Palestra com o autor Joan Antoni Melé em 2017. São 2 horas, mas é muito bom!
As forças financeiras internacionais direcionam o rumo que as coisas tomam no planeta. Gostaríamos que fosse diferente. Mas o que podemos fazer? Diante dessas instituições bancárias gigantescas nos sentimos impotentes.
O autor espanhol Joan Melé nos diz com bastante lucidez e paixão que não devemos nos sentir impotentes.
Já existem bancos responsáveis para questões sociais, mais éticos e que fogem da mera especulação financeira e assim promovem desenvolvimento sustentável. Não é preciso lutar contra as forças financeiras. Basta optar por serviços financeiros dessas instituições éticas e abandonar as instituições financeiras da velha economia.
Para direcionarmos o rumo que as coisas tomam devemos assumir nosso papel de protagonistas uma vez que nossas escolhas individuais têm impacto sobre o todo. É necessário rever nossos pontos de vista, adotar novos hábitos, pensar em todos os seres. Isso em certo sentido assemelha-se a um caminho espiritual.
Opções de serviços financeiros e de consumo não podem ser mais assuntos desvinculados do espiritual. Andam juntos. Daí o título do livro: “Dinheiro e Consciência”.
CONTEÚDO
O livro inicia expondo o problema de nossos tempos que você já sabe: crise ecológica, social e financeira.
Segundo Joan Melé, esses problemas surgem pois nossa visão de mundo é baseada em conceitos antiéticos.
Tomemos o conceito de lucro por exemplo. Ao iniciar um empreendimento colocamos o lucro como objetivo final. Se o lucro é o objetivo final, não importará ao empreendedor se o meio ambiente será contaminado ou quais são as condições de trabalho para se alcançar esse lucro. O alerta do autor é que o lucro deve existir, mas não a qualquer custo.
Em seu livro, o autor vai desenvolver mais esse e outros conceitos ensinados nas faculdades de economia como competitividade, lei da oferta e procura. Ele chama atenção para o fato que temos educado os empreendedores na crença da sobrevivência e competitividade. São conceitos egóicos que nos levam a passar por cima dos outros. Joan Melé dirá que esses conceitos econômicos tradicionais não são mais verdades inquestionáveis. Pelo contrário, nossa sobrevivência requer um modelo mais ético de economia e é sobre isso que trata o autor em seu livro.
Listo abaixo algumas ideias que me chamaram atenção à medida que lia o livro. Mas quero enfatizar que esses são alguns pontos selecionados que me chamaram atenção. O livro é recheado de insights. A cada página temos boas provocações que nos convidam à reflexão.
SOBRE CONSUMO
SOBRE POUPANÇA E INVESTIMENTOS
OBSERVAÇÕES
Apesar do autor citar Rudolf Steiner, ele não dá os créditos em sua totalidade. Percebi que algumas ideias tem origem nos livros “O ponto central da questão social” e “Economia Viva” de Rudolf Steiner, já comentado aqui no MediteComigo. Mas diferentemente de Steiner, Joan Melé escreve de forma leve, mastiga, entrega a coisa pronta de forma que absolutamente qualquer pessoa será capaz de entender. Ele traduz em prática cotidiana a teoria exposta por Steiner.
Não quero terminar esse post sem falar do trabalho de capa da designer gráfica Gisela Motta. Ela conseguiu representar muito bem o conteúdo. A lâmpada significa o mundo das ideias. É a nossa mente que só pensa em dinheiro. Colocamos o dinheiro como solução dos problemas. Só que essa lâmpada da capa não acende, não tem o fio incandescente que emite luz. Sem luz espiritual não vivemos.
RECOMENDAÇÃO
Comprei esse livro para meu filho de 16 anos. Recomendo o mesmo. Dê esse livro de presente para alguém e plante uma semente para um mundo mais fraterno e generoso.
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
https://bancaeticalat.com/atlantico/
Eu mudei meu cartão e conta bancária para o banco associativo Sicoob.
https://www.sicoob.com.br/
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Palestra com o autor Joan Antoni Melé em 2017. São 2 horas, mas é muito bom!
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Um livro sobre o nível de consciência necessário à sobrevivência do planeta.
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..