É consenso que todo ser elevado que nos serve de inspiração seja um ser ético. Infelizmente, não é todo dia que esbarramos com seres elevados e na falta deles partimos para o estudo da ética.
Nesse meu estudo não esbarrei com um ser ético, mas esbarrei com essa pequena pérola: “Ética. Uma primeira conversa”.
O subtítulo diz muito.
É uma “primeira” conversa. “Primeira”, pois é uma introdução.
Já a palavra “conversa” no subtítulo é devido ao formato de perguntas e respostas, como que uma conversa entre o autor e o cidadão moderno que quer respostas diretas e práticas.
Nessas perguntas e respostas surgem vários pontos para autorreflexão. Roger-Pol Droit aborda temas como a diferença entre ética e moral. A relação de ética e virtudes. Ética e responsabilidade. As abordagens históricas. A visão do cético, do filósofo e do religioso. E o melhor dos temas: O que em nós faz surgir a ética? De onde ela vem?
O autor quer nos levar ao que considera essencial em ética. E para ele, o essencial é que: ética é a atenção, a preocupação com os outros.
Para mim, o mais interessante é quando o autor diz que “ética é o que dá a ordem ao mundo”. Isso me fez pensar que se ética é o que dá ordem ao mundo, então aqueles que buscam sua ordem pessoal (sentido de vida) precisam buscar a ética. Me fez pensar que o sentido de vida, ou missão espiritual, é algo que carrega em si princípios éticos. Sem ética não há sentido de vida. Uma ética pequena só suportará um sentido de vida pequeno.
Esse “livrinho”, que se lê em um fim de semana, é uma excelente introdução ao tema.
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
http://rpdroit.com/
paulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..