Drg significa aquele que vê, o observador. E Drsya o que é visto, observado. Viveka, capacidade de distinção, de identificação, discernimento. Ou seja, Drg Drsya Viveka é uma investigação sobre a natureza do observador e do observado.
LER O LIVRO OU O COMENTÁRIO?
Este livro poderá ser encontrado com dois nomes. Ou por Drg Srya Viveka ou como Vakya Suddha.
É um texto antigo, escrito por cerca de 1300 A.C, logo depois dos Vedas e bem antes dos Upanishads. Sua autoria é incerta. Alguns possíveis autores são Bharatī Tīrtha, Sankaracarya ou Vidyaranya.
Ao buscar na internet você encontrará traduções. As traduções contém o texto original em sânscrito seguido do inglês literal como você pode ver na imagem abaixo:
Ou seja, é complicado. E por isso não queremos a tradução. O que queremos é o comentário da tradução que explica e desenvolve o conteúdo. Aí fica bom de ler. Esta versão que li e que está disponível para download é bem explicada e contém os comentários de Swami (mestre) Nikhilananda (1895-1973). É a versão que recomendo.
A IMPORTÂNCIA
O livro é composto de 46 slokas (poemas de frases curtas). Tem dimensões físicas pequenas mas é um livro de importância dentro do universo hindu pois 15 de seus poemas foram inseridos nos Upanishads.
Drg Drsya Viveka é uma referência para o estudo da consciência. Seu tema principal é a natureza do observador e do observado, e dos estados de samadhi. Temas secundários são: maya, sono, corpo sutil, intelecto, encarnação.
NÍVEIS DE SAMADHI
O autor apresenta dois tipos de Samadhi:
Savikalpa Samadhi
Estágio esse com duas sub-etapas. Na primeira etapa ainda mantemos o mental inferior ativo. A mente se esforça para manter a concentração em Brahman ou em um objeto externo como uma imagem ou um som. Nesse estado, ideias vem e vão. Na segunda etapa, ainda dentro de Savikalpa, largamos mão dessa concentração e cessam as ideias. Ainda existe o eu. Ainda existe a consciência de um mantra, ainda sabemos que estamos ali na prática. Mas nesse estado já abandonamos a grande parte do mental inferior. Savikalpa é um caminho para Nirvikalpa, o próximo estágio.
Nirvikalpa Samadhi
Nesse estágio de consciência nos livramos das distinções de observador e observado, o que é sujeito e o que é objeto, conhecido e desconhecido. As descrições mais comuns falam de mente plena, estável, sem as flutuações de ideias, a pessoa fica “absorvida no infinito”. É o estado que dizem da “pessoa realizada”. É um estado de concentração diferente do sono profundo. No sono profundo não há consciência de si. Em Nirvikalpa há consciência de si auto-identificada com Atman.
ADMIRAÇÃO e DISCORDÂNCIA:
Tem muita coisa original e boa nesse livro. Destaco o aprofundamento sobre a popular analogia do “reflexo de Brahman” (o encontro da consciência em si mesma). Destaco também os comentários a respeito de maya e claro, sobre a natureza da mente.
Contudo, temos que ter os pés no chão. É bem comum as pessoas que se envolvem com o hinduísmo ou o budismo adotarem seus ensinamentos como verdade absoluta. São verdadeiros dentro do escopo que abordam. São muito focados no que percebemos durante a meditação. Há outros estados de consciência além dos apresentados no livro. Podemos citar os diferentes estados de sono, os diferentes estados da consciência em uma projeção astral, ou o desenvolvimento de uma cognição superior como propõe Goethe e Steiner. Não são conhecimentos divergentes. São complementares. O tema da consciência é muito amplo. Nesse livro temos apenas um fragmento desse tema.
RECOMENDAÇÃO
É requisito que se tenha uma base mínima em Vedanta ou pelo menos no Yoga Sutras. Se o leitor já tiver conhecimento sobre Samkhya vai facilitar. Indico o livro “Samkhya Darshan”, que já comentamos aqui no MediteComigo.
É preciso que o leitor seja um praticante de meditação. Sem a experiência pessoal o livro perderá seu valor. É um livro de detalhes. O que se extrai desse livro dependerá do leitor. Pode ser lido em um único dia, ou em um mês. Depende de você.
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
https://en.wikipedia.org/wiki/D%E1%B9%9Bg-D%E1%B9%9B%C5%9Bya-Viveka
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Os postulados centrais da filosofia que impactou diversas correntes de Yoga na...
Ir ao postTemas escolhidos dentro das principais tradições asiáticas de meditação.
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..