CONSCIÊNCIA COSMOÉTICA

Sub-título: Recorte bibliográfico dos autores da Conscienciologia

Definição. Cosmoética é a especialidade da Conscienciologia que estuda a moral cósmica, multidimensional, expressando a holomaturidade da conscin, situada além da moral social, intrafísica no emprego da comunicabilidade, especialmente quanto aos comportamentos evolutivos, definidores do discernimento máximo.” (pág 28)

Você entende o parágrafo acima? Faz sentido para você?
Se não entende ou se não faz sentido para você talvez seja melhor começar com leitura mais básica. O livro é todo assim com esse linguajar. Exige conhecimentos prévios de Conscienciologia. E diferentemente de outras publicações da Conscienciologia, esse livro aqui não vem com explicações dos conceitos básicos.

Mas não seria a Cosmoética um conceito básico?
Sim e não. É básico no sentido de estar na base, de fundamentar diversos argumentos e também no sentido de prioridade de atenção. Mas nem sua teoria nem sua prática são básicos no sentido de ser coisa simples.
Daí a urgência de publicações relativas à Cosmoética.

Faz exatos 40 anos que Waldo Vieira, em seu livro “Projeções da consciência”, citou por escrito pela primeira vez o termo Cosmoética. De lá pra cá, temos apenas citações que mencionam a Cosmoética. O livreto “Consciência Cosmoética“, lançado em 2019, veio preencher essa lacuna. Foi a primeira publicação focada no tema da Cosmoética.

Eucárdio de Rosso coletou o que existia solto por aí até 2016 e compilou essas citações de diversos autores em uma estrutura didática para o leitor. Não fiz uma contagem estatística mas me arrisco a dizer que a maior parte dessas citações é de Waldo Vieira. Evidentemente também encontrarmos idéias do próprio autor.

São recortes, pensatas, frases enfáticas sobre a Cosmoética organizados por temas. De forma geral, cada uma toma um parágrafo.

Infelizmente, a maior parte do conteúdo está mais na moral do que na ética. Mais no intrafísico que no extrafísico. É quase receitinha pronta de como seguir a vida misturado com uma pitadinha de soteriologia (“salvação”). Mas isso não é ruim. É um livro que nos leva à auto-avaliação direta sem arrodeios. E assim o livreto cumpre o objetivo de inserir o leitor no holopense sadio da Cosmoética.

Eucárdio de Rosso é autor veterano, tendo escrito vários livros. É um estudioso da Conscienciologia, conhece sua teoria e prática. “Consciência Cosmoética” é um livro escrito por quem vive dentro do negócio.

É um livro pequeno (veja foto no topo dessa página). Se lê num final de semana.
Não substitui o conscienciograma.

Infelizmente, ainda não consigo comparar esse trabalho com o recém lançado “Cosmoeticologia em 500 citações” do mesmo autor, pois ainda não li esse último. Uma hora farei e publicarei por aqui.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Ética

Uma primeira conversa que nos introduz aos conceitos mais relevantes da ética.

Ir ao post

A Filosofia da Liberdade

O livro que funda o pensar Antroposófico de Rudolf Steiner.

Ir ao post
  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Consciência Cosmoética