VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
O mineiro Henrique Cláudio de Lima Vaz (1921-2002) foi sacedote jesuíta, doutorou-se na Itália, lecionou e recebeu o título de doutor Honoris Causa da Faculdade de Filosofia da Companhia de Jesus. Professor emérito da Faculdade de Filosofia da UFMG. Autor de diversos livros e artigos científicos. Ou seja, o “livrinho” que comento aqui é de um verdadeiro especialista. Assista ao curto vídeo no final dessa página sobre a obra do Padre Vaz.
SOBRE O CONTEÚDO
Em certo momento histórico as ideologias políticas passaram a seduzir a consciência humana. A busca pelo Absoluto cedeu lugar à busca por ideais de classe, raça, nação e mercado. No lugar do êxtase, etapa final do caminho místico, a política surge com outra promessa: a ideia de sociedade perfeita. Em certo sentido, é a mesma promessa de salvação e libertação das religiões.
Mística e política é o tema inicial. Toma cerca de 12 páginas. Mas esse é o contexto no qual se insere, não é o foco do livro. Continuemos…
A humanidade não saiu da forma de pensar grega com sua teoria (vida intelectual) e prática (contratos sociais, normas) para a forma contemporânea da razão técnica e robotização política em um curto espaço de tempo, como que em uma virada de chave. Foi um processo gradual de mudanças políticas e religiosas, incluindo as experiências místicas relatadas. É essa história da experiência mística que trata o livro.
Essa história da mística acompanha a influência dos gregos no pensar, dos monges do deserto, dos latinos, dos espanhóis e depois dos franceses. Apesar dessa diversidade de influências, cerca de 2/3 do livro se restringe ao universo grego-cristão. As últimas palavras do título delimitam bem esse escopo: a tradição ocidental. Tradição ocidental da igreja católica é essa instituição que conhecemos popularmente. Essa a qual se filiam a maior parte dos praticantes católicos na atualidade. Ou seja, o autor não entrará na seção oriental católica muito menos em outras religiões mesmo que ocidentais.
O livro de dimensões pequenas não é uma introdução.
Está organizado em duas partes e uma conclusão:
O livro é cheio de referências. Gostaria de ter tempo e dinheiro para ler todas elas. As obras mais referenciadas pelo autor são “Antropologia Filosófica” do próprio autor e “Dictionnaire de Spiritualité” de 1953.
O leitor interessado deverá adquirir o livreto ciente de alguns pontos que quero chamar atenção:
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
O livro surge de um seminário na UFRJ sobre mística e política em 1992 e posteriormente publicado pela revista Síntese. O livro tem modificações mas a essência é o artigo original. Está disponível para download em: https://faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/1523
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Semana Filosófica do UNIFAI (06/11/2013) – Mística e Mistério: A experiência Mística Cristã no pensamento de Henrique Lima Vaz e Leonardo Boff
(15 minutos)
Prof. Daniel Lins apresenta as obras de Henrique Cláudio de Lima Vaz
(10 minutos)
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Conheça os principais fenômenos que acompanham os diferentes estágios evolutivos sob a...
Ir ao postLivro resumo da obra "As três idades da vida interior" pelo místico...
Ir ao postConheça o panorama geral da mística cristã e a contribuição dos principais...
Ir ao postUm clássico absoluto que trata das experiências religiosas e místicas sob o...
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..