THE POWER OF NUTRITION

Sub-título: How food affects consciousness

Antes adentrarmos no conteúdo do livro, quero começar com um ponto muito importante sobre essa edição que é o distanciamento do tradutor para com a Antroposofia.

O poder da nutrição: Como alimentos afetam a consciência” não é um livro escrito por Steiner. É uma seleção de 6 palestras de Rudolf Steiner traduzidas para o inglês. Steiner nunca teria escolhido um título tão apelativo comercialmente. Destoa de tudo que ele já publicou.

Esse distanciamento tem consequências e acaba refletindo no próprio texto. Por exemplo, o tradutor utiliza a palavra “ego” de forma excessiva. Steiner usou a palavra “ego”, mas não na quantidade que vemos aqui. Para o estudante, essas sutilezas nas palavras escolhidas fazem muita diferença. Li essa tradução, mas não senti confiança de que existia uma fidedignidade com o texto original e até mesmo uma conexão com a própria Antroposofia. Além disso, não houve um trabalho editorial, revisão por pessoas da área, comentários, prefácio, nem sequer uma introdução. Sendo assim, não sugiro essa tradução. Vamos ao que importa:

CONTEXTO
Steiner mencionou a palavra “alimento” ou “comida” centenas de vezes em suas milhares de palestras. Você também encontrará assuntos relacionados em seus livros de medicina e agricultura biodinâmica. Montei, ao final desta página, uma lista cronológica com 20 dessas palestras, com link para o conteúdo gratuito em inglês e indicação se existe tradução para o português. As palestras do livro “The Power of Nutrition” são as de número 1, 2, 4, 5, 8 e 9 dessa lista.

Dessas cinco palestras escolhidas pelo tradutor, a terceira tem foco maior nos efeitos do álcool e não na alimentação, como normalmente se pode esperar.

CONTEÚDO
Como de costume em suas palestras, Steiner constrói uma visão histórica da evolução do homem, das características dos corpos sutis e de como era a alimentação nessas épocas. Daí entramos na parte que mais nos interessa, que é a alimentação para o homem contemporâneo.

A alimentação correta não é meramente consumir uma quantidade de ingredientes por dia. Durante a alimentação acontece um processo que suporta nossas emoções, nossa manifestação, nossa forma de pensar. Ou seja, envolve não apenas o corpo físico, mas também o vital energético, o astral e o mental.

A intenção do palestrante não é dar uma receita pronta do tipo “coma isso ou aquilo”. Ele quer chamar nossa atenção para uma visão nutricional maior, onde os alimentos permitem regular nosso corpo para carregar as intenções e impulsos que planejamos para nós. Dito de outra forma, o corpo é como uma ferramenta que através da alimentação poderá ser ajustada para a finalidade que pretendemos.

Em resumo, a alimentação pode nos ajudar a nos tornar mestres de nós mesmos. A alimentação está relacionada com quem você escolher ser.

ANOTAÇÕES
Steiner não queria oferecer receitas prontas, mas é inevitável anotar alguns dos aprendizados que simplifico aqui:

  • Quando nos alimentamos de vegetais, temos maior possibilidade de expressão de nosso corpo astral, o que não acontece com comida de origem animal, que carrega as qualidades do astral do animal. Então, ao nos alimentarmos de comida animal, reforçamos em nós aqueles aspectos em comum entre o homem e o animal, tais como coragem, força e agressão. Apesar de a alimentação animal reforçar alguns aspectos positivos, os aspectos negativos se sobressaem. Ao comer comida animal, o homem se apega às suas características exteriores existenciais, tenderá a ter julgamentos parciais. Leva a uma mentalidade fechada e dogmática.
  • A ingestão de seres mortos reforçará uma personalidade egoísta.
  • Leite é um caso à parte, pois, apesar de ter origem animal ou humana, não carrega as influências do corpo astral do animal.
  • Um vegetariano que não aceita ideias espirituais terá problemas. Pois, como dito anteriormente, a alimentação deve corresponder ao que se quer atingir mentalmente e espiritualmente.
  • Açúcar leva ao orgulho e egoísmo.
  • Café, um estimulante mental, atua negativamente para a construção de forças próprias que sustentam a atividade mental. Em outras palavras, o café torna nossa atividade mental dependente de estímulos externos.
  • Chá gera dispersão mental, falta de foco e imprecisão de raciocínio.
  • Alimentos que exigem maior tempo de digestão podem atuar negativamente na autonomia da capacidade de pensar.
  • Proteína está relacionada com a fertilidade dos pensamentos (criatividade). Mas deve ser consumida com cautela, pois o excesso pode gerar sobrecarga de atividade mental.
  • O álcool promove uma desconexão de nós mesmos, como que uma pausa em nós e nesse interim simula um outro ego. A completa suspensão do consumo de álcool atrai as melhores forças do verdadeiro eu.
  • Similar aos ensinamentos da medicina chinesa, Steiner dirá que vegetais cozidos são substâncias mortas e se igualam aos minerais.
  • Excesso de alimentos com fósforo repercute no agir causando ansiedade, preocupação, aflição e, em certos casos extremos e em certas pessoas, favorece a fúria e o surto. Adivinha onde encontramos quantidade de fósforo? Nos alimentos de origem animal.

À medida que eu lia essas coisas, chegava à conclusão do óbvio, era o que dizia vovó: quanto mais alimentos crus ingerimos, melhor é. Mas essa minha conclusão estava parcialmente errada. Para minha surpresa, Steiner dirá que o futuro da alimentação será os alimentos processados, produzidos em laboratório, fruto da atividade pensante humana. Pois é, Steiner nunca fica no lugar comum. A justificativa está relacionada com a evolução humana que mencionei no início do meu post.

RECOMENDAÇÃO
O ponto de partida aqui é que tudo que acontece no mundo físico são processos que refletem processos espirituais, até mesmo a digestão. Essa crença é requisito para leitura dito pelo próprio Steiner: só deve ler este livro quem acredita que os efeitos causados a partir do mundo espiritual são muito maiores que aqueles causados pelo mundo físico.

As orientações alimentares nessas palestra são voltadas para uma pessoa adulta. As orientações para crianças encontramos num outro livro, que comentarei em outra ocasião.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

 

GA

DATA

LINK PARA VERSÃO GRATUITA ONLINE

DISPONÍVEL EM PORTUGUÊS

1

GA93a – The Foundations of Esotericism

4/11/1905

Palestra: Lecture XXX (clique para versão online)

 

2

GA96– Original Impulses for the Science of the Spirit

22/10/1906

Palestra: Matters of Nutrition and Methods of Healing (clique para versão online)

 

3

GA57Onde e como se encontra o espírito?

17/12/1908

Palestra: Questions of Nutrition in the Light of Spiritual Science. (clique para versão online)

 

Sim

4

GA 68d – Human Circulation through the Worlds of Sensation, Soul, and Spirit

8/1/1909

Palestra: Problems of Nutrition (clique para versão online)

 

5

GA 96 – Original Impulses fo the Science of the Spirit

22/10/1906

Palestra: Matters of Nutrition and Methods of Healing (clique para versão online)

 

 

6

GA 145 – The Effect of Occult Development Upon the Self and the Sheaths of Man

20/3/1913

21/3/1913

Palestra: Lecture I (clique para versão online)

Palestra: Lecture II (clique para versão online)

 

7

GA 312 – Spiritual Science and Medicine

30/3/1920

Palestra: Lecture X (clique para versão online)

 

Sim

8

GA 347 – From Crystals to Crocodiles

16/9/1922

Palestra: The processes of digestion in physical as well as soul-spritual terms (clique para versão online)

 

 

9

GA 348 – Health and Illness (Volume II)

8/1/1923

13/1/1923

Palestra: The Effects of Alcohol on Man (clique para versão online)

 

Palestra: The Effect of Nicotine—Vegetarian and Meat Diets—On Taking Absinthe—Twin Births (clique para versão online)

 

10

GA 300 – Faculty Meetings with Rudolf Steiner

6/2/1923

Palestra: Forty-Sixth Meeting (clique para versão online)

 

Sim

11

GA 350 – From Mammoths to Mediums.

22/9/1923

Palestra: Role of protein, fats, carbohydrates and salts in nutrition. Effects of potato diet. Opponents of anthroposophy (clique para versão online)

 

Palestra: On Nutrition (clique para versão online)

 

12

GA351 – Cosmic Workings In Earth and Man

27/10/1923

Palestra: Effects of Substances in the Cosmos and in the Human Body (clique para versão online)

 

13

GA230 – Man as Symphony of the Creative Word

9/11/1923

10/11/1923

Palestra: Lecture X (clique para versão online)

 

Palestra: Lecture XI (clique para versão online)

 

14

GA352 – Elephants to Einstein

23/01/1924

Palestra:Nutrition (clique para versão online)

 

 

15

GA354 – The Evolution of the Earth and Man and The Influence of the Stars. Também disponível como “Nutrition and Health”

31/07/1924 2/8/1924

Palestra: Lecture I (clique para versão online)

Palestra: Lecture II (clique para versão online)

 

Palestra: Lecture VI (clique para versão online)

 

16

GA27Elementos fundamentais para uma ampliação da arte de curar.

1925

Palestra: Fundamentals of Therapy – The Function of Protein in the Human Body, and Albuminuria (clique para versão online)

 

Sim

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

A educação prática do pensamento

Exercícios para se aprender a pensar com base na realidade.

Ir ao post

Os Limites do Conhecimento Científico

Em 8 palestras Steiner fala de temas como intuição, imaginação e razão....

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO

paulo@meditecomigo.org

Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

The Power of Nutrition