IDEIA PRINCIPAL:
O espiritismo religioso que você conhece não é o espiritismo original como proposto por Kardec. O espiritismo de Allan Kardec foi alterado e somente desde muito recentemente (2019) está sendo recuperado. O autor chega a afirmar: “Os livros ditos espíritas tratam de tudo menos dos princípios espíritas”.
Apesar da ideia principal serem as alterações, você não vai encontrar no livro “Autonomia” uma lista organizada e objetiva contendo essas alterações. Elas estão diluídas pelas mais de 650 páginas do livro. Eu tomei a iniciativa de criar uma lista de alterações à medida que ia lendo o livro e assim acabei ultrapassando o tamanho pretendido para mais esse post resumo.
SOBRE OS AUTORES:
Apesar de ser uma obra assinada por um único indivíduo, Paulo Henrique de Figueiredo, ela é resultado do trabalho de muita gente. Teve o apoio de professores universitários, historiadores, jornalistas, apoio da FEAL (Fundação Espírita André Luiz), da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, do Centro de Cultura Documentação e Pesquisa do Espiritismo além de grupos sediados na Argentina e França.
Não é um livro psicografado. É um livro totalmente baseado em documentos que inclusive foram digitalizados e disponibilizados para os leitores.
CONTEÚDO:
“Autonomia” é uma viagem no tempo. De Kardec (1804–1869) até 2019.
No início de seu trabalho, em uma sessão mediúnica, Kardec foi avisado pelos espíritos que seus ensinamentos seriam distorcidos. Kardec passou a tudo documentar e manteve consigo durante sua vida uma pasta com documentos chave para futuramente serem consultados. Esses documentos foram entregues a um colega francês mais próximo, alinhado com suas idéias.
Ao mesmo tempo, Paulo Henrique Figueiredo nos conta sobre o trabalho de pesquisa de Canuto de Abreu (1892-1980) que em suas viagens pela europa se interessou pelo espiritismo. Após a guerra, Canuto de Abreu volta à europa e inicia uma busca pelos integrantes que participaram da fundação do espiritismo e que ainda estavam vivos. Canuto volta com literalmente milhares de documentos. Para a surpresa do leitor, Canuto de Abreu conhece esse francês já idoso que guardava os tais documentos originais guardados de Kardec e os entrega para Canuto de Abreu. Os documentos originais de Kardec chegam então ao Brasil com Canuto de Abreu e só foram revelados recentemente.
A primeira parte do livro é a história dos documentos em si. E como chegaram no Brasil. É uma história empolgante cheia de surpresas. Fica difícil parar de ler. Os personagens são os nomes mais conhecidos do espiritismo incluindo o surpreende encontro com o filho adotivo de Chico Xavier (Eurípedes Reis) com mensagens de Emmanuel sobre esse tema da distorção dos ensinamentos.
Finda a primeira parte, o livro se aprofunda na história da filosofia, nas inovações ideológicas propostas por Kardec, na história da pedagogia e academia francesa. Finaliza com detalhes da fundação do movimento espírita no Brasil e como seus ensinamentos foram cada vez mais distorcidos.
O livro é sólido. Não é conteúdo “fofo”, especulativo. Essa solidez se dá pelo formato argumentativo escolhido pelo autor. Sempre inicia um tópico com a transcrição de trechos de livros, cartas e documentos (alguns inéditos até 2019). E encerra o argumento com seus comentários. Todos os documentos possuem um link para sua versão digitalizada que podem ser acessados pelo leitor.
ORIGINALIDADE:
Muitos dos documentos originais de Kardec só foram revelados agora no Brasil com o lançamento do livro. Sob o ponto de vista histórico, documental, o livro é não apenas original mas um marco divisório.
O tema das alterações em si não é de todo uma grande novidade. As mudanças das alterações já vinham sendo timidamente denunciadas desde 1884 pela União Espírita Francesa. No Brasil, já existia grupos de trabalho para recuperar as alterações do livro “A Gênese”. Ou seja, o tema das alterações da doutrina já não é uma novidade para os dirigentes das instituições espíritas brasileiras.
Para o público em geral, seja ele espírita ou não, o livro será uma grande e boa surpresa. O livro é um sucesso. A primeira edição lançada em agosto de 2019 esgotou em apenas duas semanas. É um feito mesmo para o grande mercado consumidor de livros espíritas.
CARACTERÍSTICAS:
Apesar do livro ser grande, não é cansativo. A narrativa é empolgante.
O livro não é doutrinador. Não vai ficar pregando o espiritismo.
PONTOS NEGATIVOS:
Também recomendo para os veteranos uma vez que alguns dos desvios dos ensinamentos são grandes. Vou dar um exemplo. Preste atenção:
“o passe espiritual, requer somente a prece que evoca os bons Espíritos e a concentração e o exercício da vontade benevolente de quem o recebe, não necessitando da atuação de um passista, ou magnetizador espírita.”
Isso é totalmente oposto ao que vemos nos centros espíritas com os passistas desempenhando movimentos com as mãos para cima e para baixo.
Portanto, me arrisco a dizer que este livro é obrigatório para se entender o Espiritismo.
AS FORÇAS CONTRÁRIAS AO ESPIRITISMO DE KARDEC:
O autor Paulo Henrique Figueiredo, não vai poupar ninguém e aponta as forças e atores que foram contrários ou que influenciaram negativamente para que o espiritismo se distanciasse do original proposto por Kardec. Foram eles: Roustaing, FEB (Federação Espírita Brasileira), Bezerra de Menezes, a teosofia de Helena Blavatsky, Leymarie, Ramatís, mudanças no sistema de ensino superior promovidas pela igreja católica no comando de Napoleão, além dos espíritos apegados aos conceitos do velho mundo (igreja católica).
AS CARACTERÍSTICAS INOVADORAS DO ESPIRITISMO DE KARDEC:
Muitas das idéias que são atribuídas ao espiritismo não nascem do espiritismo. Muitas vem de antes de Kardec como do espirutalismo racional e da psicologia experimental, que foram duas correntes de pensamento importantes da França antes da primeira guerra.
Kardec inova com seus estudos da alma nos períodos fora do corpo, entre vidas, depois da morte. Inova trazendo pela primeira vez no universo ocidental que o homem não tem uma constituição dupla mas tripla com a revelação do perispírito. De certa forma, quase tudo isso já existia na Índia e outras culturas, mas na Europa foi uma grande inovação. O próprio Kardec diz que o Espiritismo não tem nada de novo e que todos os seus ensinamentos encontram-se fragmentados nas escolas da Índia, Egito, Grécia e inteiramente nos ensinamentos do Cristo.
Contudo, o Espiritismo vem confirmar, demonstrar por fatos, recuperar o verdadeiro sentido que foram com o tempo distorcidas até mesmo nessas escolas orientais antigas. As forças de distorção, contrárias à evolução planetária vêm agindo desde sempre em tudo que é libertador.
Listo abaixo essas características inovadoras que encontrei ao longo do livro “Autonomia”:
AFINAL QUAIS FORAM ESSES DESVIOS?
De forma geral as alterações focam em remover os fundamentos que mencionam a moral autônoma. Kardec era contra a submissão, fé cega e contra os hábitos religiosos. Esse é o ponto central e que dá nome ao livro.
O livro “Gênese” de Allan Kardec sofreu mais de 400 alterações. O autor citará as principais alterações mas os interessados devem procurar outra fonte específica para esse assunto. Clique aqui para um publicação disponível sobre isso.
Vamos à lista.
Desvios conceituais:
Desvios de ordem prática e estruturais:
CONCLUSÃO:
Para mim esse livro preenche muitas lacunas. Eu tinha uma vontade imensa de saber como foi que o espiritismo se desenvolveu desde Mesmer até hoje em dia. Como se deu o desenvolvimento das idéias de fluido tais como fluido vital, fluido cósmico universal, fluido espiritual, suas diferenças.
Depois de tanta coisa fica a pergunta: Porque os espíritos evoluídos deixaram que a coisa descambasse tanto? A resposta, pelo que entendi do livro, é que a evolução tem que ser através de conquistas autônomas. Um espírito que chegasse forçando como as coisas deveriam acontecer seria uma atitude de evolução heterônoma, diferente do princípio básico da evolução: a autonomia.
Sobre a edição: A primeira edição lançada em agosto de 2019 esgotou em duas semanas. Um feito mesmo para o grande mercado consumidor de livros espíritas.
paulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..