EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS

O público espírita considera esta obra uma das mais importantes de Chico Xavier, apesar de ter sido escrita também por Waldo Vieira. Na verdade, o Espírito André Luiz – famoso pelo livro Nosso Lar – escolheu ambos os médiuns para realizar a psicografia deste trabalho. Curiosamente, os dois médiuns encontravam-se na época residindo em cidades diferentes. Waldo, morando em Uberaba – MG, recebeu os capítulos ímpares; Chico, em Pedro Leopoldo – MG, psicografou os capítulos pares. Nesta época os médiuns se conheciam e não foi tão difícil entender o que estava acontecendo, para em seguida publicarem o livro juntos.

Só pela forma curiosa de como foi concebido já vale a leitura; mas vamos a mais alguns detalhes importantes ao leitor no intuito de orientá-lo sobre o que esperar do material. Os livros psicografados a partir do espírito André Luiz – em sua grande maioria elaborados por Chico Xavier – perfazem grande parte da vasta literatura espírita aqui no Brasil. André Luiz se mostra, durante a trajetória autoral de Chico, um excelente escritor, compilador e doutrinador espírita. No objetivo específico desta nossa resenha encontra-se o Evolução em Dois Mundos, onde André Luiz faz um super resumo de como se iniciou o projeto humano na Terra. Ele começa literalmente do começo, falando sobre o resfriamento da crosta, aparecimento dos primeiros microrganismos e em seguida como a vida evoluiu para organismos mais complexos até chegar nos mamíferos superiores e no homem.

Em alguns momentos a leitura chega a ser um pouco enfadonha, o motivo é que André Luiz se utiliza de linguagem médico-bio-científica extremamente rebuscada, se utilizando de termos bastante técnicos e complexos para explicar a composição molecular dos microrganismos; explicar também como se deu a evolução através da inteligência celular em consumir açúcares e oxigênio, metabolismo, além dos complexos processos cerebrais e celulares que levaram os organismos a se desenvolverem. Esta é praticamente toda a primeira parte do livro, quase um tratado científico de botânica e evolução celular.

Ainda na primeira parte, o autor entra na questão espiritual propriamente dita do homem. Daí ele discorre sobre a questão da alma humana, ocorrência de vampirismo e obsessão espiritual, mecanismos psicológicos de abstinência do corpo físico após o desencarne e outros temas relacionados ao binômio espírito-corpo físico. Deste momento em diante o livro se torna mais leve, com menos termos técnico-científicos.

A segunda parte do livro é toda de perguntas e respostas. Entendi que foram perguntas feitas pelos médiuns de maneira espontânea, talvez tentando entender algumas partes da própria psicografia e em outros momentos tentando talvez esclarecer dúvidas mundanas deles próprios. Portanto, em sua maioria, as perguntas são sobre aspectos da vida humana como sexo, relações afetivas, matrimônio além-túmulo, aborto e outros temas. Fiquei um pouco descontente pois em alguns momentos me pareceu que André Luiz não pôde ou não quis passar informação preciosa para o plano físico; algumas perguntas bem interessantes foram respondidas de forma evasiva.

Por fim, uma vez vencida a parte inicial que é muito densa tecnicamente, o livro é um exemplo de boas práticas e elucida alguns conceitos que são amplamente utilizados na doutrina espírita. E apesar do forte tempero Kardecista, são temas e fatos importantes para refletirmos quaisquer um de nós, sendo espíritas ou não.

A QUEM SE DESTINA?

Apesar do início complexo pela densidade de termos e conceitos técnicos da biologia e medicina, o livro é indicado para leitores de qualquer nível que desejam se aprofundar nos estudos da relação entreplanos, mais especificamente entre o espírito e a lida na vida física.

 

PEDRO NUNES NETO
Pedro tem background em tecnologia da informação, e é bacharel em fotografia. É astrônomo amador, amante da natureza e aprendiz eterno da espiritualidade. Universalista convicto, é leitor de temas como física quântica, doutrinas orientais, Conscienciologia, ocultismo, cosmogonia, ufologia e meditação. Clique aqui para ver todos os posts de Pedro.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Evolução Em Dois Mundos