Introdução à Filosofia Chinesa Clássica

Começo esse post com o óbvio: os chineses pensam diferente. Principalmente em suas origens, lá atrás, milhares de anos. A visão de mundo era outra. E foi essa cosmovisão da antiguidade que permitiu brotar todo o conhecimento sobre consciência, energias e como cultivá-las.

Entender os princípios do pensar chinês é importante para os que querem se aprofundar na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) ou nas correntes como taoísmo e budismo. Acredito que isso nos dá um sentido maior e nos aproxima do holopense e das forças que criaram essas escolas.

Tenho ido atrás desses conhecimentos e com o tempo publicarei aqui no blog alguns livros que me foram úteis nesse caminho. O primeiro desses livros é “Introdução à filosofia chinesa clássica” de Bryan Van Norden.

IDEIA PRINCIPAL:
Como diz o título, o livro é uma introdução aos principais pensadores chineses. O livro segue uma ordem cronológica mostrando o contexto social político de cada época. Como introdução, aborda apenas os pensadores e as escolas de maior relevância.

ORIGINALIDADE:
O que não está dito no título é que também é uma introdução à filosofia de forma geral.
O professor apresenta conceitos básicos de filosofia e traça um paralelo entre o pensamento chinês e o pensamento ocidental. E isso é bem importante pois os chineses escreviam com uma forma muito poética. As interpretações, os paralelos que faz o professor nos ajudam a entender o que eles queriam nos dizer.

A QUEM SE DESTINA:
Van Norden é considerado um dos 300 melhores professores universitários dos Estados Unidos. Como bom professor consegue transmitir as idéias e escreve de forma muito agradável. O livro não é cansativo. Qualquer um pode ler esse livro. É bem introdutório. É um excelente início!

MAS ATENÇÃO!
Professor Bryan Van Norden não é um iniciado e se limitará ao território que domina: o nível conceitual, o mundo das idéias. É um acadêmico da filosofia. Não espere que uma pessoa que tem dificuldade para entender o que é energia qi consiga atingir conceitos mais profundos como o Tao.

Também não espere respostas para questões existenciais. Os sábios filósofos de antigamente não deixaram respostas prontas. Eles nos deixaram caminhos. Nos falaram sobre forma de viver e de nos relacionarmos. Seguindo essas orientações chegaremos a nossas próprias respostas.

Minha sugestão é que o interessado leia esse livro como um primeiro panorama. Daí então o leitor terá condições de escolher um pensador ou escola de pensamento que mais se afiniza para posteriormente se aprofundar.

Recomendo.

FACILIDADE DE LEITURA:
Todos os níveis. O livro é curto e de rápida leitura. Terá um melhor aproveitamento o leitor que já tem conhecimento de bioenergias e chakras. Além disso, os diferentes pontos de vista dos autores citados abrem espaço para a interpretação que melhor convier ao leitor.

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR:

No vídeo acima professor Bryan Van Norden trata dos temas encontrados no livro.
O livro está em português, já o vídeo, em inglês.

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

No posts found!

  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Veja posts por autor:

Introdução à Filosofia Chinesa Clássica