Mario Sergio Cortella, um dos autores, apresenta seu próprio livro.
(5 minutos)
Mario Sergio Cortella, um dos autores, apresenta seu próprio livro.
(3 minutos)
“Conhece-te a ti mesmo” dizia Sócrates repetindo a inscrição da entrada do Oráculo de Delfos.
Não coincidentemente esse é o mesmo lema das escolas espiritualistas que nos falam de auto-conhecimento. Filosofia e desenvolvimento espiritual se cruzam em alguns momentos.
Alguns desses encontros entre filosofia e religião estão nos livros da Monja Coen com os 3 mosqueteiros da filosofia brasileira da atualidade. No primeiro deles com Leandro Karnal em “O inferno somos nós“, o tema é a paz. No segundo, entitulado “Nem anjos nem demônios“, com Mario Sergio Cortella, o tema são as virtudes.
O livro é a transcrição de uma conversa entre os dois.
A idéia geral do livro é que o homem nasce com grande potencial, capacidade. O homem é capaz de virtudes e de vícios. Para onde apontamos nossos esforços é o que nos faz seres angelicais ou demoníacos.
O livro é pop. Não é profundo. É um bate-bola de frases feitas. Tal filósofo disse isso, tal mestre oriental disse aquilo. Cortella segue o padrão de argumentação baseado na etmologia das palavras. Ao mesmo tempo em que o livro é um aprofundamento na questão das virtudes, sua a abordagem é introdutória. Temas como carma, livre-arbítrio, destino e justiça são explicados superficialmente. Mas isso não significa que não há nada de novidade aí. Ambos nos contam suas experiências pessoais enriquecendo o diálogo através de exemplos e histórias vivenciadas.
Em alguns momentos o diálogo é forçado. Afinal, eles tem que gerar um livro e uma palestra. O resultado é que cada capítulo começa com frases jogadas, ou usando uma metáfora do livro, começa com arestas soltas. Mas logo em seguida as arestas são aparadas e os capítulos ganham forma.
Não é um livro para se estudar. Não tem um conhecimento estruturado didaticamente. É uma conversa. É um livro para se passar o tempo. Apesar de ser assinado por um filósofo, o livro é leve.
É um excelente presente para seu parente ou colega que esteja considerando entrar no caminho do auto-conhecimento, ou do “conhece-te a ti mesmo“.
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Mario Sergio Cortella, um dos autores, apresenta seu próprio livro.
(5 minutos)
Mario Sergio Cortella, um dos autores, apresenta seu próprio livro.
(3 minutos)
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Pontos relevantes para pensar a relação entre trabalho e sentido da vida....
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..