AOS QUE DESPERTAM

O que acontece quando chegamos no estado de puro eu? Como é entrar nesse estágio? A resposta está nas quase 200 páginas de “Aos que despertam”, do paulista José Hipolito Trigueiro Neto (1931-2018).

“Aos que despertam” trata dos processos que se dão ao se atingir uma determinada etapa do caminho de desenvolvimento espiritual. É quando o aspirante já percebe a luz. Quando não se quer nada mais pessoal. E quando pretende uma vida impessoal buscando harmonia com forças cósmicas e o trabalho junto com seres mais elevados. Dito de outra forma, esta etapa é “quando o eu consciente é absorvido na alma e a energia da mônada começa a se fazer presente“.

Não entendeu? Forças cósmicas, mônada, eu consciente, hierarquias, raios de energia… Esse é o tipo de linguagem utilizada por Trigueirinho em seu livro. O leitor que não está habituado poderá recorrer ao “Glossário esotérico” do mesmo autor.

O livro é esotérico, místico. No vídeo que coloquei mais abaixo nessa página você tem comentários do próprio autor para uma degustação.

CONTEÚDO
O livro começa com a descrição desse estado, suas crises, necessidades, da participação no atual momento evolutivo do planeta.

O autor não sugere método para os que querem chegar nesse tal estado pois os métodos normalmente tenderão a tolher o desenvolvimento. Mas algumas recomendações podem ser pescadas em seus vários livros e palestras. Cito algumas que encontrei nesse livro: em primeiro lugar, Trigueirinho dará importância ao silêncio. Estar em silêncio principalmente para as próprias ideias e conceitos. O autor dá muita importância à oração. Nos sugere trocar a busca de realização pessoal por entrega devota ao Supremo. Em resumo: esvaziamento e entrega.

Temos nesse livro um outro assunto que Trigueirinho tanto fala. É sobre a cura espiritual. Essa é uma modalidade de cura diferente daquela que conhecemos por “cirurgias espirituais”. Essas se dão num nível de consciência abaixo da cura que Trigueirinho se refere. Na cura de Trigueirinho só há observação e desprendimento. Não há sequer a vontade de curar uma outra pessoa, pois todo querer já parte do nível do ego, e de lá dificilmente saímos.

As últimas 65 páginas compõem um epílogo com relatos de como um curador percebe uma cura espiritual em ação. Tirei coisas positivas desses relatos, mas para mim foi muito cansativo pois esses relatos falam de luzes, efeitos e mais misticismo. Senti falta de uma linguagem objetiva com termos mais claros. Entendo que o curador não deve ficar preso no intelecto durante o momento que acontece a cura, mas o relato posterior poderia sim ter sido melhor contado.

Este é um livro de conteúdo único. Os leitores que estão despertando vão encontrar nele algumas pérolas que valem a leitura. O livro é um excelente apoio e estímulo se o leitor já iniciou o contato com seu corpo de luz.

FORMA
Depois de discorrer por esses temas mencionados acima, da metade em diante, os capítulos serão compostos de versos e aforismos, isto é, parágrafos curtos que resumem a ideia que o autor quer apresentar. Parece que ele foi juntando esse material ao longo do tempo e nos trouxe agora organizados.

Algumas informações se repetem. Poderia ser reduzido a 15 páginas de informações úteis, mas não é esse o objetivo. O livro não pretende ser uma fonte de informações que transformará sua mente concreta. Na verdade, esvaziar a mente concreta já é um requisito para se ler o livro.

A QUEM SE DESTINA
Alguns classificarão pejorativamente esta publicação como mais uma besteirada da “Nova-Era”.

De fato, se classifica como Nova-Era uma vez que podemos fazer paralelos com várias linhas de ensinamento. Trigueirinho é cristão. Na Europa conheceu Paul Brunton e sofreu influência da Teosofia. Se aproxima da Antroposofia em alguns assuntos como: visão evolutiva, o papel do Cristo, a palavra-certa, o corpo de luz, a superação do intelecto. Apresenta a “ambição espiritual” de forma mais simples que o “materialismo espiritual” de Rinpoche Chögyam Trungpa (ver aqui). Apresenta ideias como as que vemos no Yoga Sutras.

Mas seria um erro ficar nessas comparações conceituais. Trigueirinho é um dos poucos autores que joga o nível da conversa lá pra cima, e por isso não fala de corpos energéticos como se ensina na acupuntura da Medicina Chinesa. Triqueirinho não desce para o nível das psicoterapias. Nem se interessa pela comunicação com espíritos, pois assim como a cura já mencionada acima, a doutrinação de espíritos passa pelo ego. Trigueirinho não argumentará buscando a lógica racionalizante do parapsiquismo como encontramos na Conscienciologia. Muito menos movimentos corporais da Yoga comercial.

Há uma total ausência de necessidade de afirmação e talvez por isso seja mais leve e bem menos intelectualizado que todas essas linhas. Trigueirinho é um místico. Escreve para os que estão prontos para superar tudo isso que é emocional, psicológico ou intelectual. Se esse é o seu caso, recomendo a leitura.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:

Em 4 minutos os principais temas de espiritualidade para você conhecer a “pegada” desse simpático senhor.

Trigueirinho fala sobre o livro “Aos que despertam”. (44 minutos)

Trigueirinho conta um pouco de sua história. Tem que dar um desconto para o fundo musical escolhido pela rádio (57 minutos)

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

O self perfeito e a Nova Era

O perfil do praticante da espiritualidade contemporânea é mapeado nesse livro fruto...

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO

paulo@meditecomigo.org

Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

Aos que despertam