Acima uma introdução ao Sutra do Buddha da Medicina, com Henrique Pires (6 minutos). E abaixo o mantra realizado de 2 formas.
Comprei esse livro em 2019 quando fui visitar o templo Zulai em SP. O templo Zulai me teletransportou direto para os lugares que conheci na China. Recomendo que se você tiver uma oportunidade visite o templo. Visite antes seu site (https://www.templozulai.org.br/) e consulte a agenda de cursos e eventos. Assim você aproveita mais.
Antes de sair de lá, passamos por um refeitório e por uma pequena loja com lembranças, amuletos, insenso e uma estante de livros com publicações próprias. O assunto saúde me interessa e apesar de não ser um budista nessa encarnação, comprei esse livro.
O templo Zulai é um lugar harmônico, agradável, bonito assim como tudo mais que esses mestres budistas realizam. O livro Sutra da Medicina é feito o templo. Seu conteúdo, a apresentação, o tom de todo o texto, a construção das idéias, as explicações, a apresentação gráfica. Tudo em equilíbrio.
O nome original do livro é bem longo: O SUTRA DAS MERITÓRIAS VIRTUDES E DOS VOTOS ORIGINAIS DO BUDA DA MEDICINA DA RADIÂNCIA DO PURO CRISTAL.
Vou explicar:
O sutra em sim, o original foi escrito em sânscrito e traduzido para o chinês no século VII. Existem outras traduções de outros mestres. A minha escolha pela versão de Hsing Yun foi por conveniência. Estava passando e comprei.
Importante que se deixe claro, o livro não é o Sutra. O livro está organizado em duas partes.
A primeira parte é o Sutra com os comentários do mestre. Na segunda parte coloca-se o sutra de lado e mestre HSing Yun vai tratar do budismo e sua teoria médica.
PRIMEIRA PARTE: O SUTRA
Uma explicação do sutra está no primeiro vídeo no final dessa página.
O sutra em si pode ser encontrado na internet. É composto por doze votos e diálogos. Cada voto toma cerca de um parágrafo. E não cabe aqui colocá-los. No texto há uma sugestão de ética, de uma forma de se viver de forma a se remover os obstáculos cármicos.
Diz o livro que “todas as enfermidades e sofrimentos podem ser extirpados pela recitação do mantra do Buda da Medicina“. O mantra cantado pode ser escutado também no final dessa página.
O livro é uma mistura de ensinamento mental, com o desenvolvimento de suas próprias capacidades e uma promessa de benefícios e o preço a se pagar quando não se segue o caminho proposto.
O livro faz muitas promessas. Se você praticar por tanto tempo, ou se seguir o caminho o Buda lhe garantirá determinados benefícios em vida. Além disso há os ganhos no pós-morte com seres sencientes lhe aguardando. E se tudo certo, você poderá ser encaminhado à Terra Pura. Não há garantias. Depende do resultado do julgamento. Sim, há um Rei com sua “ficha corrida” responsável pelo julgamento quando você morrer.
Além dos bodisativas e outros elevados, nesse livro você vai ouvir falar dos espíritos maléficos que residem na natureza, escalas de mundos extra-físicos, dietas, o tempo necessário de prática… Para alguns o livro vai soar de certa forma fantasiosa, mas não duvido que seja próximo disso que está narrado lá.
O livro exige exclusividade, é condição contratual. Não admite que se pratique caminhos de outra fé. Ou você se entrega ao Buda da Medicina com fé íntima verdadeira, ou esqueça. E reconhece que quem ainda não atingiu os dez estágios de evolução do bodistava não será capaz de compreender “a verdadeira natureza” das práticas sugeridas. Apesar disso, as recomendações de conduta são compatíveis com todas as religiões ou ética que existe por aí. Logo, mesmo que você não seja agraciado pelo Buda vai ter uma vida melhor pelo próprio valor da ação em si. Eu mesmo, não vou praticar o mantra e as preces do Buda da Medicina. Mas na minha pesquisa sobre os valores essenciais, sobre a conduta adequada, o livro agregou bastante e voltarei a consultá-lo.
SEGUNDA PARTE: BUDISMO, MEDICINA E SAÚDE
Essa segunda parte é uma introdução, uma pincelada como os budistas enxergam a medicina. Tratam desde o ponto de vista da “verdadeira saúde” que são corpo e mente integrados como uma coisa só.
Há muita semelhança com a medicina tradicional chinesa, mas outros pontos são adicionados como a prática do Darma. O Darma constitiu o medicamento perfeito para uma mente aflita, assim como para um corpo doente. Também é adicionado práticas espirituais, arrependimento e boas ações. E nos ensina sobre presença dos três venenos: cobiça, raiva e ignorância.
Para o budismo, nesse livro, na visão do mestre HSing Yun, o corpo é formado por 4 elementos: terra, água, fogo e ar. Cada um dos quatro elementos pode causar 101 doenças, totalizando então 404 doenças possíveis. O elemento terra está relacionado com o corpo pesado, rígido e doloroso como a artrite. O elemento água, relacionado com diarréia, dores de estômago e digestão. O fogo com febre, constipação e dificuldade de urinar. O Ar com dificuldades respiratórias e vômitos.
O livro abre referência para leituras que pretendo fazer futuramente. Coloco aqui as que me despertaram mais interesse para aprofundamento:
O livro termina com duas páginas sobre a contribuição dos monges para a medicina.
A QUEM SE DESTINA
É um livro fácil de ser lido. Que apesar de usar termos do budismo contém um glossário que facilita bastante o entendimento. Não é necessário saber de budismo, porém, se você não tem idéia básica do que é o budismo não recomendo a leitura. Seu conteúdo está muito relacionado com a prática de meditação chan (zen). Aos praticantes do zen, então fica a recomendação.
Não encontrará no livro os rituais, e soluções para uma doença específica.
Não é um livro de prescrição, receitas ou formas alternativas de diagnóstico ou tratamento. É sobretudo um livro de orientação espiritual. Quem está buscando soluções para saúde como homeopatia, passes energéticos, cristais ou entender mais a fundo a medicina tradicional chinesa esse não é o livro para você.
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Acima uma introdução ao Sutra do Buddha da Medicina, com Henrique Pires (6 minutos). E abaixo o mantra realizado de 2 formas.
paulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..