Neste livro, os autores italianos Francesco Alberoni e Salvatore Veca defendem a tese de que, ao contrário do que se pode pensar, não temos caminhado para uma sociedade longe da moral. Defendem que a sociedade tem visto uma evolução moral. Evoluiu ao se livrar de uma forma de pensar dogmática baseada no medo, tão comum às religiões antigas. Depois disso, segue evoluindo no sentido à sua fonte de origem: o coração e a inteligência.
A argumentação é construída dentro de numa visão histórico-sócio-filosófica. Os autores contam como a moral surge desde o eros grego, passando pelo amor ágape cristão de São Paulo e depois em Lutero. Passa por Jeremy Bentham e como seu utilitarismo influenciou a concepção moderna das instituições públicas. Passa por Kant e a moral da razão pura. Pelas críticas ao individualismo de Hegel e como esse impactou as propostas de sociedade de Marx. Fala das influências de Nietzche, Freud e John Rawls. Em resumo, o livro destrincha como a moral de hoje, essa do dia a dia, como é que ela foi sendo construída ao longo do tempo.
Apesar dessa evolução conceitual de moral que norteia as relações da sociedade, os autores são claros: a verdadeira moral, a moral pura é única. A moral invariavelmente nasce do encontro entre o altruísmo e a razão.
O livro é didático ao extremo. É claro. Objetivo. É pequeno nas dimensões. Usa letras grandes e linhas espaçadas. Fizeram assim um livro que não toma tempo para se ler.
No final, no último capítulo quando fala de futuro, os autores deixam a desejar. Suas reflexões sobre futuro estão aquém do nível que encontramos no restante do livro.
Chamo a atenção para um único ponto: é focado no mundo ocidental, materialista e com viés religioso cristão. Deixou de lado as contribuições do budismo que em sua moral considera inclusive os seres sencientes. Essa exclusão dos orientais é, usando a própria definição do livro, imoral.
Também ficou de fora o conceito de cosmoética, claro.
De qualquer forma, o livro é muito bom. E deveria ser lido por todos os interessado em ética.
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Recorte bibliográfico de autores da Conscienciologia sobre a cosmoética: A ética maior,...
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..