NEM ANJOS NEM DEMÔNIOS

Sub-título: A humana escolha entre virtudes e vícios

Conhece-te a ti mesmo” dizia Sócrates repetindo a inscrição da entrada do Oráculo de Delfos.
Não coincidentemente esse é o mesmo lema das escolas espiritualistas que nos falam de auto-conhecimento. Filosofia e desenvolvimento espiritual se cruzam em alguns momentos.

Alguns desses encontros entre filosofia e religião estão nos livros da Monja Coen com os 3 mosqueteiros da filosofia brasileira da atualidade. No primeiro deles com Leandro Karnal em “O inferno somos nós“, o tema é a paz. No segundo, entitulado “Nem anjos nem demônios“, com Mario Sergio Cortella, o tema são as virtudes.

O livro é a transcrição de uma conversa entre os dois.

A idéia geral do livro é que o homem nasce com grande potencial, capacidade. O homem é capaz de virtudes e de vícios. Para onde apontamos nossos esforços é o que nos faz seres angelicais ou demoníacos.

O livro é pop. Não é profundo. É um bate-bola de frases feitas. Tal filósofo disse isso, tal mestre oriental disse aquilo. Cortella segue o padrão de argumentação baseado na etmologia das palavras. Ao mesmo tempo em que o livro é um aprofundamento na questão das virtudes, sua a abordagem é introdutória. Temas como carma, livre-arbítrio, destino e justiça são explicados superficialmente. Mas isso não significa que não há nada de novidade aí. Ambos nos contam suas experiências pessoais enriquecendo o diálogo através de exemplos e histórias vivenciadas.

Em alguns momentos o diálogo é forçado. Afinal, eles tem que gerar um livro e uma palestra. O resultado é que cada capítulo começa com frases jogadas, ou usando uma metáfora do livro, começa com arestas soltas. Mas logo em seguida as arestas são aparadas e os capítulos ganham forma.

Não é um livro para se estudar. Não tem um conhecimento estruturado didaticamente. É uma conversa. É um livro para se passar o tempo. Apesar de ser assinado por um filósofo, o livro é leve.

É um excelente presente para seu parente ou colega que esteja considerando entrar no caminho do auto-conhecimento, ou do “conhece-te a ti mesmo“.

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

Mario Sergio Cortella, um dos autores, apresenta seu próprio livro.
(5 minutos)

Mario Sergio Cortella, um dos autores, apresenta seu próprio livro.
(3 minutos)

Monja Coen e Mario Sergio cortella em especial do café filosófico CPFL
(1 hora e 46 minutos)

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Ética

Uma primeira conversa que nos introduz aos conceitos mais relevantes da ética.

Ir ao post

Qual é a tua obra?

Pontos relevantes para pensar a relação entre trabalho e sentido da vida....

Ir ao post
  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Nem Anjos Nem Demônios