“Definição. Cosmoética é a especialidade da Conscienciologia que estuda a moral cósmica, multidimensional, expressando a holomaturidade da conscin, situada além da moral social, intrafísica no emprego da comunicabilidade, especialmente quanto aos comportamentos evolutivos, definidores do discernimento máximo.” (pág 28)
Você entende o parágrafo acima? Faz sentido para você?
Se não entende ou se não faz sentido para você talvez seja melhor começar com leitura mais básica. O livro é todo assim com esse linguajar. Exige conhecimentos prévios de Conscienciologia. E diferentemente de outras publicações da Conscienciologia, esse livro aqui não vem com explicações dos conceitos básicos.
Mas não seria a Cosmoética um conceito básico?
Sim e não. É básico no sentido de estar na base, de fundamentar diversos argumentos e também no sentido de prioridade de atenção. Mas nem sua teoria nem sua prática são básicos no sentido de ser coisa simples.
Daí a urgência de publicações relativas à Cosmoética.
Faz exatos 40 anos que Waldo Vieira, em seu livro “Projeções da consciência”, citou por escrito pela primeira vez o termo Cosmoética. De lá pra cá, temos apenas citações que mencionam a Cosmoética. O livreto “Consciência Cosmoética“, lançado em 2019, veio preencher essa lacuna. Foi a primeira publicação focada no tema da Cosmoética.
Eucárdio de Rosso coletou o que existia solto por aí até 2016 e compilou essas citações de diversos autores em uma estrutura didática para o leitor. Não fiz uma contagem estatística mas me arrisco a dizer que a maior parte dessas citações é de Waldo Vieira. Evidentemente também encontrarmos idéias do próprio autor.
São recortes, pensatas, frases enfáticas sobre a Cosmoética organizados por temas. De forma geral, cada uma toma um parágrafo.
Infelizmente, a maior parte do conteúdo está mais na moral do que na ética. Mais no intrafísico que no extrafísico. É quase receitinha pronta de como seguir a vida misturado com uma pitadinha de soteriologia (“salvação”). Mas isso não é ruim. É um livro que nos leva à auto-avaliação direta sem arrodeios. E assim o livreto cumpre o objetivo de inserir o leitor no holopense sadio da Cosmoética.
Eucárdio de Rosso é autor veterano, tendo escrito vários livros. É um estudioso da Conscienciologia, conhece sua teoria e prática. “Consciência Cosmoética” é um livro escrito por quem vive dentro do negócio.
É um livro pequeno (veja foto no topo dessa página). Se lê num final de semana.
Não substitui o conscienciograma.
Infelizmente, ainda não consigo comparar esse trabalho com o recém lançado “Cosmoeticologia em 500 citações” do mesmo autor, pois ainda não li esse último. Uma hora farei e publicarei por aqui.
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
O livro "Consciência Cosmoética" se consegue direto com o autor: https://www.facebook.com/eucardio.derosso
COSMOETICOLOGIA EM 500 CITAÇÕES
Livro do mesmo autor, no mesmo tema. Pela Editares. https://editares.org.br/livro/cosmoeticologia-em-500-citacoes/
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
paulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..