AUTODEFESA PSÍQUICA

O material dialoga muito com livros de autoajuda, e este é, pessoalmente, um tema que nunca me interessou. Pelo contrário, sempre tive certo preconceito com a temática, pelo fato de achar que a maioria dos livros de autoajuda publicados passam ao leitor uma falsa ideia de sucesso, do que é preciso para ser feliz. Em sua maioria estão sempre perseguindo a felicidade plena, a família feliz, o sucesso profissional e financeiro e são verdadeiras máquinas editoriais de dinheiro, principalmente no mercado norte-americano de literatura.

O nosso livro em questão O Lado Sombrio dos Buscadores da Luz, no entanto, me chegou de forma curiosa. Há algum tempo havia lido sobre uma estratégia que algumas pessoas usam que é de adentrar numa livraria e escolher o livro a esmo, como que às cegas, apenas seguindo o instinto de para onde caminhar, em seguida colocar a mão na prateleira e, sem ler o título do volume, apenas pegar. E foi assim que este livro veio na minha mão na seção de religião/espiritualidade da livraria Martins Fontes em São Paulo. Ao ler as suas orelhas e constatar que havia uma pequena resenha do escritor indiano Deepak Chopra, resolvi comprá-lo sem hesitar.

Só então em casa, lendo o material, percebi que a autora Deborah (Debbie) Ford foi uma especialista em seminários, cursos e livros best-sellers de autoajuda. Nosso livro em questão, curiosamente, traz um matiz muito espiritualista na paleta monocromática de autoajuda convencional. E isso me fez gostar do livro.

O material é carregado de nuances da psicanálise, principalmente enquanto a autora discursa sobre o lado sombrio das pessoas, nossas “sombras”, que são questões mal resolvidas de nossa personalidade, e que comumente surgem por traumas de infância e ficam adormecidos por décadas ou por toda uma vida. Para que tenhamos então uma vida plena e alegre, precisamos confrontar estas sombras, entendê-las e conviver com elas. Segundo a autora, não se joga fora ou se esquece uma sombra, deve-se aprender a conviver com elas sem que sejam capazes de nos tirar de eixo. Seria possível, inclusive, utilizar características e aspectos destas sombras de maneira positiva, em nosso favor.

Neste momento, o viés autoajuda se revela mais forte, pois sem o conhecimento necessário, estas sombras podem nos influenciar no insucesso da busca por uma carreira, família, dinheiro, paz. No estudo da espiritualidade, também aprendemos que todos temos sombras e medos, e que precisamos dominá-los para conseguir fluir melhor em quaisquer aspectos de nossas vidas. E Debbie Ford sabe disso, portanto cita aqui e ali aspectos espiritualistas que fazem o material eclipsar um pouco a carga de autoajuda tradicional.

Os capítulos são montados de maneira que o leitor entenda o conceito das sombras e medos, e gradualmente vai dando exemplos envolvendo pessoas ao redor da autora, durante seus cursos e seminários, para que o leitor se familiarize com as questões. Em várias oportunidades a autora cita exemplos de sua própria vida. Ao final de cada capítulo há um bloco de exercícios, bem ao estilo autoajuda, para que o leitor pratique certas técnicas de descoberta e aceitação de sombras e medos.

PARA QUE PÚBLICO SE DESTINA?

O livro é para o público geral, está bem no limite dos trabalhos tradicionais de autoajuda, mas por ter uma pitada de espiritualidade, funciona também para o público espiritualista específico que procura entender a existência de traumas, sombras e medos que temos dentro de nós. O leitor vai perceber que somos seres humanos envoltos em traumas, passíveis de problemas e falhas, e o livro pode ajudar na elucidação de algumas destas sombras. No processo de cura, a descoberta sempre vem antes da aceitação.

  • Sobre o autor desse post
PEDRO NUNES NETO
Pedro tem background em tecnologia da informação, e é bacharel em fotografia. É astrônomo amador, amante da natureza e aprendiz eterno da espiritualidade. Universalista convicto, é leitor de temas como física quântica, doutrinas orientais, Conscienciologia, ocultismo, cosmogonia, ufologia e meditação. Clique aqui para ver todos os posts de Pedro.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

O Lado Sombrio dos Buscadores da Luz