DOZE DRAGÕES em luta contra iniciativas sociais

Este livro é perfeito para empreendedores! É uma publicação que se enquadra muito bem na categoria dos “pequenos grandes livros”. Nele, são explicadas as 12 forças contrárias (dragões) que afetam o nascimento de uma iniciativa ou empreendimento. Apesar de ser um livro do universo antroposófico, ele não exige o entendimento da Antroposofia. Não há nada místico ou esotérico, tudo é muito claro e direto. Os conceitos são ilustrados por exemplos vivenciados pelo autor.

Vamos aos 12 dragões…

OS 12 DRAGÕES

  1. Dragão da Subvenção: Este dragão apresenta a ideia do “manto de calor”, diferenciando o dinheiro livre e caloroso de doação de dinheiro frio e conquistado em empréstimos bancários. Essa medida serve para avaliar se a iniciativa é realmente desejada no meio ambiente.
  2. Dragão Burocrático: Este dragão surge quando o criador da ideia não é o realizador, gerando mecanismos de controle excessivos (burocracias) que inibem qualquer grupo disposto a realizar e colocar para frente a iniciativa.
  3. Dragão da Organização: Aparece pelo excesso de planejamento por pessoas com pouca confiança na vida. Elas criam muitas formas, dificultando que a vida revele o que ainda não foi percebido como oportunidade.
  4. Dragão Desintegrador: Esse dragão surge quando uma iniciativa começa antes de haver um alinhamento dos princípios. Uma excessiva vontade em colocar em prática o projeto normalmente vem junto de muita tolerância, e isso nos leva a postergar as questões de princípio. Inevitavelmente, algumas questões terão que ser encaradas, mas aí pode ser tarde demais.
  5. Dragão do Narcisismo: Este dragão aparece em grupos de pessoas que se apaixonam por suas próprias ideias. Essas pessoas são bem-intencionadas, mas a vontade de realização não as deixa perceber que a realidade nem sempre é do mesmo modo que elas acham que deveria ser.
  6. Dragão do Amadorismo: Esse dragão se relaciona com a incapacidade de promover mudanças e o não desenvolvimento de habilidades. Num movimento de defesa, buscamos culpar o mundo externo. Cada mudança no mundo exterior deve corresponder a uma mudança no mundo interior.
  7. Dragão do Sectarismo: Este dragão se relaciona com membros de iniciativas que só consideram dignos outros irmãos espirituais.
  8. Dragão do Parasitismo: Esse dragão surge quando alguém quer aproveitar um projeto social para seu próprio desenvolvimento. Isso é comum em muitos lugares, não acha?
  9. Dragão da Pressa (ou da Expansão): Esse dragão aparece quando uma iniciativa acontece ainda verde (antes da hora) ou muito madura (quando já passou da hora).
  10. Dragão da Autonomia: Quanto maiores forem as doações livres, seja dinheiro, ajuda voluntária ou sacrifício dos pioneiros, maiores serão as chances de sucesso na partida.
  11. Dragão do Conformismo (ou da Rotina): Este dragão aparece quando o grupo de iniciativa se conforma com regras e pressão externa. O normal é que a empresa vai se ajustando um ponto aqui, outro ali e pouco a pouco se desvirtuam da ideia inicial.
  12. Dragão Solista: É o pioneiro que se acha insubstituível e mesmo que saia da empresa sua influência se mantém. Ele assim afasta outras pessoas que ficam com a sensação de não poderem realmente participar.

Na segunda parte do livro, o autor trabalha para relacionar esses 12 dragões. Essas relações servem para fixar os conceitos e nos ajudam a melhor identificar como se apresentam.

EXPERIÊNCIA PRÓPRIA: “Tem cheiro de dragão por perto…”
Recentemente, minha esposa e eu estivemos envolvidos em uma iniciativa social aqui em Recife que envolve dezenas de famílias. Decidimos utilizar o livro como um guia para reconhecer se esses dragões estavam presentes em nosso trabalho. E um a um, passamos por cada dragão discutindo se estavam nos rondando. Ao final do livro, pudemos ampliar nosso entendimento do que estava acontecendo em nosso grupo de trabalho e isso foi muito útil.

Embora o título do livro mencione “iniciativas sociais”, acredito que alguns desses dragões também atuam em áreas com fins não tão sociais. A leitura é simples, com poucas páginas, mas muito valiosa. Recomendo!

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Dinheiro e Consciência

Uma visão lúcida e necessária do papel do dinheiro em época de...

Ir ao post

Associative Economics

Conheça a Economia Associativa. Um caminho econômico e espiritual.

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO

paulo@meditecomigo.org

Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Doze dragões em luta contra iniciativas sociais