EVOLUTIVIDADE PLANEJADA

Sub-título: Utilizando-se do Método do Planejamento Estratégico Organizacional para a Técnica do Planejamento Estratégico Multiexistencial

Pessoas de perfil mais mental querem otimizar a caminhada, reduzir os riscos da jornada. Não querem perder tempo “borboletando” por aí, testando todo tipo de prática.

Em seu livro “Evolutividade Planejada”, o autor Paulo Castro de Mello vai buscar no mundo corporativo ferramentas que possam ser aplicadas ao desenvolvimento pessoal. Que permitam identificar e executar nossa missão de vida evitando desvios de rota, coisa bem comum por aí.

Aqueles que seguem o caminho do coração, da intuição olham para isso e vão dizer com certa razão que planejamento, segurança, ter controle, que isso é tudo coisa do ego.

Mas o autor não é ingênuo e vai se utilizar do parapsquismo como alicerce dessa auto-pesquisa. Vai então mencionar movimentações energéticas, amparadores, projeção astral e todo o cabidal de técnicas da conscienciologia.

Paulo Mello apresenta conceitos administrativos para aqueles que não tem experiência gerencial. Da mesma forma, apresenta conceitos da conscienciologia para os que não a conhecem.

Alguns pontos que tenho que comentar:

  • O livro é complementar. Foca no planejamento da evoluçãoNão vai entrar em detalhe de técnicas tais como conscienciograma, como se projetar, como movimentar energias, tenepes.. Isso daí você vai encontrar fora.
  • O paralelo de missão, visão, valores, matriz SWOT é inspirador. Principalmente o capítulo VII que trata especificamente das semelhanças com os conceitos da conscienciologia.
  • Paulo Castro de Mello inova ao importar o conceito de “sinais fracos” para identificação das possíveis megatendências evolutivas pessoais.
  • Entendo que o Planejamento Estratégico Organizacional da forma como apresentado é para grandes empresas e para uma estrutura hierarquizada. O Balanced Score Card é um elefante. Apesar de efetivo, é complexo demais. O cenário intraconsciencial é também complexo, mas talvez buscar uma metodologia mais rápida ou leve, seria mais adequado para a maioria dos leitores.
  • O autor vai fundo nas formalidades e pretende ser completo. Talvez por isso acabe sendo prolixo.

O livro me proporcionou importantes aprendizados mas dificilmente recomendaria esse livro.

Mesmo aqueles que pretendem se especializar nesse segmento cada vez mais crescente de coaching espiritual, ou para quem vai dar cursos e palestras sobre o tema dentro do mundo corporativo devem considerar adquirir esse livro com muitas ressalvas.

  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Veja posts por autor:

Evolutividade Planejada