O NASCIMENTO DO CORPO ASTRAL

Muito do que se sabe sobre os corpos sutis veio dos ensinamentos antigos de milhares de anos. De lá pra cá, o homem mudou. Os corpos sutis e suas inter-relações também mudaram.

A mudança nesses corpos vem sendo notada e documentada desde o início do século XIX.
São exemplos dessas mudanças: a puberdade psíquica tem se atrasado. A infância fisiológica se encurtou. E o corpo astral (psicossoma) tem ganho maior liberdade (autonomia, força) com relação aos outros corpos mais cedo.

Esse é um dos temas do livro “O nascimento do corpo astral“. Outros temas abordados são: o desenvolvimento dos corpos sutis, suas relações e suas repercussões psíquicas nas diferentes fases do crescimento.

O livro é uma coletânea de artigos de profissionais diversos que foram traduzidos para o português. Apenas os dois últimos capítulos são de autoria de Rudolf Steiner.

O primeiro capítulo do livro se baseia numa seleção de trechos de diferentes obras de Rudolf Steiner em especial a constituição do corpo astral na idade juvenil.
O segundo capítulo, trata dessas mudanças durante a adolescência.
E o terceiro capítulo trata da juventude.
O penúltimo capítulo, de Steiner, trata do jovem e do momento de transição pelo qual passa a humanidade.

É um livro pequeno em dimensões. Mas assim como muitos livros da Antroposofia, esse daqui também requer muita atenção e disposição para ler. Quem já está acostumado com livros de Steiner e com o tipo de escrita da Antroposofia não se surpreenderá. Mas os que não a conhecem pensará erroneamente ser esse um livro teórico que beira o misticismo.

O livro requer que o leitor saiba de antemão a estrutura dos corpos sutis de Steiner e os conceitos dos diferentes membros e sistemas constitutivos do ser humano. Que conheça a teoria dos setênios (períodos de mudanças de 7 em 7 anos que caracterizam etapas do nosso desenvolvimento).

Não é um livro introdutório. É um livro complementar a outros livros que tratam dos setênios.

É também um alerta para toda escola de sabedoria ou prática terapêutica que se baseia em corpos sutis. Se os corpos sutis mudam, o conhecimento provavelmente terá que se atualizar.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

  • Noções Básicas da Antroposofia

    Para uma introdução nesses temas da Antroposofia leia “Noções Básicas da Antroposofia” de Rudolf Lanz, disponível impresso ou online no link abaixo.
    http://www.sab.org.br/edit/nocoes/

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

A Filosofia da Liberdade

O livro que funda o pensar Antroposófico de Rudolf Steiner.

Ir ao post

Tomar a vida nas próprias mãos

Livro referência dentro do trabalho auto-biográfico. Veja nossos comentários e o vídeo...

Ir ao post

Meditação antroposófica

Uma introdução sobre a prática meditativa antroposófica

Ir ao post
  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Veja posts por autor:

O Nascimento do Corpo Astral