia-idade, 64 páginas. Terceira idade, 20 páginas.

O leitor encontrará no final dessa página publicações e vídeos sobre Waldo Vieira. Mas o livro “Waldo Vieira, o homem por trás do mito” tem conteúdo original e complementa o que existe por aí.

Mas quero insistir na questão inicial: qual o objetivo de uma biografia?
Na Conscienciologia aprendemos que a leitura de biografias tem como objetivo evitar cair nos mesmos erros que o biografado. Queremos saber como que essa pessoa biografada conseguiu superar certos traços de personalidade e situações de dificuldades na vida.

Nesse aspecto em especial, o livro não atende ao objetivo. O livro não nos dá resposta a essa pergunta. A conscienciologia ajudou o próprio Waldo Vieira a superar seus traços fardos? Não sabemos.

Exceto pelos 6 meses nos quais escreveu o livro Projeciologia, você não vai encontrar no livro descrição de como era o dia a dia de Waldo. No período em que era do Espiritismo ele era do tipo que rezava todos os dias ou já usava as próprias técnicas que ensinou na Conscienciologia? Queríamos saber quais técnicas Waldo mais usava ou por quanto tempo as usou. Lhe ajudou em alguma coisa?

Esse tipo de informação teria grande valor para a comunidade.

Verdade seja dita.
O livro cresce muito quando o autor expressa seus pontos de vista sobre conceitos como maxidissidência, propriedade intelectual e faz comparações com o momento histórico político da época. O autor tem excelentes ideias e isso me faz querer ler outros livros de Flávio Amaral.

Apesar das minhas discordâncias, indico o livro para os que se encontram imersos na Conscienciologia.

O livro “Waldo Vieira, o homem por trás do mito” está disponível na versão impressa e digital. É preciso dizer que a qualidade da impressão e a escolha da fonte deixaram a versão impressa a desejar. Isso não diminui o valor do livro. Imagino a dificuldade que deve ser a publicação de um livro aqui no Brasil.

Esse resumo é a impressão que fiquei ao ler o livro. Como diria Waldo: “Leia você e tenha sua própria experiência”.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

Trailer do documentário sobre a vida de Waldo Vieira.
O vídeo completo você pode assistir no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=VSlH-mR_5zU

TEDx com Waldo Vieira.
(15 minutos)

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Como a religião se organiza

Entenda as estruturas religiosas escondidas na rotina da sociedade.

Ir ao post

Autonomia

A história e os fatos que documentam a diferença do espiritismo proposto...

Ir ao post
  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Veja posts por autor:

Waldo Vieira. O homem por trás do mito.