MOTIVAÇÃO
Recentemente um colega me falou: “Paulo, essas experiências que você me conta me lembra as histórias de Pedro Siqueira”. Não o conheço, respondi. Meu colega então puxa o celular, faz uma busca e me mostra a capa de um livro: “Leia esse livro: Todo mundo tem um anjo”. Segui a recomendação e li.
Para os que não sabem, o professor e advogado Pedro Siqueira (1971-) é figura conhecida no meio religioso católico da Renovação Carismática. Pedro organiza grupos presenciais de oração por todo Brasil. Tem presença ativa nas redes sociais. Seu canal do Youtube tem meio milhão de assinantes. Pedro Siqueira virou uma referência em angeologia (o estudo dos anjos).
O autor conta que desde pequeno tem a companhia de um anjo cujo nome não revela. Pelas descrições esse anjo é o que no Espiritismo se chama de um “guia” ou “mentor”. É um espírito de forma humana, sem asas, que ajuda e orienta o autor especialmente nas situações mais significativas de sua vida. Ainda na visão espírita, o autor seria o equivalente a um médium de clarividência e clariaudiência.
Pedro percebe seu guia, outros anjos e alguns fenômenos incomuns. Seu dom de “ver o invisível” tem uma razão de ser: Educar os fiéis quanto à realidade do mundo dos anjos e aproximar as pessoas à seus anjos.
CONTEÚDO
O livro está muito bem organizado. Os 3 primeiros capítulos servem de introdução ao assunto. A apresentação das visões místicas e experiências são acompanhadas de referências bíblicas que ajudam nas interpretações e criam um pouco de base teórica. Os capítulos seguintes tratam especificamente dos anjos da guarda.
Listo abaixo algumas principais ideias que fundamentam o conteúdo:
Ao final do livro Pedro Siqueira apresenta algumas orações de aproximação dos anjos.
Uma pequena porção das argumentações é questionável como a afirmação que os anjos atuam independente da religião das pessoas, ou sua opinião sobre anjo ter asas.
RECOMENDAÇÃO
A leitura é leve, agradável como deve ser toda obra introdutória.
Os anjos são apresentados como realidade indiscutível e a narrativa é inspiradora. Despertará o interesse do católico trazendo para o âmbito do real aquilo que provavelmente vive em suas mentes apenas como conteúdo bíblico.
Recomendo exclusivamente aos católicos. A recomendação não vai para o espírita, para o umbandista, para o conscienciólogo ou para o teosofista. Há muito pouco aqui que acrescente para estes a menos que haja o interesse específico no tema da angeologia.
De fato, meu amigo estava certo. Algumas experiências que tive são mesmo parecidas. Conheço muita gente que também passou por essas experiências. Mas essas experiências não se deram porque somos especiais mas porque como afirma o autor, todo mundo tem um anjo da guarda, e pode se aproximar dele.
Particularmente penso que o tema dos anjos nos convida a entender a estrutura da alma (corpos sutis) e como se dá o processo de formação dessas imagens em nossa mente. Se junte à nós nessa busca. Procure pelo logo do Whatsapp nessa página e acompanhe os próximos posts.
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
https://www.youtube.com/@PedroSiqueiraEscritor
A hierarquia dos anjos na visão cristã:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelologia_crist%C3%A3
Sobre Angeologia, o estudo dos anjos:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelologia
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
paulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..