Documentário sobre Edgard Armond. O documentários se inicia logo após uma antiga propaganda, aos 2 minutos. (1 hora e 20 minutos de duração)
A IMPORTÂNCIA DESSE LIVRO
Alguns estudiosos dão como início dos movimentos espiritualistas os estudos de bioenergias por Mesmer (1734-1815), os eventos paranormais em NY das irmãs Fox em 1848 e também as conhecidas mesas girantes. Farsa ou não, tudo isso despertou o interesse de pesquisa de Allan Kardec (1804–1869). Kardec escreve “O livro dos espíritos” em 1857, “O que é o Espiritismo” em 1859, e “O livro dos médiuns” 1861.
O Espiritismo chegou ao Brasil aqui pelos intelectuais que leram esses livros em francês ou estiveram pessoalmente na França. Era coisa bem restrita e levou tempo para se popularizar. Coloco abaixo alguns eventos em ordem cronológica, para que você leitor entenda o contexto da época em que foi lançado o livro “Desenvolvimento mediúnico”:
Então, quando o paulista Edgard Armond (1894-1982) entra no Espiritismo, já havia algum nível de organização pelos centros espíritas mas ainda havia muita coisa a ser organizada. Entre essas coisas estava a necessidade de um método para o desenvolvimento mediúnico. Antes de Edgard Armond não havia um método ou procedimento. Os médiuns sentavam na cadeira e esperavam que os espíritos fizessem tudo do lado de lá. A mediunidade era apenas para os que já a apresentavam aflorada. No máximo, aplicava-se alguma forma de hipnose. Somente a partir de Edgard Armond temos um método objetivo de desenvolvimento da sensibilidade mediúnica que é progressivo, e que objetiva atingir a “mediunidade permanente”. Mediunidade deixava de ser um “dom” e passava a algo possível de ser controlado e refinado. Essa é a importância histórica do livro “Desenvolvimento Mediúnico”, lançado em 1944.
CONTEÚDO
Este não é um livro psicografado. Seu conteúdo é resultado de anos de prática em diversos centros espíritas de São Paulo.
Ele tem um público alvo bem específico: os espíritas que estão à frente de uma casa espírita ou organizadores de grupo de tamanho médio a grande. Edgard Armond pretendia um método padronizado para garantir sucesso e segurança aos alunos interessados. Chamou essa proposta de Método das Cinco Fases, que tentarei descrever rapidamente abaixo.
Na época, esse treinamento era apoiado pela seguinte bibliografia: “Mediunidade”, “Passes e radiações”, “Iniciação Espírita”. Todos escritos integralmente ou com participação de Edgard Armond. São livros que continuam em circulação e são facilmente encontrados.
COMENTÁRIOS
Quando eu, o autor desse post, bati na porta de um centro espírita aqui em Recife, não me explicaram como era o processo. Bem, esse livro talvez sirva para os que assim como eu queriam saber como são organizadas as atividades em um centro espírita. É claro que, passados quase 80 anos, novos elementos foram adicionados e outros retirados, mas não me surpreenderia ver linhas mestras ainda seguindo o formato como proposto por Edgard Armond.
Não só isso. Hoje em dia ninguém mais questiona algumas das ideias apresentadas por Edgard Armond. Elas são aceitas sem grandes questionamentos. Não tenho dúvidas de que seu trabalho extrapolou os centros espíritas e influenciou muita gente de outras escolas espiritualistas.
Aproveitando… Esse método não foi planejado para aqueles que estão na estaca zero e desejam desenvolver o parapsiquismo sozinho, mecanicamente. Poucas escolas lhe aconselharão isso.
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Documentário sobre Edgard Armond. O documentários se inicia logo após uma antiga propaganda, aos 2 minutos. (1 hora e 20 minutos de duração)
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Instruções espíritas para a prática da mediunidade e organização de grupos.
Ir ao postUma visão espírita sobre as origens e evolução da raça humana. Inaugura...
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..