BECOMING FULLY HUMAN

Sub-título: The significance of Antroposophy in contemporary spiritual life

“Becoming fully human”, ou em português “Tornando-se completamente humano”, contém a transcrição de palestras realizadas por Rudolf Steiner (1861-1925) entre 7 e 12 de abril de 1922. Nessa data, a Antroposofia já tinha praticamente 10 anos de fundação e, com isso, temos um Steiner que, diferentemente de outros livros, já falava em resultados alcançados e não só de uma vaga teoria.

Depois de 100 anos guardadas em alemão, somente agora, em 2022, 4 dessas 6 palestras foram traduzidas para o inglês pela primeira vez. Para mim, uma grande surpresa, pois, ao meu ver, trata-se de um importante livro de Antroposofia que coloca de forma clara como nascem suas práticas, como é a observação antroposófica, o que distingue a Antroposofia de outros caminhos como a Gnose, e por que a Antroposofia está adequada aos nossos tempos.

DO QUE TRATA O LIVRO?
Steiner observou que ao longo da história desenvolvemos ciência, as artes, a vida social, moral e religião de forma independente. Essas áreas não conversam entre si. Progrediram separadamente, cada uma em seu quadrado. Ele sustenta que cada uma dessas áreas também existem no homem, e frequentemente também se encontram como partes desconectadas. Tornamo-nos completamente humanos somente quando unimos essas partes em nós, isto é, religião com cientificidade, com as artes e com a moral.

Muitos irão se lembrar do filósofo e sociólogo Edgar Morin, notório por propor que na educação não se compartimentalizem matérias escolares. No entanto, na época das palestras de Steiner, Edgar Morin sequer tinha nascido. Há sim alguma semelhança entre as propostas desses dois senhores, mas Steiner irá desenvolver essa ideia com uma visão espiritualista bem mais ampla e trará exemplos concretos já realizados pela Antroposofia além da educação.

O primeiro exemplo citado das conquistas da Antroposofia é com a arte, em especial a escultura e a Euritimia. O palestrante austríaco nos convida a uma visão radical sobre individualidade, religião e artes. Depois, partirá para como a Antroposofia entende matemática, história e o corpo humano.

Steiner vai além do indivíduo e vê os efeitos na sociedade. Explicará que o fortalecimento de uma mentalidade científica que busca respostas no externo constrói em nós um padrão de pensamento que se repete quando nos olhamos para o social nos fazendo buscar como solução organizações e estruturas sociais externas. Na verdade, o que precisamos é de um trabalho interno que nos dê uma percepção social, pois o homem não será entendido como entendemos a mecânica de um relógio, muito menos as dinâmicas sociais.

“Becoming fully human” não é um mero resumo de anos de trabalho. É um livro para quem quer entender o sentido da Antroposofia e o que a diferencia. Não é um livro que vai lhe introduzir nos conceitos básicos da Antroposofia.

REQUISITOS
Exige conhecimento dos corpos sutis apresentados no livro “Teosofia“, já comentado aqui no Medite Comigo. Seria bom que o leitor já tivesse sido apresentado aos conceitos de Imaginação, Inspiração e Intuição como temos em “O conhecimento dos mundos superiores“. Sem saber o que são essas três níveis de cognição, o leitor não conseguirá acompanhar as palestras.

Além disso, ler as transcrições das palestras exige o que chamo de “leitura autêntica“. Isto é, requer que você coloque de lado todas as suas verdades, requer mente aberta. Não será frutífero confrontar cada parágrafo com as verdades que existem na sua mente. É preciso dar um voto de confiança e seguir.

EXPERIÊNCIA PESSOAL
Ao ler este livro, entendi por que a Antroposofia possui tantas aplicações práticas. Ela parte de um ponto central unificado e não da periferia. Dito de outra forma, ela não parte de conceitos separados que, juntos, querem explicar um todo e dar sentido à natureza. O que dela surge não nasce do intelecto com conceitos partidos, mas nasce da Imaginação, da Inspiração e Intuição. Ou seja, essas cognições configuram a situação de partida que é a do ser completamente humano.

Revendo as anotações que fiz em um papel encontrei escrito: É um livro fantástico! Para ser lido e relido.

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Teosofia

Um grande clássico que nos introduz a conceitos básicos e avançados. Escrito...

Ir ao post

Verdade e Ciência

Uma preparação para se alcançar a Filosofia da Liberdade de Rudolf Steiner

Ir ao post

Os Limites do Conhecimento Científico

Em 8 palestras Steiner fala de temas como intuição, imaginação e razão....

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO

paulo@meditecomigo.org

Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Becoming Fully Human