AS 3 VIAS E AS TRÊS CONVERSÕES

Este livro é um resumo da obra “As três idades da vida interior do teólogo francês Réginald Marie Garrigou-Lagrange (1877-1964). Garrigou-Lagrange foi padre dominicano. Os dominicanos são católicos que pregam a palavra de Jesus, vivem em convento, fazem votos de obediência, pobreza e castidade.

O autor apresenta aqui aspectos da vida da alma, das diversas conversões pessoais e das purificações pelo que passa o cristão. Sempre embasado na teologia de São Tomás de Aquino.

Garrigou-Lagrange utiliza a divisão costumeira do progresso espiritual em 3 vias, aceita desde Santo Agostinho e Dionísio. Essas 3 vias são bem conhecidas nos estudos da mística cristã: purificação dos sentidos (onde perdemos o interesse pelas coisas do mundo), a purificação do espírito (para remover as “marcas do velho homem”) e a união com o espírito de Deus.

Como em demais livros da mística cristã o autor fará muitas referências às escrituras, à Sto. Agostinho, Tomás de Aquino, São João da Cruz e Santa Catarina de Sena. Mas a originalidade dessa obra está nos seguintes pontos:

  • Na ênfase das crises entre as etapas. A transição entre as fases faz surgir crises bem características entre uma e outra.
  • No paralelo com o caminho evolutivo dos Apóstolos.
  • E na relação da evolução espiritual com a idade física em 3 setênios até os 21 anos de idade.

As “3 vias e as três conversões” é o traçado, a explicação do caminho. É livro pequeno que se lê em um final de semana. É fácil de ser lido. Garrigou-Lagrange escrevia para o leigo. Mas não é um livro introdutório pois como dito anteriormente esse livro é um resumo da obra “As três idades da vida interior” que tem 1.500 páginas. Recomendo que o interessado tenha antes uma visão geral da mística cristã, caso contrário poderá ficar um pouco perdido na leitura.

ADVERTÊNCIA:
É preciso dizer que este livro não agradará aos curiosos. Se a pessoa ainda não decidiu promover com toda vontade uma reforma íntima, se é cristão de fim-de-semana então não gaste seu tempo e dinheiro. Assista ao vídeo que selecionei abaixo e tenha um gostinho do que se trata.

Nesse livro e em demais livros da mística cristã, você não vai encontrar regras ou fórmulas de oração. O caminho é humildade, desapego, contemplação, entrega, oração, caridade. Conhecer-te a si mesmo, a Deus e o amor de Deus. De forma geral, o livro mostra que evoluir requer esforço e muita dedicação.

O que tem aqui é muito mais uma descrição do que acontece no nível da personalidade e os desafios encontrados no caminho. Tudo muito alto nível. Você não encontrará aqui descrições do que acontece com os corpos sutis, muito menos sobre a dinâmica da consciência, como vemos em um Yoga Sutras, ou na Conscienciologia.

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

Resumo de Alessandro Silva (6 minutos)

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Graus de Oração

Conheça os principais fenômenos que acompanham os diferentes estágios evolutivos sob a...

Ir ao post

Introdução à Mística

Conheça o panorama geral da mística cristã e a contribuição dos principais...

Ir ao post

As variedades da experiência religiosa

Um clássico absoluto que trata das experiências religiosas e místicas sob o...

Ir ao post

Ministério de Cura para Leigos

Um panorama de como acontece a cura na visão católica.

Ir ao post
  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

As 3 vias e as três conversões