O título “Iniciação – viagem astral” levanta expectativas que não são concretizadas ao longo da leitura. Trata-se mais de um romance descrevendo grandes feitos de espíritos iluminados do que uma iniciação ao processo de projeção astral propriamente dito.
Para comprometer ainda mais, o autor faz um enorme misticismo sobre o fenômeno das projeções astrais, informando do perigo e que não é para todos. Isso vai contra tudo e todos que estudam o desdobramento de forma mais técnica como Muldoon, prof. Waldo Vieira e outros.
Nesse livro, o médium João Nunes descreve de forma agradável e romântica os trabalhos espirituais realizados no Brasil por Lancellin e sua equipe de espíritos avançados. Todos sob a liderança do espírito Miramez.
Sendo um livro espírita, em algumas ocasiões aplica leves alfinetadas em outras religiões. É desnecessário.
Ao longo das 465 páginas, visitamos um grande universo do mundo espiritual descrito com riqueza de detalhes e grandes revelações. Em todas as aventuras, os irmãos espirituais vão em busca de aspirantes à projeção astral para acompanha-los e treinar o processo de desdobramento. Deixa a desejar nesse momento, pois todas as projeções são assistidas e executadas pelos espíritos evoluídos. Não orienta os aspirantes nas formas ou técnicas de auto-desenvolvimento para que consigam por si próprios se projetarem.
Em várias oportunidades o autor omite informações afirmando que os leitores não estão preparados para compreender ou omite para nos poupar uma eventual agressão aos sentidos humanos. Se a intenção era poupar os sentidos, então que não houvesse menção ao longo do extenso livro, reduzindo assim o tempo necessário para leitura.
É um romance de leitura agradável com muitos ensinamentos da doutrina espírita. Serve como um bom passa tempo. Mas não recomendo essa leitura para os que desejam aprender, desenvolver e realizar projeções astrais. O livro não conduz os leitores aos fatos pertinentes de iniciação nas projeções astrais.
Aos interessados no tema, recomendo dois livros.
O primeiro entitulado “Mistagogia”, do mesmo autor João Nunes. É a continuidade de “Iniciação”. Nele, ficamos sabendo o que acontece com a equipe espiritual que promove as projeções e as pessoas que delas participaram. E o livro “Transição planetária”, do espírito Philomeno psicografado por Divaldo Franco.
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
Página do autor do livro no Wikipedia
O mineiro João Nunes Maia (1923-1991) tem mais de 100 livros psicografados.
A lista de todos seus livros você encontra aqui:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Nunes_Maia
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Um clássico da projeção astral. Relatos detalhados de saída do corpo por...
Ir ao postluiz@meditecomigo.org
Luiz nasceu no ABC Paulista na década de 70. Trilhou muitos caminhos profissionais durante a adolescência. Identificou na vida acadêmica o seu caminho para realização profissional e pessoal. Na conclusão do doutorado em Engenharia Mecânica, deparou-se com um grande vazio existencial, começando sua busca pessoal e desenvolvimento espiritual, na qual descobriu sua descendência Xukuru do Ororubá. Pesquisador e autodidata por natureza, se interessa por temas como projeção astral, proéxis, conscienciologia e intermissividade.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..