Leonardo Chen fala um pouco sobre essa história da medicina chinesa. Alguns fatos e datas não batem com o do livro “Medicine in China”. De qualquer forma é um bom vídeo.
(7 minutos)
O LIVRO e O AUTOR
Não é exagero afirmar que esse livro é a principal referência sobre a história da medicina antiga na China.
Paul Unschuld tem mestrado em saúde pública e é doutor em estudos chineses. Em 2010, lançou uma nova edição comemorativa dos 25 anos desde a primeira edição de seu livro “Medicine in China”. Trago essa informação logo de início para que o interessado fique atento a qual edição comprar. Prefira a edição comemorativa de “Medicine in China”, não a antiga. O prefácio dessa edição comemorativa é um espetáculo.
A primeira edição foi escrita nos anos 70. Naquela época ninguém ainda havia traduzido os clássicos chineses para o inglês. O autor foi um verdadeiro desbravador e teve ele próprio que providenciar sua tradução. Elas se encontram no apêndice de seu livro. Essas são as primeiras versões publicadas no ocidente dos clássicos da medicina chinesa. Então, novamente vai mais um alerta: o leitor poderá encontrar hoje em dia fontes melhores sobre esses textos. E está bom assim pois o que importa nesse livro é o seu conteúdo principal, e não o apêndice.
O CONTEÚDO
Se não é um livro de medicina que apresenta os textos clássicos, do que se trata então?
Seu conteúdo principal trata de “Medicina na China” e não de “Medicina Chinesa”. Ou seja, não é um manual de práticas com dicas de manipulação de ervas, com pontos de acupuntura. Como está dito no subtítulo, é “Uma história de ideias”.
“Medicine in China” é um estudo cronológico, cultural e sócio-político. Paul Unschuld percorre o caminho histórico da medicina considerando o contexto cultural e político. Fez isso como ninguém. O autor chega ao ponto de identificar nas grandes obras da medicina chinesa o que é texto original e o que foi alteração por pressão da política. O livro é único.
Paul Unschuld desmonta o mito de uma China de sábios conectados com o Dao. Mostra que os grandes nomes da medicina não dominavam o assunto. Estavam dando os primeiros passos “tateando” a natureza humana suprassensível. A medicina chinesa não caiu pronta do céu e nem foi recebida como que em uma psicografia. Não é um conhecimento “puro”. Pelo contrário, é resultante de uma história de influências por todos os lados.
A medicina chinesa teve início em práticas xamânicas. Tratavam não apenas da saúde do indivíduo como um ser deslocado do universo, mas sempre em relação com os familiares, com a sociedade e a natureza. A crença que somos sujeitos à ação de espíritos influenciou a China por muito tempo. Magia para expulsão desses demônios era a solução para os mais diversos males. Foi assim até o século XIX (isso é o mesmo que “ontem” na história da China). Daí, à medida que novas religiões vão sendo introduzidas no país, acompanhamos mudanças nessa medicina popular. E diga-se de passagem, houve muita influência da medicina indiana e quase nada do Budismo.
É uma surpresa saber que essa Medicina Tradicional Chinesa como conhecemos no ocidente não era utilizada pela base maior da população chinesa. Era restrita às classes mais altas e aos estudiosos que tentavam compreender e consolidar tudo numa visão unificadora. Apesar dos esforços isso nunca foi atingido. Não há consenso sobre qual técnica era a mais efetiva.
REQUISITOS
“Medicine in China” é utilizado pelas principais universidades fora do Brasil. Infelizmente ainda não há tradução do livro para o nosso português. O inglês vai exigir do leitor um vocabulário amplo.
O livro é muito educativo e o autor não faz muitas referências externas. Mesmo assim é recomendável que você leitor tenha um mínimo de conhecimento geral sobre China.
É necessário disposição para encarar suas 423 páginas de letras pequenas.
RECOMENDAÇÃO
A medicina chinesa teve inúmeras ramificações. Entender sua história requer dedicação de uma vida inteira. É conhecimento que não se aprende fora da China. Requer falar e ler chinês. Requer muita colaboração com outros especialistas chineses. Paul Unschuld fez tudo isso e contou para nós em “Medicine in China”. O que tem nesse livro é raro de se encontrar. É o texto mais maduro e menos deslumbrado que você vai encontrar sobre medicina na China.
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Leonardo Chen fala um pouco sobre essa história da medicina chinesa. Alguns fatos e datas não batem com o do livro “Medicine in China”. De qualquer forma é um bom vídeo.
(7 minutos)
Video da Faculdade Pernambucana de Saúde que nos conta sobre as técnicas de medicina chinesa mais conhecidas. É preciso assistir os textos que aparecem para entender do que se trata o que o locutor está falando. (Também 7 minutos)
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Introdução a uma visão Budista da medicina e como alcançar a saúde.
Ir ao postConheça as idéias dos principais pensadores chineses que influenciaram todo o pensar...
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..