Entrevista com o autor (1 hora)
O termo Autenticidade Consciencial se refere ao estado da consciência quando livre de enganos, ilusões, corrupções. É o estado de “eu puro”. Esse é um tema presente em todas escolas de sabedoria tradicionais. Mas como “Autenticidade Consciencial” é um livro da Conscienciologia, a abordagem que encontraremos é diferenciada. É essencialmente mental e considera aspectos da multidimensionalidade e da cosmoética.
Diz o autor que “a autenticidade é determinada pela coerência entre a comunicabilidade da consciência e os atos ou para-atos ratificados pelas energias conscienciais”. Vou traduzir. A autenticidade acontece nas relações com pessoas de carne e osso e também com consciências extra-físicas (espíritos). Quando somos autênticos as energias que emitimos e nossas manifestações estão em sintonia. A manifestação autêntica é portanto coerente.
A autenticidade consciencial é um estado ético sem espaço para deturpações movidas por interesses ou por influências externas de qualquer ordem.
CONTEÚDO
O livro foi escrito em menos de um ano, mas as pesquisas, até ganharem forma de livro, tomaram quase uma década. Tony Musskopf buscava responder algumas perguntas. Porque acobertamos nosso verdadeiro eu? Porque criamos empecilhos para enfrentar a realidade? Como podemos ser consciências autênticas perante nós mesmos?
As respostas para essas perguntas foram publicadas de forma super-resumida no verbete de mesmo nome, “Autenticidade Consciencial” (PDF disponível para download clicando aqui). Já seu livro é a explicação desse monte de palavras a princípio confusas e soltas que vemos no verbete. Essas explicações estão dispostas em literalmente uma centena de aspectos. Cada aspecto vira um capítulo de no máximo 3 páginas (veja o índice no topo dessa página). Apesar de ser volumoso com suas 376 páginas, não é prolixo.
Os céticos que estão de fora do caminho espiritual tendem a afirmar que essas publicações se tratam de auto-ajuda. Seria um erro pois aqui não há panos quentes ou argumentos emocionais. O livro foi escrito ao modo da impacto-terapia, sem misticismo e sem expressões adocicadas. O conscienciólogo saberá que o livro “Autenticidade Consciencial” se trata de um valioso suporte para sua autopesquisa e para ampliar sua lucidez.
Apesar da abordagem multidimensional que o difere de um livro de psicologia, este não é um livro com exercícios energéticos ou relatos de experiências pessoais do autor no extra-físico. Encontramos nada disso. É 100% prático no sentido de convidar o leitor a promover a auto-observação do próprio pensar e de sua vontade.
DISCORDÂNCIA:
A QUEM SE DESTINA
O autor optou pelo estilo de escrita característica da Conscienciologia. Isso por si só é o suficiente para restringir o acesso ao grande público. E é isso mesmo. Me parece que o livro foi concebido para aqueles que já eliminaram traços nosográficos grosseiros, ou para aqueles que já tenham respostas à suas questões existenciais básicas. Ao meu ver, esta obra será de maior proveito para os que estão em momento evolutivo de superação de traços nosográficos mais refinados.
Em suma, não é um livro de como resolver questões. E sim de onde posso melhorar.
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Entrevista com o autor (1 hora)
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
O verbete Autenticidade Consciencial pode ser baixado aqui (PDF, 4 páginas, 234KB)
http://www.meditecomigo.org/wp-content/uploads/2023/01/Autenticidade-Consciencial.pdf
Quase todos os verbetes da Conscienciologia foram debatidos e estão disponíveis no Youtube. Basta procurar com a palavra chave "tertúlia" seguida do nome do verbete. Já os textos dos verbetes em formato PDF estão no link http://encyclossapiens.space/buscaverbete/
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Recorte bibliográfico de autores da Conscienciologia sobre a cosmoética: A ética maior,...
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..