QUAL É A TUA OBRA?

Sub-título: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética

Algumas áreas que me interessam no caminho espiritual é o da filosofia, do propósito de vida e sua relação com o mundo corporativo. O livro “Qual é a tua obra?” de Mário Sérgio Cortella se encaixa perfeitamente nesses três temas e não resisti lê-lo.

A idéia central é a realização do sentido da vida pela via do trabalho. Cortella desenvolve a ideia abordando temas habituais do mundo empresarial como ética, moral, sinceridade, ambição, arrogância, motivação de equipes, liderança e gestão.

Diferentemente de seus colegas de prateleira, “Qual é a tua obra?” é um livro de filosofia leve. De fácil leitura. É como se estivéssemos batendo papo com o Cortella. A falta do rigor argumentativo, as letras grandes e espaçadas, tudo isso contribui para a fluidez da leitura.

O livro foi estruturado em capítulos independentes como uma coleção de posts de um blog. Esse formato talvez tenha sido escolhido exatamente para quebrar a formalidade e atingir um público mais amplo. Inevitavelmente, quando se fala para o público em geral corre-se o risco de ficar na superficialidade. Sendo assim, não espere encontrar profundidade de um bate papo rápido e informal.

Ainda sobre a forma, é preciso dizer que o autor segue o velho padrão argumentativo dos filósofos onde primeiro elucidam a etimologia (origem) das palavras, depois citam religiões e comentários de diversos filósofos. Nada mais sem graça e monótono. Cortella faz isso. Contudo, não comete o erro de ficar em cima do muro e deixa bem claro sua opinião pessoal. Compartilha suas experiências profissionais como consultor de empresas e na Secretaria da Educação de São Paulo, período que conviveu com o educador Paulo Freire. E é assim que o livro sai do batidão e ganha vida própria, originalidade.

Tudo isso o torna um livro “filosoficamente despretensioso” num sucesso absoluto de vendas. Já está em sua 25a edição.

Não é um livro essencial, mas admito que tive alguns bons insights ao lê-lo.

Recomendo exclusivamente para os que estão dentro do mundo corporativo.
Se você está fora do mundo empresarial não leia, não será sua praia.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

No vídeo acima (que não se encontra no canal do Cortella) temos uma palestra em que o autor fala do tema “Qual é a Tua Obra?“. A palestra é uma defesa de que podemos realizar um trabalho com um sentido maior de vida. 
A palestra acima serve como motivação e seu conteúdo não substitui o livro.

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

No posts found!

  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Qual é a tua obra?