Em 3 minutos, os comentários de Elisama Santos sobre o livro “Amo você sendo quem sou”.
MOTIVAÇÃO
A gente lê esses livros que nos ensinam a ser pessoas melhores e aí tentamos instaurar em nossas vidas hábitos mais sadios, mais elevados. É a tal da reforma íntima. Infelizmente esses novos hábitos algumas vezes não são bem recebidos pelos outros. Aos olhos dos outros você vira um estranho ou até mesmo um chato. E na mesma medida, você já não sente mais atração e quer mais é evitar algumas situações. Esse distanciamento é natural. Mas de verdade, gostaria que acontecesse com todo o cuidado possível, sem traumas ou conflitos desnecessários. Foi então que me deparei com esse livro cujo título já diz muito: Amo você sendo quem sou.
O AUTOR
Fui atrás de saber quem é o autor. Eu estava por fora. Marshall Rosenberg escreveu nada mais, nada menos que o best-seller Comunicação Não Violenta (CNV). Você já deve ter lido ou ouvido alguém falar dessa Comunicação Não Violenta. Sujeito famoso. Dei crédito porque ouvia bons comentários da CNV. Comprei o livro. Mas não foi bem o que eu esperava. No final desse post explico.
O LIVRO
“Amo você sendo quem sou” são trechos selecionados das dúvidas dos praticantes de Comunicação Não Violenta (CNV) em situações corriqueiras do trabalho e vida íntima. Me parece que foi escrito visando ao aprimoramento de quem já conhece a CNV. Eu não conhecia a CNV mas pude aproveitar a leitura pois os principais conceitos são constantemente revistos nas respostas que Marshall Rosenberg dá aos seus alunos.
CONTEÚDO
Percebi que a CNV é um padrão de comunicação sistematizado montado em 3 eixos que vemos expressos no título: amor, os outros, e ser quem somos.
Comento abaixo na ordem inversa:
1 – SOBRE SER QUEM SOMOS: A base da CNV é a auto-observação e assim pensamos melhor sobre nós e o mundo. Ao reconhecer nossos impulsos e sentimentos ganhamos capacidade de redirecionar nosso próprio caminho tendo a chance nos posicionar melhor no mundo.
2 – SOBRE OS OUTROS: Em uma conversa devemos levar em consideração os sentimentos dos outros pois eles indicam necessidades não atendidas. Esse é um ponto crucial. Ao ser criticado por outra pessoa ao invés de me colocar como vítima devo ouvir a queixa como indicativo da existência de uma necessidade não atendida. Sabendo da necessidade do outro posso atuar proativamente na resolução do conflito.
3 – SOBRE AMOR: Para Marshall Rosenberg, amor não é um sentimento. Amor é algo que se faz de forma livre e sincera. Ele define amor da seguinte forma: “Amor não é negar a si mesmo para fazer tudo pelo outro, mas, sim, expressar honestamente os seus sentimentos ou necessidades, e receber com empatia a expressão dos sentimentos e necessidades do outro”.
Esse conceito de amor fica restrito ao nível psicológico. Não há transcendência ou superação do ego. Há sim um encontro com o ego e sua reeducação. É nesse nível que o autor se mantém por todo o livro.
Apesar de não haver transcendência o livro é sim um apoio ao desenvolvimento espiritual pois a adoção de hábitos saudáveis externos facilita a nossa evolução interna. Da mesma forma que os manuais de conduta dos antigos mosteiros (veja aqui um desses manuais), a Comunicação Não Violenta é uma versão moderna disso aplicado ao contato verbal no dia a dia.
DISCORDÂNCIA
Nem tudo são flores.
RECOMENDAÇÃO
O livro não é o que eu buscava. Eu tinha uma necessidade não atendida. Busco elevar o núcleo da consciência. Apesar da CNV não atender essa minha necessidade, encontrei nela uma excelente ferramenta para meu “cinto de utilidades evolutivas” que posso usar em todas as situações daqui para frente.
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
Logo na primeira página do CNV Brasil você tem a descrição do que é a Comunicação Não Violenta. Veja lá em: https://www.institutocnvb.com.br/
O livro Comunicação Não Violenta
Disponível na Amazon clicando aqui.
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
Em 3 minutos, os comentários de Elisama Santos sobre o livro “Amo você sendo quem sou”.
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
paulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..