EXPERIÊNCIA MÍSTICA E FILOSOFIA NA TRADIÇÃO OCIDENTAL

O mineiro Henrique Cláudio de Lima Vaz (1921-2002) foi sacedote jesuíta, doutorou-se na Itália, lecionou e recebeu o título de doutor Honoris Causa da Faculdade de Filosofia da Companhia de Jesus. Professor emérito da Faculdade de Filosofia da UFMG. Autor de diversos livros e artigos científicos. Ou seja, o “livrinho” que comento aqui é de um verdadeiro especialista. Assista ao curto vídeo no final dessa página sobre a obra do Padre Vaz.

SOBRE O CONTEÚDO
Em certo momento histórico as ideologias políticas passaram a seduzir a consciência humana. A busca pelo Absoluto cedeu lugar à busca por ideais de classe, raça, nação e mercado. No lugar do êxtase, etapa final do caminho místico, a política surge com outra promessa: a ideia de sociedade perfeita. Em certo sentido, é a mesma promessa de salvação e libertação das religiões.

Mística e política é o tema inicial. Toma cerca de 12 páginas. Mas esse é o contexto no qual se insere, não é o foco do livro. Continuemos…

A humanidade não saiu da forma de pensar grega com sua teoria (vida intelectual) e prática (contratos sociais, normas) para a forma contemporânea da razão técnica e robotização política em um curto espaço de tempo, como que em uma virada de chave. Foi um processo gradual de mudanças políticas e religiosas, incluindo as experiências místicas relatadas. É essa história da experiência mística que trata o livro.

Essa história da mística acompanha a influência dos gregos no pensar, dos monges do deserto, dos latinos, dos espanhóis e depois dos franceses. Apesar dessa diversidade de influências, cerca de 2/3 do livro se restringe ao universo grego-cristão. As últimas palavras do título delimitam bem esse escopo: a tradição ocidental. Tradição ocidental da igreja católica é essa instituição que conhecemos popularmente. Essa a qual se filiam a maior parte dos praticantes católicos na atualidade. Ou seja, o autor não entrará na seção oriental católica muito menos em outras religiões mesmo que ocidentais.

O livro de dimensões pequenas não é uma introdução.

Está organizado em duas partes e uma conclusão:

  1. Fundamentos antropológicos da experiência mística.
  2. Formas da experiência mística na tradição ocidental. A qual o autor distingue 3 formas: a mística especulativa, que é o caminho mental filosófico dos gregos; a mística mistérica, que tem como base a experiência comunitária das religiões e a mística profética, que agrega pontos das formas anteriores característica da mística cristã. Essas 3 formas tomam 60 páginas do livro. Esse é o corpo principal do livro. 
  3. Conclusão – A experiência mística na modernidade.

O livro é cheio de referências. Gostaria de ter tempo e dinheiro para ler todas elas. As obras mais referenciadas pelo autor são “Antropologia Filosófica” do próprio autor e “Dictionnaire de Spiritualité” de 1953.

O leitor interessado deverá adquirir o livreto ciente de alguns pontos que quero chamar atenção:

  • Este é um livro da filosofia da religião, então não vai detalhar experiências, casos, muito menos exercícios para o auto-desenvolvimento.
  • Algumas partes do livro se tornam cansativas não por culpa do autor. Mas é que a mística cristã é aquela coisa enrolada, onde o teólogo que não alcançou nível de iluminação fica tentando encaixar conceitos religiosos em tudo e acaba criando conceitos nebulosos.
  • O autor se coloca numa posição de dono da autêntica mística e o único a poder interpretar as experiências de forma correta. O impulso de auto-conhecimento é autêntico do homem e não pode pertencer à nenhuma religião, filosofia, ideologia, muito menos de um único autor.
  • O autor tende a colocar o cristianismo em lugar de vítima.
  • O livro é denso com muitos detalhes. Tem linguagem acadêmica filosófica. De longe não é para quem quer ter uma visão geral. Não é um livro para o curioso nem para o “povão”.
Assista aos vídeos abaixo para entender melhor sobre a obra e o autor

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

  • Download do artigo original

    O livro surge de um seminário na UFRJ sobre mística e política em 1992 e posteriormente publicado pela revista Síntese. O livro tem modificações mas a essência é o artigo original. Está disponível para download em: https://faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/1523

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

Semana Filosófica do UNIFAI (06/11/2013) – Mística e Mistério: A experiência Mística Cristã no pensamento de Henrique Lima Vaz e Leonardo Boff
(15 minutos)

Prof. Daniel Lins apresenta as obras de Henrique Cláudio de Lima Vaz
(10 minutos)

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Graus de Oração

Conheça os principais fenômenos que acompanham os diferentes estágios evolutivos sob a...

Ir ao post

As 3 vias e as três conversões

Livro resumo da obra "As três idades da vida interior" pelo místico...

Ir ao post

Introdução à Mística

Conheça o panorama geral da mística cristã e a contribuição dos principais...

Ir ao post

As variedades da experiência religiosa

Um clássico absoluto que trata das experiências religiosas e místicas sob o...

Ir ao post
  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Experiência Mística e Filosofia na Tradição Ocidental