Marcos Reis Pinheiro, professor de filosofia nos dá uma definição de mística.
(15 minutos)
Esse é um livro da Edições Loyola, editora fundada pelos jesuítas há mais de 60 anos, e tem por objetivo promover valores cristãos. No título “Introdução à Mística”, a palavra mística significa espírito. Ou seja, é uma introdução à VIDA DO ESPÍRITO a partir de uma visão cristã católica.
Na visão cristã, o místico é o homem racional que segue o caminho das 3 vias. São elas: 1) A via purgativa ou purificatória; 2) a via iluminativa e 3) a via unitiva quando o espírito do místico se une com o espírito de Deus.
O livro se inicia com uma breve, mas muito bem escrita introdução desse caminho cristão. Depois disso são elencados 27 grandes místicos em ordem cronológica indo desde o séc. V a.C. até os místicos mais recentes. Cada místico ganha 2 páginas onde são apresentadas sua história de vida, suas principais ideias, seus principais livros. O autor destacará para cada um deles as influências e traçará paralelos com ideias anteriores. 2 páginas é muito pouco para falar de nomes como Santo Agostinho ou mestre Eckhart. Portanto, tome o livro como um guia de estudo.
“Místico”, para Marco Vannini, são pessoas que tiveram experiências elevadas e conseguiram descreve-las. Encontramos então na sua lista de místicos os filósofos como Platão, Hegel, e Ludwig Wittgenstein pois suas idéias influenciaram todos, inclusive os teólogos.
Na mística cristã não se pretende desenvolver habilidades mediúnicas pois acreditam que os dons são dados por Deus. Não se atinge dons por mérito de esforço ao se seguir qualquer técnica. Os métodos recomendados aqui são humildade, desapego, caridade, oração e contemplação.
Passando por essa lista, me interessei por “místicos” que não conhecia como Miguel de Molinos (1628-1696) com seu “Guia Espiritual“, e Francisco Malaval (1627-1719) com seu “Prática fácil para elevar as almas à contemplação” e a já mais recente filósofa Simone Weil (1909-1943).
Além de despertar em mim interesse por essas publicações acima, o livro me colocou para refletir em 2 páginas bem especiais onde o autor fala sobre o eu, sobre vontade e desapego. Temas que para mim já estavam dominados, não estavam.
CRÍTICAS:
Apesar dessas críticas, fique seguro que você estará sendo introduzido ao tema da mística cristã por uma verdadeira autoridade no assunto. O autor é italiano com diversos livros já publicados nessa mesma temática do misticismo cristão.
Se você está começando seus estudos sobre mística, talvez seja interessante ter primeiro esse panorama geral apresentado por Marco Vannini e somente depois se aventurar nos clássicos da mística que cito abaixo:
Além desses clássicos, o estudante talvez queira conhecer:
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Marcos Reis Pinheiro, professor de filosofia nos dá uma definição de mística.
(15 minutos)
Prof. Lúcia Helena Galvão
A Mística em Santa Teresa de Ávila
(1 hora e 16 min)
Lúcia Helena Galvão, profª de filosofia da Nova Acrópole fala sobre a mística em São João da Cruz. (1 hora e 14 min)
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Conheça os principais fenômenos que acompanham os diferentes estágios evolutivos sob a...
Ir ao postLivro resumo da obra "As três idades da vida interior" pelo místico...
Ir ao postUm clássico absoluto que trata das experiências religiosas e místicas sob o...
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..