TRÊS PASSOS DA ANTROPOSOFIA: filosofia, cosmologia e religião

“Três Passos da Antroposofia” consiste na transcrição de 10 palestras ministradas por Rudolf Steiner (1861-1925) em 1922. Nesse período, Steiner já havia publicado cerca de 20 livros e proferido aproximadamente 6 mil palestras. Apesar de ser uma obra tardia, recomendo que “Três Passos da Antroposofia” não seja lida na ordem cronológica mas seja lida logo após seus primeiros contatos com a Antroposofia, pois nela encontramos explicações necessárias sobre um tema presente em várias obras anteriores: a Imaginação, a Inspiração e a Intuição.

Antes das palestras, há uma excelente introdução escrita por Jonas Bach. Nela, Jonas faz uma distinção entre o sentido adotado na Antroposofia para essas três palavras e o sentido corriqueiro que lhes atribuímos.

Nas palestras subsequentes, Steiner detalha a cognição Imaginativa, que surge da interação com nosso corpo etérico; a cognição Inspirativa, relacionada ao corpo astral; e a cognição Intuitiva, que surge do nosso mental superior, acima da mente concreta. Em outras palavras, cada corpo sutil desempenha um papel na formação de imagens e influencia nossa mente. Cada conquista dessas formas de cognição representa um passo. Daí o título, “Três Passos“. Quando esses passos são conquistados, estaremos despertos para uma realidade integral, maior. A Antroposofia busca permitir que a alma tenha suas sensações independente do corpo físico, almejando as sensações astrais, as sensações cósmicas e as dos seres do mundo espiritual. É desses campos suprassensíveis que surgem as ideias para uma filosofia viva, um conhecimento para uma cosmologia que compreende a relação entre o ser humano e o universo, e a compreensão para a vida religiosa. Filosofia, cosmologia e religião estão, portanto, relacionadas a cada uma dessas novas cognições despertadas.

Para fazer seu ponto, Steiner aborda vários assuntos, como o que acontece durante o sono, o processo de encarnação, as etapas após a morte do corpo físico, o papel do Cristo na evolução humana e o alicerce de uma verdadeira religião cristã.

Esses três estados de consciência, ou de clarividência, não são alcançados espontaneamente, mas somente através da prática. Steiner menciona dois exercícios. O primeiro é uma meditação sobre qualquer conteúdo interior completamente novo para a alma, como, por exemplo, focar a mente na frase “na luz vive sabedoria fluindo“. Essa meditação deve ser precedida por um esforço para fortalecer o caráter, a integridade e a serenidade da alma.

O segundo exercício é a tentativa consciente de adquirir novos hábitos. Isso proporciona uma separação das forças do querer do organismo físico e etérico, vinculando o querer ao organismo astral e espiritual. Essa nova configuração do querer estimula o desenvolvimento das cognições Inspirativa e Intuitiva.

A leitura não é fácil. Brincando, digo que Steiner seria mal avaliado na redação do vestibular, pois o que ele escreve exige muita concentração e requer prática. Sugiro que o leitor tenha lido outras obras de Antroposofia, como “Teosofia“, onde Steiner apresenta a constituição da natureza humana, e também “O conhecimento dos mundos superiores“, onde encontramos conceitos básicos da Imaginação, Inspiração e Intuição.

Essa tradução de Jonas Bach é uma valiosa adição à lista de títulos antroposóficos disponíveis em português. Ela nos convida a superar o intelectualismo e o pensamento humanista materialista.

O livro “Três passos da Antroposofia” tem palestras cujo conteúdo é original em sua maioria. Contudo, algumas partes não são. Por exemplo, a porção que trata do processo após a morte do corpo físico é semelhante ao que vemos relatado pela Teosofia e também relatada por Yogi Ramacharaka (William Walker Atkinson) em seu excelente livro “A Vida Depois da Morte“.

Apesar de sua riqueza, recomendo a leitura de “Três passos da Antroposofia” apenas para aqueles que estão se aprofundando na Antroposofia.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Teosofia

Um grande clássico que nos introduz a conceitos básicos e avançados. Escrito...

Ir ao post

Os Limites do Conhecimento Científico

Em 8 palestras Steiner fala de temas como intuição, imaginação e razão....

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO

paulo@meditecomigo.org

Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Três passos da Antroposofia: filosofia, cosmologia, religião