NO RUMO DO MUNDO DE REGENERAÇÃO

Antes de iniciar nosso resumo, seria importante esclarecer alguns pontos a respeito do livro, alinhando expectativas:

1. A literatura espírita, na maioria de suas obras, tem a característica de evocar Deus constantemente e sobrevalorizar a figura de Jesus. Isso é algo comum no texto espírita, por ter sido uma doutrina lapidada à moda cristã;

2. Apesar do conteúdo ter sido repassado de um espírito para um médium, é interessante notar claramente a redação e nuances de Divaldo ao longo de todo o texto. Na forma de se expressar, escolha das palavras e no linguajar. Isso é bem comum em trabalhos mediúnicos onde não existe uma mensagem 100% espiritual. O médium sempre deixa sua marca anímica;

3. O livro fala sobre nossos tempos de pandemia e sutilmente faz alguns apontamentos políticos, onde é possível notar o cuidado dos autores em tentar compor um texto “isento” de ideologia.

O conteúdo são relatos do espírito Manoel Philomeno de Miranda, espírita baiano, tendo vivido encarnado na virada dos séculos 19 para o 20. Após o desencarne, a especialidade de Philomeno passou a ser as atividades de desobsessão. Este relato é dividido em fases: se inicia numa reunião de espíritos benevolentes no plano astral, com o objetivo de formar equipes de socorro e atendimento aos encarnados e recém desencarnados.

Após a descrição dos momentos de preparo e reuniões, a equipe socorrista passa a trabalhar em hospitais do plano físico e o autor relata o cenário de caos vivido no ápice da pandemia, onde os hospitais estavam superlotados, médicos sem o conhecimento de como tratar o COVID-19 e a vacina ainda não disponível. No entanto, a equipe tentava de todas as formas ajudar no atendimento dos pacientes, protegendo energeticamente os ambulatórios e promovendo passes curativos nos enfermos. Neste momento faço aqui uma crítica sobre a questão política: o autor menciona que os políticos não souberam lidar com a pandemia, entrando em confusão constante devido a opiniões contrárias e um joguete de poder que todos já conhecemos. Philomeno menciona também que o “tratamento” inicial dado aos pacientes não surtiu efeito e gerou efeitos colaterais letais, outro ponto que divide opiniões médicas e políticas. No entanto, achei esta passagem muito isenta e que poderia ter melhor colaborado com fatos e verdades sob o ponto de vista de quem vê a situação de fora: os próprios espíritos socorristas do astral, assessorados inclusive por médicos e curadores na equipe.

O relato segue através de casos de pessoas que desencarnaram na UTI, bem como de outros que ganharam a moratória existencial e saíram vitoriosos da batalha contra o vírus.

Em seu último bloco, já da metade para o final, o livro entra numa fase de relatos de desobsessão onde a equipe socorrista ajuda os médiuns e funcionários de um centro espírita. Nestes relatos, são apontados alguns casos de obsessão envolvendo espíritos antigos afins aos encarnados. A descrição técnica das sessões é bastante interessante e julgo ser um ponto alto do livro.

Nos momentos de descanso dos trabalhos, o autor faz pausas para reflexões a respeito do momento em que vivemos como encarnados e desencarnados, e associa a pandemia à uma fase de transição energética e moral da humanidade Terra. No entanto, e até mesmo pelo título do livro, achei o material pouco informativo neste aspecto, focando mais nas questões de ajuda e desobsessão inerentes aos times de socorro do plano astral. Achei que faltou um pouco de recheio e firmeza no que deveria ser o tema foco do livro: o que está acontecendo e o que deveríamos esperar deste período.

Todavia, o autor se utiliza de um dos capítulos para descrever um processo de remoção de uma cidade trevosa do umbral. Apesar de o autor não descrever precisamente como se dá o processo, o leitor pode compreender que está havendo sim, na visão de Philomeno, uma atividade constante de limpeza do astral grosso. Inclusive, o autor menciona que estas remoções são feitas com a ajuda de tecnologia das esferas superiores.

Por fim, podemos dizer que se trata de um bom material para entender o processo ocorrido nos últimos dois anos, através das lentes de uma pessoa que trabalha na linha de frente do socorro aos encarnados e moradores do umbral. O conteúdo, em contrapartida, não faz jus ao título, pois talvez o leitor espere que sejam revelados fatos e rumos da transição em si, e o que se encontra são relatos do COVID-19 em ação, bem como os relatos já bem conhecidos dos trabalhos nos centros espíritas. Achei que faltou algo mais surpreendente ou novo. Algo que justificasse o propósito de se escrever sobre regeneração e transição planetária.

 

A QUEM SE DESTINA?

Livro para todos os níveis. Descreve um retrato da situação pandêmica atual e como os espíritos benfeitores fazem para nos ajudar. Um pouco de conhecimento espírita ou espiritualista ajuda na leitura, apesar de não ser mandatório.

 

PEDRO NUNES NETO

pedro@meditecomigo.org

Pedro tem background em tecnologia da informação e é bacharel em fotografia. É astrônomo amador, amante da natureza e aprendiz eterno da espiritualidade. Universalista convicto, é leitor de temas como física quântica, doutrinas orientais, Conscienciologia, ocultismo, cosmogonia, ufologia e meditação.
Clique aqui para ver todos os posts de Pedro.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

No Rumo do Mundo de Regeneração