ECONOMIA E SOCIEDADE À LUZ DA CIÊNCIA ESPIRITUAL

No dia que escrevi esse post estava de passagem por SP e fui no Instituo Chão (veja fotos clicando aqui). Mais conhecido pela diversidade de produtos orgânicos, o Instituto Chão também oferece livros os quais me interessava fuçar. Peguei um dos livros e fui até o caixa. O preço me chamou atenção.Vendemos a preço de custo” me explicou a moça do caixa apontando para um quadro que exibia a composição do preço. O cliente pode fazer uma contribuição que gera lucro destinado à causa.

Clique para aumentar

Rudolf Steiner foi um dos pioneiros do movimento orgânico e isso já nos sugere uma conexão com o Instituto Chão. Talvez seus os fundadores não tenham lido “Economia e Sociedade” mas é interessante observar no Instituto Chão alguns outros princípios discutidos nesse livro a mais de 100 anos.

CONTEÚDO
Em “Economia e Sociedade“, Steiner apresenta uma visão que desafia as ideologias convencionais, como o capitalismo, socialismo e comunismo. Ele destaca que uma verdadeira mudança no paradigma econômico não depende apenas de sistemas e teorias, mas da disposição das pessoas em contribuir para um bem maior. Essa perspectiva se alinha ao que vi no Instituto Chão, onde funcionários, fornecedores e consumidores se unem por um propósito comum.

Além dessa boa intenção, Steiner enfatiza a necessidade de um desenvolvimento espiritual para combater o egoísmo que permeia as relações econômicas.

O consumidor pensa assim: Tenho que barganhar ao máximo e conseguir o melhor preço.
Já o empresário pensa assim: Minha empresa deve me trazer o máximo de rendimentos possíveis.
Parece natural mas esses são pensamentos de quem só pensa em si. O antídoto para esse egoísmo econômico é o trabalho espiritual individual. Esse é o ponto principal do livro e que me parece faltar a outros modelos.

Voltando do Instituto Chão para casa refletia sobre o poder das escolhas individuais. Nossas ações diárias mesmo que pequenas têm impacto significativo. O que Steiner expõe em “Economia e Sociedade” vai além de mero consumo consciente. É o que escolho como forma de trabalho, é o que opto como propósito que molda o mundo ao nosso redor. Nosso poder individual é maior do que imaginamos.

Organizado em 3 palestras, o livro é pequeno e não requer conhecimento em Antroposofia. Se lê num final de semana.

Você não encontra “Economia e Sociedade” nas prateleiras do Instituto Chão, mas no site da editora. Outra opção é buscar no sebo. Nesse caso atente para não comprar errado pois há um outro livro de mesmo nome de outro autor, de Max Weber.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

  • Instituto Chão (IC)

    O IC divulga em seu site os resultados, os números, sua história e detalha o modelo de funcionamento.
    https://www.institutochao.org/

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Doze dragões em luta contra iniciativas sociais

As forças contrárias que atuam nas iniciativas sociais.

Ir ao post

Dinheiro e Consciência

Uma visão lúcida e necessária do papel do dinheiro em época de...

Ir ao post

Associative Economics

Conheça a Economia Associativa. Um caminho econômico e espiritual.

Ir ao post

Economia Viva

Surpreenda-se com a visão econômica de Rudolf Steiner que ajuda a nos...

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO

paulo@meditecomigo.org

Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Economia e sociedade