FASES DA VIDA

Sub-título: Crises e desenvolvimento da individualidade

O AUTOR
Autor de vários livros, o médico e psiquiatra Bernardus Cornelis Johannes Lievegoed (1905-1992) é mais conhecido pelo seu Instituto de Desenvolvimento Organizacional. Ele é um dos influenciadores de Otto Scharmer, aquele da Teoria U. Por trás do viés organizacional existe uma sólida teoria de desenvolvimento humano. Um de seus vários livros é “Fases da Vida“, utilizado nos grupos de estudos biográfico e que comento a seguir.

RESUMO
De forma super-resumida, Bernard Lievegoed apresenta a vida em sete fases, cada uma como resultado de influências dos impulsos vitais (biológicos), emocionais (psicológicos) e impulsos espirituais mentais. Cada fase tem uma tarefa. Por exemplo, a tarefa da infância é estabelecer uma base segura para a vida, enquanto a tarefa da adolescência é encontrar uma identidade autêntica. Na idade adulta, a tarefa é estabelecer relacionamentos significativos e construir uma carreira, enquanto na velhice, a tarefa é encontrar significado e propósito na vida. Cada fase nos exige adaptação e crescimento. O autor nos orienta em questões que não deveríamos deixar de lado e visões de mundo que podem nos restringir ou nos libertar.

DETALHISMO
Muitos livros falam desse mesmo tema da vida em fases. Então, para te ajudar avaliar se é um livro que vale a pena investir tempo e dinheiro resolvi entrar nos detalhes dos capítulos.

  1. O primeiro capítulo (20 páginas), discute a evolução da humanidade e como isso se relaciona com o desenvolvimento individual humano.
  2. O capítulo II (40 páginas) nos dá um panorama geral de todas as fases da vida.
  3. O capítulo III (16 páginas) abordará o casamento. O autor abordará vários tópicos que destaco:
  • desenvolvimento da sexualidade;
  • necessidade de educação ininterrupta até os 18 anos;
  • as consequências negativas do trabalho infantil na mente e na alma;
  • as consequências da exposição a conteúdo vulgar que se vê na mídia;
  • a evolução dos relacionamentos pelas fases da vida;
  • a menopausa feminina e masculina;
  • a importância da criação de uma cultura familiar;
  1. O capítulo IV (6 páginas) propõe 6 orientações-chave que são percebidos na biografia das pessoas, são como tipos mentais: O inquisitivo, o intelectual, o organizador, o cuidadoso, o inovador e o conservador.
  2. No capítulo V (10 páginas) o autor aborda o papel da educação nas perspectivas de carreiras profissionais que um jovem pode percorrer e as etapas que seguem como alcançar um nível de gerência e o surgimento de liderança.
  3. No capítulo VI (47 páginas) o autor apresenta as 4 principais visões da natureza humana: O modelo físico-químico; o modelo psicológico behaviourista e empirista e o modelo personalista (Freud com sua psicanálise, Jung com a psicologia analítica, Frankl e a logoterapia, Assagioli e a psicossíntisse, e Rudolf Steiner). Para quem não tem formação acadêmica será um rico capítulo e muito instrutivo. Não se engane, a importância disso é que esses pensadores criaram imagens da natureza do homem que extrapolam o âmbito das terapias. Essa formas de ver o homem já são parte da cultura, estão dentro de nós e influenciam como vemos o mundo e como nos entendemos.
  4. No último capítulo (15 páginas) o autor tentará provar a Antroposofia como o melhor caminho de desenvolvimento. Minha impressão é que ele fracassa nesse objetivo. O capítulo se tornará incompreensível para os leitores que não estão habituados com os ensinamentos de Rudolf Steiner.

PONTOS INTERESSANTES:

  • Um tema presente ao longo do livro são os efeitos positivos que o desenvolvimento espiritual traz para nós, para a vida afetiva e para a saúde mental. A vida no trabalho, no cotidiano, no social, fica tudo mais equilibrado quando a pessoa decide seguir uma busca pelo espiritual;
  • O livro dá um alerta. Passada a idade dos 42 anos temos a constelação psicológica mais favorável para libertação do ego e desenvolvimento da verdadeira simpatia e vontade altruísta de ajudar. É uma oportunidade biológica, emocional, social, espiritual que temos. É uma janela de tempo que dura de 8 a 10 anos. Se não se aproveita esse momento a pessoa perde o bonde e depois terá dificuldades para dar um passo significativo espiritualmente.
  • Conhecer as fases da vida não evitará ninguém de passar por elas, por seus desafios e sofrimentos. A diferença ao conhecer essas fases é ter melhor condições de encará-las e entender o que está acontecendo.

RECOMENDAÇÃO
Mesmo não concordando com tudo que está nesse livro, reconheço que a leitura de livros nessa temática da biografia humana tem efeito evolutivo-terapêutico por nos colocar em situação de rever o caminho de nossas próprias vidas.

Mas não recomendo “Fases da Vida” como primeiro livro para se fazer um trabalho auto-biográfico. Como primeiro livro recomendo sem restrição “Tomar a vida nas próprias mãos” de Gudrun Burkhard (clique aqui e veja nosso resumo).

Um livro que fala dos desafios da vida necessariamente passará por temas difíceis e pesados. Mesmo assim, este é um livro positivo, em favor do amor, do cuidado, do espiritual, da manutenção de uma dupla, de relacionamentos sadios. É um livro que planta em nós a ideia que a vida pode ter final feliz se fizermos nossa parte.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

A vida do autor contada por Vanessa dos Santos Silva. (1 hora e 43 minutos)

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

The Lives of Man

O mestre Sufi Imam al-Haddad conta nesse livro as etapas da vida...

Ir ao post

Tomar a vida nas próprias mãos

Livro referência dentro do trabalho auto-biográfico. Veja nossos comentários e o vídeo...

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO

paulo@meditecomigo.org

Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Fases da vida