TRANSE E MEDIUNIDADE

Sub-título: Instruções espíritas para a prática da mediunidade

Normalmente escrevo sobre um livro e somente depois ao final do post comento para qual público ele é mais adequado. Nesse post terei que trocar a ordem.

O livro “Transe e Mediunidade“, da editora espírita La Chatre, cobre um amplo espectro de assuntos relativos à mediunidade de forma direta, sem enrolação. Cheio de exemplos que ajudam o leitor a entender as classificações sugeridas de mediunidade.

Apesar de poder ser lido sem dificuldades por qualquer um, o público alvo é bem específico.

Esse livro será mais bem aproveitado por aqueles que querem organizar um grupo de práticas mediúnicas ou saber um pouco mais sobre o que acontece nos bastidores de uma sessão espírita e como ela é organizada. A excelente classificação dos tipos de mediunidade serve como apoio e identificação do tipo de trabalho que se deseja fazer.

O prof. Lamartine Palhano nos dá dicas de como selecionar os médiuns, inclusive sugerindo formas de averiguação de capacidades mediúnicas dos participantes do grupo.

Além da organização do time, o autor quer sugerir formas de melhorar a capacidade mediúnica dos participantes. E assim, sugere para cada tipo de mediunidade exercícios no formato de meditações e auto-questionamentos para reflexão. Que o leitor não se iluda, para o desenvolvimento de mediunidade é preciso muito mais. O que está aí no livreto deve ser visto como complementar.

O autor inova como obra espírita ao incluir 3 capítulos exclusivos à importância da meditação. São capítulos pequenos, sem tanta profundidade, mas servirá bastante ao espírita praticante. O autor insiste na meditação pois valoriza mais as percepções da alma do que a mediunidade propriamente dita. E somente com a meditação a mediunidade poderá auxiliar num trabalho de auto-aperfeiçoamento.

Lamartine não é espírita purista que segue exclusivamente Kardec. Ele adicionará conhecimentos do hinduísmo, mais especificamente do Iogue Ramacharaka.

Esse livro é parte da série que leva o mesmo nome “Transe e Mediunidade” e que conta com outros 7 livros. O prof. Lamartine tem mais de 20 anos de experiência prática e cursos no CIPES (Círculo de Pesquisa Espírita) que se iniciou na extinta FEES – Federação Espírita do Estado do Espírito Santo. Tem mais de 40 livros publicados. Veja um curto vídeo sobre essa personalidade no final da post.

Críticas:

  • O resgate das idéias de Carl Jung e Alexander Aksakov são bem intencionadas mas são muito superficiais ao ponto de mais levantar dúvidas do que esclarecimento.
  • O autor fala muito em hereditariedade e não considera os aprendizados de vidas passadas. É quase um erro para uma visão espírita.
  • Fiquei com a impressão em alguns poucos momentos de não estar acessando o que há de informação mais atualizada.
  • O livro exagera na influência dos espíritos. Nem tudo na vida é resultado de ação de espíritos, obviamente muita coisa vem de processos inconscientes internos da própria pessoa. Isso é bem comum nas obras espíritas.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

Como melhorar a minha mediunidade? – DIVALDO FRANCO
(3 minutos)

Quem foi o autor Lamartine Palhano Jr.?
(16 minutos)

  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Transe e Mediunidade