ERVAS E BENZIMENTOS

Sub-título: O livro sagrado

Esse negócio de ervas funciona mesmo? Por experiência própria, tenho que dizer que sim. Tomei alguns banhos de ervas e pude perceber claramente uma ação no corpo etérico (energético). Não foi apenas uma vez; foram várias ocasiões. Testei sozinho e em grupo. Não posso alegar que a ação resultante seja efeito de sugestão ou placebo. O troço funciona. Ponto.

Bem, faz pouco tempo que minha vizinha me emprestou esse livro. “Ervas e benzimentos” é lindo, tanto na motivação do autor em registrar e fortalecer o conhecimento popular, quanto na sua produção gráfica e organização visual assinada pelo Estúdio Negrito.

CONTEÚDO

O autor Fábio Dantas introduz o leitor ao mundo da umbanda prática. Nos fala de chakras, de cristais, do poder do som, dos orixás, de elementais e outros conceitos desse universo esotérico. Não há muita originalidade, e me arrisco a dizer que o que encontramos nessas sessões está disponível em outros livros e até mesmo na internet. Mas esse não é o principal.

O corpo principal do livro é composto de 5 capítulos:

  • Banhos de ervas. 40 páginas.
  • Rituais com ervas. 25 páginas.
  • Incensos e defumações com ervas. 8 páginas.
  • Plantas medicinais. 34 páginas.
  • Benzimentos e orações. 96 páginas.

Não li o livro do início ao final, de cabo a rabo. Me ative exclusivamente à parte que mais me interessava: os banhos de ervas.

Ervas e benzimentos” ajudará aqueles que, assim como eu, estão dando seus primeiros passos com as ervas. Por ser um catálogo amplo, não consegue trazer todos os detalhes que gostaríamos de cada planta. Para cada erva, temos apenas um ou dois parágrafos com suas aplicações e características energéticas. Ficamos com aquele gostinho de “quero mais”. Imagino que adicionar mais detalhes ficaria imenso e com custo de impressão proibitivo.

Como o autor dá instruções práticas de forma direta e simplificada, sem criar mistérios, me senti confiante em ir atrás e, através da minha própria experiência, descobrir as potencialidades que cada erva oferece.

Diria que é um livro que vale a pena ter em casa para consulta. Tem coisa aqui nesse livro que o ChatGPT não vai te responder, pois só se consegue com muita vivência em terreiro e pesquisa.

O conhecimento está aí organizado de mão beijada para nós usarmos. Tome um banho de erva e Saravá!

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

O livro apresentado pelo próprio autor Fábio Dantas.

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

O transe ritual na Umbanda

Neste livro, o transe da Umbanda é esmiuçado em diversos aspectos.

Ir ao post

Escola das Religiões Afro-Brasileiras

Conceitos básicos para o estudo das religiões afro-brasileiras. Um livro de Rivas...

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO

paulo@meditecomigo.org

Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Ervas e benzimentos