O ALTRUÍSMO E A MORAL

Neste livro, os autores italianos Francesco Alberoni e Salvatore Veca defendem a tese de que, ao contrário do que se pode pensar, não temos caminhado para uma sociedade longe da moral. Defendem que a sociedade tem visto uma evolução moral. Evoluiu ao se livrar de uma forma de pensar dogmática baseada no medo, tão comum às religiões antigas. Depois disso, segue evoluindo no sentido à sua fonte de origem: o coração e a inteligência.

A argumentação é construída dentro de numa visão histórico-sócio-filosófica. Os autores contam como a moral surge desde o eros grego, passando pelo amor ágape cristão de São Paulo e depois em Lutero. Passa por Jeremy Bentham e como seu utilitarismo influenciou a concepção moderna das instituições públicas. Passa por Kant e a moral da razão pura. Pelas críticas ao individualismo de Hegel e como esse impactou as propostas de sociedade de Marx. Fala das influências de Nietzche, Freud e John Rawls. Em resumo, o livro destrincha como a moral de hoje, essa do dia a dia, como é que ela foi sendo construída ao longo do tempo.

Apesar dessa evolução conceitual de moral que norteia as relações da sociedade, os autores são claros: a verdadeira moral, a moral pura é única. A moral invariavelmente nasce do encontro entre o altruísmo e a razão.

O livro é didático ao extremo. É claro. Objetivo. É pequeno nas dimensões. Usa letras grandes e linhas espaçadas. Fizeram assim um livro que não toma tempo para se ler.

No final, no último capítulo quando fala de futuro, os autores deixam a desejar. Suas reflexões sobre futuro estão aquém do nível que encontramos no restante do livro.

Chamo a atenção para um único ponto: é focado no mundo ocidental, materialista e com viés religioso cristão. Deixou de lado as contribuições do budismo que em sua moral considera inclusive os seres sencientes. Essa exclusão dos orientais é, usando a própria definição do livro, imoral.

Também ficou de fora o conceito de cosmoética, claro.

De qualquer forma, o livro é muito bom. E deveria ser lido por todos os interessado em ética.

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Consciência Cosmoética

Recorte bibliográfico de autores da Conscienciologia sobre a cosmoética: A ética maior,...

Ir ao post

Ética

Uma primeira conversa que nos introduz aos conceitos mais relevantes da ética.

Ir ao post

A Filosofia da Liberdade

O livro que funda o pensar Antroposófico de Rudolf Steiner.

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

O Altruísmo e a Moral