O que acontece quando se reza muito? A resposta será diferente para cada um.
Então, preciso refazer minha pergunta: o que acontece quando um católico praticante reza muito?
Em busca da resposta me deparei com esse livro de um padre dominicano. Os Dominicanos compõe uma ordem católica tradicional que prega a palavra de Jesus, vivem em convento, fazem votos de obediência, pobreza e castidade. Estava perfeito para mim. Comprei o livro!
Juan Arintero (1860–1928) foi um padre espanhol que escreveu bastante sobre a mística cristã. Sua grande obra é “La evolución mística” de 1908, ainda sem tradução para o português. Juan Arintero é considerado o grande restaurador dos estudos místicos na Espanha.
Em “Graus de Oração“, o padre espanhol irá apresentar a classificação dos estados místicos de outros padres e místicos como Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz.
De forma geral esses místicos falam de estados graduais que caracterizam etapas da evolução mística. São eles: recolhimento, quietude, união extática e união estável. São etapas em sequência obrigatória. Não é possível pular etapas, defendem os místicos. Cada um desses estados surgem como resultado de Deus e/ou dos esforços pessoais em oração, meditação e contemplação. Cada etapa é apresentada no livro dentro das limitações e cosmovisão católica.
O livro é isso.
Dois pontos positivos me chamaram a atenção:
- Percebi na escrita do padre espanhol um cuidado especial com os ensinamentos, pois no processo evolutivo nem sempre nos deparamos com flores. Juan Arintero fala das dificuldades que surgem durante o caminho. Não quer iludir o interessado pela busca interior.
- Suas reflexões sobre o agir no mundo e dedicação à oração é bem inspirador.
RECOMENDAÇÕES
Importante dizer que o livro cumpre muito bem sua proposta, mas o universo místico cristão medieval talvez não seja tão claro como você poderia esperar.
Não há um rigor no uso dos termos. É necessário um pouco de esforço interpretativo. Os místicos cristãos não entram em detalhes dos múltiplos corpos. Aqui é corpo físico, alma, Deus e o Espírito Santo. Para os que não estão acostumados o texto não será claro.
Não espere um catálogo de capacidades parapsíquicas. Longe disso. Os místicos cristãos alcançam estados elevados mas não desenvolvem consciência dos processos. Por exemplo: A projeção astral é um fenômeno que simplesmente acontece. Chamam de “voo do espírito”. Não há na mística cristã técnica para desenvolvimento de um “dom” específico. Interessa ao místico cristão ultrapassar a mente concreta e se unir ao Espírito de Deus. Tudo mais é desvio.
Recomendo aos que querem se aprofundar no tema da mística comparada, estados de consciência, teologia mística. O livro é cansativo. Tem que saber o que se está querendo para encarar. O livro é concebido exclusivamente para pessoa de perfil religioso.
Assista ao vídeo abaixo para ter uma idéia do estilo de conteúdo que você vai encontrar no livro.