Reverse Ritual

Sub-título: Spiritual knowledge is true communion

Em um culto ou ritual, através de orações e invocações, tenta-se atrair anjos e seres elevados para que estes desçam do plano que estão e fiquem ali presentes naquele momento. É assim que acontece em várias religiões, escolas espiritualistas e práticas esotéricas por todo o mundo.

O Ritual Reverso é uma adequação da prática ritualística para o momento atual que vivemos. No Ritual Reverso há uma reversão no sentido do deslocamento dos atores. Nele, o homem sai da posição estática de mero “invocador” e é convidado a ter papel ativo elevando sua alma aos planos supersensíveis de forma a facilitar esse contato com os anjos. Em outras palavras, não é o anjo que vem à nós através de invocações. É o homem quem vai ao seu encontro.

São muitas as implicações do ritual reverso e é disso que trata o livro. O que tem nesse livro não é pouco. Eu achei fantástico mas mesmo assim preciso te contar alguns detalhes antes de você resolver investir dinheiro na sua aquisição.

CONTEÚDO
O racional por trás é construído utilizando 3 linhas argumentativas.

Na primeira delas, o autor Rudolf Steiner (1861-1925) lança o olhar para a história a fim de entender a evolução do homem. Ele quer mostrar que nem tudo que cabia no passado já não cabe mais em nossa época. Steiner nos fala então sobre essa consciência humana de épocas passadas. Esse homem da antiguidade não distinguia os deuses externos do que acontecia em seu interior. A estrutura dos cultos realizados nessas épocas suportava esse tipo de consciência. A chegada de Cristo acontece em um momento de mudança de consciência do ser humano. Agora o homem já não precisa mais se entender olhando para a natureza externa e pode direcionar o olhar para seu interior. O leitor poderá duvidar dessa leitura histórica mas, apesar de eu não ser um profundo conhecedor, encontro paridade dessas ideias de Steiner com de outros pensadores como em Santo Agostinho que afirmava que antes de Cristo as leis eram externas e com Cristo as leis passam a ser da alma, do coração.

A segunda estrutura utilizada por Steiner é a observação de polaridades a começar com as da terra como verão e o inverno; hemisfério norte e o hemisfério sul. No ser humano também temos polaridades. Em um polo temos os corpos físico e etérico; no outro polo os corpos astral e mental. Steiner chama atenção que os polos humanos trabalham em ciclos diferentes dos da terra. É olhando para as interações entre essas polaridades que Steiner trará as características que sustentam os rituais e cultos de hoje. Nesse caso não consigo me recordar de outro autor com pensamento semelhante. O tratamento dado nesse livro sobre dualidade é radicalmente diferente dos “mesmismos” que vemos por aí.

E por último, a construção argumentativa se dá através das relações com a terra (o pão) e nossas energias de corpo etérico (o vinho). Das relações do corpo físico com os planetas e do corpo etérico (energossoma) com os movimentos dos planetas.

Em resumo, o homem pode ter um outro olhar para si. Esse olhar para o interior que o homem de nossa época pode fazer não é um pensar sobre si intelectualmente como se faz na psicologia. Steiner nos fala de um “entendimento artístico” de si que se dá em 3 passos. O primeiro é um olhar neutro para o mundo externo, incondicionado, semelhante ao que propõe os orientais e os gregos e bem comentado aqui em vários outros posts do Medite Comigo. O segundo passo é direcionar esse olhar para nosso eu, para nosso interior. O terceiro passo e aí já não posso mais fazer comparativos com outras práticas, é direcionar esse olhar ao cosmos. Essa é a capacidade da consciência do homem hoje.

Mas essa capacidade é uma possibilidade e precisa ser desenvolvida. É aí que entra o Ritual Reverso pois ele requer a transformação do homem como condição, enquanto que nos rituais comuns a transformação do indivíduo é uma eventual consequência se bem sucedido.

ESTRUTURA DO LIVRO
As palestras de Steiner são apenas a parte 1 e 3. As demais partes são comentários de diferentes autores dos quais destaco dois deles:

  1. Friedrich Benesch (1907-1991) faz uma análise das palestras de Steiner e tráz interpretações que passariam desapercebidas pelo leitor como por exemplo a estrutura de um ritual: Revelação, Oferenda, Transubstanciação e Comunhão. Infelizmente Benesch não tem rigor no uso das palavras e isso poderá levar o leitor à conclusões erradas. São temas tratados: cristo, amor, livre pensar e ritualística cristã.
  2. Athys Floride (1924-2004) escreve sobre encontros humanos e carma. Ele descreve os estágios que se desenvolvem no encontro entre pessoas. É excelente.

IDEIAS DE DESTAQUE:
De tantas ideias que temos nesse livro, destaco duas: 

  • Esse olhar para si integral e espiritual é o que dá a base para formação de comunidades sólidas, tema bastante presente no livro. Além do ritual reverso o componente fraternidade é abordado. Nessa época, em 1905, Steiner ainda não tinha chegado na trimembração social como seria mais comum ver.
  • Uma das condições para o ritual reverso é a forma que interagimos com os outros. As conversas devem suscitar a vida espiritual. Devem promover trocas e encontros nos múltiplos planos sutis. É no encontro que podemos formar uma condição a receber as graças e as bençãos de seres dispostos a nos ajudar. Não posso me estender aqui. Deixo um material sobre “Conversação Goethiana” para download no final dessa página.

RECOMENDAÇÃO
É um livro Cristão. Se você não admite um Cristo de ação planetária vivo, se crê apenas naquele Jesus histórico talvez não goste da leitura.

A palestra de 30 de Dezembro de 1922, capítulo IV, deveria ser leitura obrigatória por todos que se aproximam da Antroposofia pois o brasileiro tem uma grande paixão por religião e forte tendência sincrética.

Para finalizar, é preciso dizer que as palestras de Steiner nesse livro não são complexas mas tomam um tempo de digestão. Elas nos dão a impressão de estarmos entrando em uma atmosfera bem característica e a cada página vamos descortinando algumas camadas da realidade. Já os textos de Friedrich exigem muita vontade pois não captam a atenção do leitor como faz Steiner.

DOWNLOADS:

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Os seis exercícios complementares e o coração etérico

Os exercícios essenciais para desenvolvimento das qualidades potenciais de nosso coração.

Ir ao post

Iniciação e realização espiritual

Como avaliar se um ritual de iniciação é verdadeiro. Os elementos da...

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO

paulo@meditecomigo.org

Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Reverse Ritual