SAMKHYA DARSHAN

Sub-título: Yogic perspective on Theories of Realism

O AUTOR
Esse é mais um livro da Bihar School of Yoga, uma das escolas de yoga de grande reputação na Índia. A Bihar School of Yoga foi fundada em 1963 pelo renomado Satyananda (1923–2009) e hoje em dia é liderada pelo autor do livro, Niranjanananda, nascido em 1960 e ainda vivo. Com isso quero dizer que este não é um livro de autor lobo solitário ou acadêmico, mas de um praticante e representante de uma linhagem de yoguis.

É um livro de 2008. Anos antes, o mestre Satyananda já havia publicado seu livro sobre o Yoga Sutras de Patanjali. Agora, com esse livro, o discípulo Niranjanananda dá uma continuidade nesse trabalho. Particularmente, acho que o leitor deveria primeiro se inteirar de Samkhya e somente depois se enveredar nos Yoga Sutras. Faz grande diferença.

O QUE É SAMKHYA
Vemos no título do livro duas palavras: Samkhya Darshan. Samkhya significa o saber correto, harmonioso. Darshan é visão, e também enumeração. Enumeração dos 25 estágios evolutivos.

Essa filosofia foi formulada por um indiano chamado Kapila Muni 6 ou 7 séculos antes de Cristo. Kapila Muni colocou no papel o conhecimento que circulava em sua época. Samkhya surge dos Vedas, os mais antigos escritos indianos, e se mistura na raiz das tradições e cultura indiana.

ORGANIZAÇÃO
O texto Samkhya original está em sânscrito e vem sendo traduzido em sua maioria por reliogosos. Mas este livro é diferente, ele é livre de dogmas religiosos.

A quase totalidade do livro (90 páginas) é dedicada aos principais conceitos de Samkhya. Os capítulos comentam trechos selecionados pelo autor. Somente ao final é que temos o Shamkhya Karika propriamente dito com suas 72 frases (aforismos) traduzidas uma a uma do sânscrito para o inglês, tomando 24 páginas do livro.

Esse é um livro introdutório e reduzido sobre Samkhya. Existem versões mais tradicionais completas com outros aforismos que aqui só foram tratados superficialmente. Mas para mim está de ótimo tamanho para uma introdução!

CONTEÚDO DO LIVRO
A medida que o livro avança nos conceitos vai aos mesmo tempo destrinchando as muitas diferenças entre Samkhya, Vedanta, Yoga e Budismo. Quero destacar algumas diferenças entre Samkya e Yoga:

  • Samkhya não fala de samadhi, nem de estágios meditativos, nem de posições físicas. Isso você encontrará no Yoga.
  • Samkhya não tem um passo a passo para você seguir. Isso você encontrará no Yoga Sutras.
  • Samkhya é a teoria. Yoga é a ferramenta.
  • Samkhya é o mapa. Os diversos tipos de Yoga são os diferentes caminhos de busca.

Samkhya é base de algumas linhas de Yoga. É base do Yoga Sutras. Está entre as correntes de pensamento que dão base para o surgimento do Budismo.

Samkya, ou Samkhya, é um pensamento sistemático que resulta de um conhecimento espiritual prático. Ou seja, não é especulativo. A maior parte de seus postulados é baseada em observação por pessoas que atingem diferentes níveis de desenvolvimento.

Quero listar aqui alguns desses postulados:

  • Seu principal postulado é que a realidade surge ou pode ser entendida em termos de Purusha (a consciência observadora) e Prakriti (a causa primeira com suas 3 gunas: Rajas, Tamas e Sattva). As 3 gunas podem ser descritas de diversas formas. As gunas são qualidades das coisas, e podem ser observadas em tudo.
  • Uma vez que tudo nasce do encontro de Purusha e Prakriti, tudo terá simultaneamente algum nível de substância e algum nível de consciência.
  • Os 25 estágios de evolução. Evolução aqui é diferente da evolução de Darwin, do Espiritismo ou da Conscienciologia. Os 25 estágios são as possibilidades de formação dos elementos constituintes da consciência e da matéria.
  • A consciência não nasce da matéria.
  • Um outro postulado que merece especial atenção é a teoria de causa e efeito. Samkhya demonstra que o efeito existe já na causa pois na natureza as coisas não surgem do nada. Em outras palavras, o efeito guarda características da causa que o originou. Não há causa e efeito como coisas separadas. Diz também que esse processo de causa efeito só entra em ação via um catalizador. Para alguns efeitos o catalizador é a própria consciência.
  • A constituição humana tem 3 corpos: físico, consciência pura e um corpo sutil diferente de como se concebe no Espiritismo e na Conscienciologia. O autor não nega a existência de um psicossoma. E permite considerá-lo como parte integrante do corpo físico.

PARA QUÊ SERVE TUDO ISSO?
O estudo de Samkhya prepara a mente para entender a realidade de uma outra forma diferente de como estamos habituados. Essa nova forma nos permite entender a nós mesmos seja em vigília ou estados alterados de consciência. 

O estudo de Samkhya nos ajuda a interpretar o Yoga Sutras, leitura obrigatória quando o tema é meditação.

RECOMENDAÇÃO
Apesar de tentar seguir um pensamento lógico, há algumas falhas no texto. Algumas demonstrações são questionáveis tal como quando o autor aborda a questão da pluralidade de Purusha.

Gostei bastante do livro. Gostei do mecanismo do renascimento e do carma. Gostei do postulado de causa e efeito. Para mim, foi um livro de muitas respostas. Recomendo com ressalvas.

Primeira ressalva: se o leitor não medita a sério, ou não tem nenhum grau de parapsiquismo, ou nunca teve experiências de ampliação da mente não vai entender a importância desse livro.

Segunda ressalva: infelizmente essa é mais uma escola com algum professor acusado de abuso sexual. É uma pena. Esses casos não justificam jogarmos fora os ensinamentos milenares pois a Samkhya não foi inventada por essa escola ou pelos seus professores. Temos que separar a religião do religioso.

O livro está em inglês.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

  • Bihar School of Yoga

    https://www.biharyoga.net/

  • Wikipedia sobre Kapila Muni

    https://en.wikipedia.org/wiki/Kapila

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

Introduction to Sankhya Philosophy
(23 minutos)

Samkhya explicado em português.
(14 minutos)

O Sistema Samkhya e o Surgimento do Cosmos. Em português. (30 minutos)

Samkhya em 2 minutos. Vídeo em inglês.

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Yôga, Sámkhya e Tantra

Livro que explica a relação entre essas 3 filosofias. E porquê não...

Ir ao post

Swara Yoga

A relação energia, consciência e respiração. Teoria e prática sem misticismo.

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Samkhya Darshan