MOTIVAÇÃO
Ouvi muitos conselhos para não perder tempo com mitologia. Que mitologia é fantasia. Que existem formas mais confiáveis de se entender o homem como a psicologia, a filosofia ou a própria história. Bem, na escola de minha filha, as crianças estão sendo apresentadas às mitologias de diversos povos. Foi a desculpa que eu precisava para me aproximar e estudar um pouco sobre o assunto.
Meu ponto de partida, o que eu já sabia, era que um mito nos fala sobre situações recorrentes às quais se depara o ser humano em todos os tempos, em todas as culturas. Com isso em mente busquei escolher um livro com uma abordagem histórica.
Já tinha lido um outro livro da ex-freira Karen Armstrong. Ela tinha esse livro com abordagem histórica. Fui lá e comprei “A Short History of Myth”, ou “Uma Breve História dos Mitos” e quero comentar aqui.
CONTEÚDO
Nas primeiras páginas Karen Armstrong sai em defesa dos mitos. Afirma ela que um mito nunca tentou convencer utilizando ou buscando razão. Pelo contrário, um mito quer superar a forma padrão de pensamento intelectualizado.
Karen continua. “E se a vida for mais que essa racionalidade?”. Um mito quer nos alimentar com novas possibilidades, potencializa nossas vidas e tem até função terapêutica. Em resumo, um mito quer nos fazer mais humanos. Meu lado Antroposófico adorou.
Após essa curta introdução, o estudo histórico de Karen Armstrong começará lá atrás no tempo observando as pinturas rupestres dos Neandertais. Nos Neandertais encontramos aspectos que continuarão existir daí para frente ao longo da civilização tais como:
Lançadas essas bases, a autora faz uma apresentação cronológica da civilização e como seus desafios e cosmovisão foram dando forma aos mitos. O leitor verá que esses mitos surgem de forma semelhante em diferentes regiões geográficas.
O livro está organizado em períodos históricos até nossa contemporaneidade de tecnologia e pouca religiosidade. Avançamos na lógica mas ficamos atrasados espiritualmente. Surge um vazio no homem que é estimulado a preenchê-lo com vícios e consumo. Buscamos um herói nos cinemas ou na política pois sem mitologia não despertamos em nós a energia do herói necessária para enfrentar nossas sombras.
São temas abordados no livro: o caminho do herói, o masculino e o feminino, a relação homem-natureza, urbanização, a relação homem-divindades, as origens da vida, a mãe Terra.
“A Short History of Myth” é para quem quer estudar sobre mitologia. Não é um compilado de histórias mitológicas.
RECOMENDAÇÃO
Aprendi com esse livro que o encontro com um mito seja através de uma “contação de histórias” ou através de uma leitura requer a hora certa. Você não deve pegar uma história mitológica e ler para um jovem ou até mesmo para um adulto. É feito um processo iniciático ou terapêutico que exige a hora adequada de ser aplicado. Sem isso ele perderá seu efeito. Me deu certeza de ter colocado minha filha numa escola Waldorf que apresenta as mitologias com o cuidado dessa hora certa.
Aprendi que as histórias mitológicas nos põe num lugar de fantasia onde nossos pensamentos vão criar novas possibilidades de realidade que no dia a dia são impossíveis. Uma dessas possibilidades é a vida em sociedade. Mitologia nos permite uma visão de mundo menos centrada em nossos interesses pessoais. Amplia nossas simpatias. Nos permite viver mais intensamente no mundo real.
Esses dois aprendizados acima deveriam ser suficientes para eu recomendar o livro. “A Short History of Myth” é uma história bem contada e entrega a promessa de dar uma visão introdutória em mitologia. Mas sendo bem sincero, a quantidade de histórias e personagens que encontramos no livro vai além do meu interesse pessoal. Às vezes me pegava torcendo para o livro acabar.
Fiquei pensando em resumir esse livro com um pensamento mitológico que acabo de criar: Esse livro, assim como a história do homem é comparável à de uma estrela. Começa cheia de brilho e depois vai esfriando até apagar.
posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:
Fábulas contadas pelo mestre hinduísta Paramhansa Yogananda
Ir ao postA história do conceito de Deus. Um livro de fatos históricos, caminhos...
Ir ao postSwami Vivekananda nos conta as principais fábulas e histórias clássicas do hinduísmo...
Ir ao postpaulo@meditecomigo.org
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..