Muito do que se sabe sobre os corpos sutis veio dos ensinamentos antigos de milhares de anos. De lá pra cá, o homem mudou. Os corpos sutis e suas inter-relações também mudaram.
A mudança nesses corpos vem sendo notada e documentada desde o início do século XIX.
São exemplos dessas mudanças: a puberdade psíquica tem se atrasado. A infância fisiológica se encurtou. E o corpo astral (psicossoma) tem ganho maior liberdade (autonomia, força) com relação aos outros corpos mais cedo.
Esse é um dos temas do livro “O nascimento do corpo astral“. Outros temas abordados são: o desenvolvimento dos corpos sutis, suas relações e suas repercussões psíquicas nas diferentes fases do crescimento.
O livro é uma coletânea de artigos de profissionais diversos que foram traduzidos para o português. Apenas os dois últimos capítulos são de autoria de Rudolf Steiner.
O primeiro capítulo do livro se baseia numa seleção de trechos de diferentes obras de Rudolf Steiner em especial a constituição do corpo astral na idade juvenil.
O segundo capítulo, trata dessas mudanças durante a adolescência.
E o terceiro capítulo trata da juventude.
O penúltimo capítulo, de Steiner, trata do jovem e do momento de transição pelo qual passa a humanidade.
É um livro pequeno em dimensões. Mas assim como muitos livros da Antroposofia, esse daqui também requer muita atenção e disposição para ler. Quem já está acostumado com livros de Steiner e com o tipo de escrita da Antroposofia não se surpreenderá. Mas os que não a conhecem pensará erroneamente ser esse um livro teórico que beira o misticismo.
O livro requer que o leitor saiba de antemão a estrutura dos corpos sutis de Steiner e os conceitos dos diferentes membros e sistemas constitutivos do ser humano. Que conheça a teoria dos setênios (períodos de mudanças de 7 em 7 anos que caracterizam etapas do nosso desenvolvimento).
Não é um livro introdutório. É um livro complementar a outros livros que tratam dos setênios.
É também um alerta para toda escola de sabedoria ou prática terapêutica que se baseia em corpos sutis. Se os corpos sutis mudam, o conhecimento provavelmente terá que se atualizar.
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
Noções Básicas da Antroposofia
Para uma introdução nesses temas da Antroposofia leia “Noções Básicas da Antroposofia” de Rudolf Lanz, disponível impresso ou online no link abaixo.
http://www.sab.org.br/edit/nocoes/
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Livro referência dentro do trabalho auto-biográfico. Veja nossos comentários e o vídeo...
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..