TOMAR A VIDA NAS PRÓPRIAS MÃOS

Sub-título: Como trabalhar na própria biografia o conhecimento das leis gerais do desenvolvimento humano

Durante nossa vida temos um desenvolvimento físico, anímico e espiritual. Eles acontecem simultaneamente, mas cada um de nossos corpos tem seu “tempo” de amadurecimento. Existe o momento em que um fala mais alto que outro. Existe situações e experiências que dificultam ou facilitam o amadurecimento de nossos corpos. Enfim, somos o resultado dessa combinação de forças. Em seu livro “Tomar a vida nas próprias mãos” a autora nos mostra com grande detalhe como se dá essa dinâmica nas diferentes épocas de nosso desenvolvimento (setênios), como influênciam nosso pensar, nossas relações, nossa existência.

Não é necessário que você entenda como a Antroposofia aborda essa questão dos setênios pois o assunto é muito bem explicado nos capítulos 2,3 e 4.

Gudrun Burkhard nos apresenta os ciclos comuns (espelhamentos), os eventos que se repetem, ou os que quando reprimimos em determinada fase da vida irá se revelar mais adiante anos a frente.

Com esse conhecimento partimos para um trabalho de retrospectiva de nossa vida (auto-biografia) permitindo um maior auto-conhecimento do passado, do agora e conseguir visualizar e agir sobre o futuro.

O trabalho de autobiografia como proposto no livro serviu para me situar, saber onde estou, observar os fatos que aconteceram comigo a partir de um outro ponto de vista mais positivo e saudável. Ele é diferente do trabalho de auto-conhecimento que é feito na conscienciologiaNa minha opinião, esse trabalho antroposófico apresenta o processo “natural” de evolução do ser humano, o comum. Já no trabalho de busca de missão de vida (próexis) da conscienciologia queremos acelerar o proceso. Apesar de terem raízes filosóficas incompatíveis os dois caminhos são perfeitamente complementares.

O livro é utilizado nos cursos presenciais da GudRun mas você pode ler o livro sem ter feito o curso pois ele é muito didático.

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

Conheça a autora GudRun Burkhard. Vídeo rapidinho de 3 minutos.

Esse segundo vídeo acima apresenta uma idéia geral de como funciona a biografia humana na Antroposofia. Esse vídeo não vai entrar nos detalhes que encontramos no livro. É só uma introdução de como o tema é abordado na antroposofia. São 18 minutos.

  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Tomar a vida nas próprias mãos