Porque meditar?
A resposta está lá no salmo 46:10 “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus“. Segundo Hermam Spruit, aquietar é meditar. Meditação é um caminho para Deus.
“Meditation East and West” se traduz como “Meditação Leste e Oeste“. É um livro de Herman Adrian Spruit (1911-1994). Religioso bem atuante. Inicialmente Metodista, passou pela Ciência Cristã, depois virou bispo da Christian Catholic Church. Liderou posteriormente a Ascension Alliance.
Herman Spruit escreveu em 1970 seu primeiro livro sobre meditação. Nos anos seguintes a Meditação Transcedental de Maharishi Mahesh começou a ganhar força nos Estados Unidos e com ela também cresceu o público interessado nos conhecimentos orientais. Herman Spruit resolve então reescrever seu livro unindo idéias oriundas da meditação estilo oriental. Ele queria que um ocidental entendesse esse universo mais facilmente.
A meditação surgia nessa época mas o conteúdo do livro continua válido nos dias de hoje.
Você encontrará nesse livro uma introdução. O bê-a-bá da meditação para cristãos.
Ao longo de todo o livro o autor fará paralelos entre o mundo cristão e escolas como Meditação Transcedental, gnosticismo, budismo. Comparará diferentes práticas. Apresentará mantras, símbolos utilizados por essas práticas orientais, mas sempre trazendo a religião cristã para o centro, usando suas “ferramentas” como o rosário e orações.
Diferentemente de outros, este livro mostrará caminhos práticos ao leitor. No primeiro dia faça isso. No segundo dia faça aquilo. O autor dizia que esse era um livro para pessoas práticas.
Não é um livro salada. Não tenta adaptar técnicas orientais com psicologia ocidental como vemos em Osho (meditações com movimentos, gritos ou risadas). Nada disso. Ele vai manter o cristão no eixo, na sua cosmovisão, evitando eventuais desvios. Não tem misticismo. Não enrola. Não é um livro dogmático e sempre sugere a experiência pessoal.
Acredito ser uma leitura importante para pastores por dois motivos. Primeiro por permitir entender o que acontece nas outras práticas religiosas meditativas e assim construir uma linha de diálogo e respeito. Em segundo lugar porque se o cristão fiel se interessar por meditação muito provavelmente irá se deparar com meditação budista, yoga etc. O livro dará então um mínimo de base conceitual que permita o preceptor fazer um esclarecimento sobre esse universo de meditação sem ter que sair do universo cristão.
O livro é bom. É pequeno, com linhas espaçadas e muitas imagens. Se lê em um final de semana.
O autor escreveu para atingir um público bem amplo e portanto, mesmo que você não domine o inglês não precisa se assustar pois o vocabulário usado é simples, nada sofisticado.
Quando for comprar, fique atento para não confundir esse livro com “Mysticism East and West” do filósofo e teólogo alemão Rudolph Otto. O título é parecido, mas esse daqui é meditação e não misticismo.
Um outro livro introdutório muito bom, simples, focado na técnica meditativa e em português, é “Meditação” de Swami Satchidananda. Já falamos dele aqui no Medite Comigo. Clique aqui. Satchidananda escreve para um público amplo. E Herman Spruit escreve para o cristão.
Sugiro também bater o olho no resumo do livro “A sabedoria do deserto“. Clique aqui. Lá no final da página explico como eram as meditações católicas dos padres do deserto.
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Um estudo sobre as três principais formas de experiência mística na igreja...
Ir ao postConheça os principais fenômenos que acompanham os diferentes estágios evolutivos sob a...
Ir ao postConheça o panorama geral da mística cristã e a contribuição dos principais...
Ir ao postOs ensinamentos dos antigos monges do deserto contados por Thomas Merton.
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..