VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Neste livro, o prof. Rodney Stark quer aliviar todas acusações que normalmente se faz contra a igreja católica.
O livro não é original. Há outros similares no mercado. Escolhi esse livro pois a variedade de temas era mais ampla. São temas como escravidão, inquisição e cruzadas. Cada capítulo é um tema (veja na imagem do sumário acima).
Outro motivo que escolhi esse livro é que o autor é um especialista em história medieval e cristianismo primitivo. Rodney Stark tem mais de 40 livros publicados. Graduado em jornalismo, é professor de ciências sociais e religiões comparadas. Além de suas próprias pesquisas, para escrever “Falso Testemunho“, se baseará em vários outros estudos. A bibliografia tem 26 páginas.
Apesar de toda qualificação do autor, o livro não é bom. Não é bom pela própria natureza do tema que trata de tragédias provocadas ao longo de 2 mil anos de história. Não é bom porque o autor não consegue atingir seu objetivo que é a redução drástica das acusações e responsabilização da Igreja Católica por várias dessas tragédias.
Infelizmente não posso recomendar esse livro por vários motivos. São eles:
O primeiro deles é um grave erro lógico na construção dos argumentos. Ele sai do particular para o geral. Para que fique claro o que estou dizendo, vamos a um exemplo: Rodney Stark cita um ou dois casos de bispos que libertaram seus escravos e a partir desses fatos particulares generaliza como se assim ficasse provado que esse fosse o padrão de comportamento da igreja católica no mundo inteiro. Do pequeno e específico ele quer inferir o todo. É um erro básico.
O segundo é não definir o que ele chama de igreja católica. Dessa forma, quando um católico faz um crime, não foi a igreja a responsável pelo crime, foi o indivíduo católico pessoa física. Quando um bispo tem uma conduta errada não foi a igreja, foi o bispo pessoa física. Quando foi um papa, não foi a igreja, foi o papa. Quando o texto bíblico diz algo de forma dúbia o erro é da interpretação, nunca da igreja. A igreja católica de Rodney Stark é uma entidade disforme, lisa, que sempre se esquiva.
Terceiro motivo pelo qual não recomendo o livro é que o autor toma logo de partida a posição da igreja como verdadeira e fica óbvio que daí nada se pode concluir.
Quarto motivo. O autor só cita historiadores que concordam com seu ponto de vista. Deveria ter confrontado lado a lado os pontos de vista.
Esses erros acontecem do início ao fim.
Um quinto motivo para não gastar seu tempo e dinheiro é que há inúmeras inconsistências. Por exemplo, inconsistência argumentativa. Em alguns momentos afirma que a igreja matou poucas pessoas. Algumas páginas mais adiante dirá que a inquisição jamais conduziu a uma única execução! (cap. 6, pág. 135). Quero citar outra inconsistência, nesse caso inconsistência moral. O autor aprova a matança de 1 mil pessoas pela igreja (cap. 6). E em outra passagem justifica a destruição do templo de Afrodite pois ali havia prostituição. Ou seja, é contra a prostituição mas aprova a matança de 1 mil pessoas pela igreja.
Eu poderia citar uma enorme lista de equívocos pontuais espalhados pelo livro mas pela brevidade exigida em textos de internet, colocarei apenas alguns:
JULGAMENTO
O livro fala de ações num passado muito longe. Não temos acesso aos documentos históricos e mesmo que tivéssemos não saberíamos ler os idiomas arcaicos, muito menos interpretá-los. Então só nos resta avaliar o presente. E o presente mostra uma igreja envolvida em escândalos os mais diversos.
Assista os vídeos abaixo.
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Olavo de Carvalho fala sobre o poder da igreja. Um “detalhe” que faltou ao autor.
(6 minutos)
Laurentino Gomes fala da participação da igreja e a escravidão no Brasil
(7 minutos)
Sobre a influência dos árabes na ciência. É um dos “detalhes” que Rodney Stark “esqueceu” de mencionar em seu livro. (2 minutos – Vídeo em inglês).
Palestra completa aqui: https://www.youtube.com/watch?v=6nG6EuzCdx0
Museu da Inquisição no Brasil
(43 minutos)
os índios...
Entrevista do cineasta Luiz Bolognesi sobre os índios e a igreja evangélica. Sei que o livro quer tratar exclusivamente da igreja católica, mas é interessante que assista o que acontece.
Trailer do filme Ex-Pajé. A conquista da cultura ocidental européia sobre os indígenas locais aqui de nossa terra.
COISAS TRISTES DA IGREJA 🙁
(Pedofilia e a Igreja do Chile)
(330 mil crianças vítimas de pedofilia na Igreja Católica da França)
(Mil casos de pedofilia nos EUA)
(Seis mil crianças indígenas morreram no Canadá)
Não cometerei o mesmo erro de Rodney Stark e só citar pessoas que concordem comigo. No vídeo abaixo, a professora Bruna Torlay, que pensa diferente de mim. Ela acha o livro incrível.
paulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..