PERISPÍRITO

Sub-título: A origem das espécies nas Américas

Fazia tempo eu que namorava esse livro. Na época queria focar nas práticas e a teoria não importava tanto. Somente agora decidi olhar para alguns assuntos em detalhe e precisei comprá-lo pois é uma referência.

O termo perispírito foi usado por Kardec pela primeira vez em 1857 no seu livro “O livro dos espíritos”. De lá prá cá, muita gente dentro e fora do espiritismo desenvolveu e escreveu sobre o assunto. O autor Zalmiro Zimmermann faz uma grande compilação de tudo que existe até hoje. Zalmiro é brasileiro. O livro não é uma tradução.

Ele aborda com detalhes os corpos sutis: alma, mentalsoma, duplo etérico. Com uma abordagem não tão religiosa apresenta as propriedades do perispírito. No final do livro, apresenta assuntos mais recentes tais como aborto, cremação e congelamento.

Veja nas fotos acima o sumário com os assuntos abordados no livro.
Contudo, quero destacar três capítulos:

1 – Primeiro, o capítulo sobre evolução. Apresenta a evolução humana na forma tradicional mas adiciona outras linhas de estudiosos que consideram o espírito e a consciência dentro desse conceito de evolução.

2 – Segundo, o capítulo sobre obsessão. Esse é um assunto em que os espíritas tem bastante experiência e podem falar com autoridade. O autor vai apresentar as etapas de uma obsessão sem perder o foco das repercussões no perispírito. Veja o vídeo abaixo, tem gente que não gostou da falta de rigor no uso dos termos.

3- E por último, o capítulo da desencarnação onde conta com detalhes sobre a separação do perispírito do corpo físico. O momento do descarte do corpo energético.

O livro não vai falar sobre chacras, passes, cristo, evangélio, lições de moral, assistência, leis do universo, incorporação, ou desenvolvimento da mediunidade.

Pontos contra o livro:

  • Em algumas poucas partes do livro o autor fala de quântica. É uma tentativa frustrada de se buscar cienticificidade para o assunto. Desnecessário.
  • O autor às vezes desvia do assunto principal do livro que é o perispírito. E isso é ruim para quem quer apenas informação sobre o perispírito, mas é bom para quem está iniciando e precisa informação geral introdutória.

É um livro obrigatório não só para espíritas mas para todos que estão no caminho querendo entender o funcionamento de tudo isso.

Com linguagem fácil, não necessita de conhecimento prévio sobre espiritismo.

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

Um vídeo com comentários de um leitor que não gostou do livro. Concordo com suas opiniões, mas mesmo assim não compromete o livro como um todo. Se você vai comprar o livro assista antes esse vídeo para já saber os deslizes cometidos pelo autor.

  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Perispírito