A Nova Era não é mais nova, mas ainda é atualíssima. É como esse livrinho que já vai em quase 30 anos de publicado e ainda continua atual, válido como a Nova Era.
Ele está organizado em 3 partes.
Na primeira parte, a autora Leila Amaral consegue representar com uma simplicidade impressionante as práticas espirituais e terapêuticas que encontramos por aí. É uma visão lúcida de nosso tempo. A autora vai até onde é possível dentro do ponto de vista acadêmico. Ou seja, avalia aspectos sociais, psicológicos, filosóficos e antropológicos. Faz isso muito bem. Mas não espere uma observação que considere a multi-dimensionalidade.
A Nova Era também acredita em Cristo. Então, qual a diferença para com religiões cristãs? Será que cristianismo e Nova Era se cruzam? Na segunda parte, encontraremos respostas para essa questão.
A terceira parte quer recuperar o cristianismo. Me interessou bastante pois pude ver ali componentes da estrutura religiosa e os desafios contemporâneos. Diferentemente das duas primeiras partes, aqui, ao tentar propor caminhos para o cristianismo, percebemos no texto um clima de lamentação e melancolia.
O livro não é inovador mas seu conteúdo atende às expectativas geradas pelo título.
A autora, que é cristã, não desqualifica a Nova Era como fez Luiz Pondé em seu livro “Espiritualidade para corajosos“. A Nova Era está aí por vários motivos. Ela reconhece que algumas linhas cristãs não conseguiram se adaptar aos novos tempos. A estrutura rígida, seja nos dogmas ou nos rituais e obrigações, afasta os praticantes.
A Nova Era tem muitos motivos de ser. Um deles é político. Quem são os impulsionadores que favorecem a construção da Nova Era? Quem é que se beneficia com a Nova Era? Essa abordagem política falta ao livro. Vamos encontrar respostas para essas perguntas em outro livro dentro dessa mesma temática da Nova Era e que comentarei em um próximo post aqui no Medite Comigo.
As características da Nova Era não se encontram apenas nos cursos e retiros de final de semana. Está por tudo. Nas conversas, na mídia, na filosofia, no lazer, nos filmes, no inconsciente coletivo no qual estamos mergulhados. Uma das formas de nos libertarmos é trazer essa forma de pensar para o nível da consciência. Recomendo então a todos estudar um pouco sobre Nova Era. O livro “Nova Era – Um desafio para os cristãos” não vai mudar sua vida, mas é um bom livro.
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Espiritualidade e busca de sentido em tempos de consumo. Do filósofo Luiz...
Ir ao postAs religiões devem se modernizar para atender o público? O conhecimento religioso...
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..