A essência do Bhagavad Gita

Sub-título: Explicada por Paramhansa Yogananda

Trata-se de mais uma edição do Bhagavad Gita, romance clássico hindu. O Bhagavad Gita é um trecho retirado de outro grande épico religioso hindu chamado Mahabharata – de autoria atribuída a Dvapayana Vyasa – onde a história principal é o diálogo entre Arjuna (o ser humano comum) e Krishna (a personificação de Deus). O Bhagavad Gita então é talvez o volume mais importante dentro de toda a obra do Mahabharata, e por isso mesmo foi devidamente “sacado” do texto original para ganhar vida como uma obra solo.

As edições existentes do Bhagavad Gita possuem duas caraterísticas distintas: ou é a tradução limpa e completa da obra original, sem comentários, ou é uma tradução acompanhada das explicações de seu editor. Este nosso livro faz parte do segundo tipo e algo curioso precisa ser dito: Yogananda e seu discípulo Kriyananda passaram anos escrevendo os rascunhos deste trabalho. Kriyananda comenta que seu mestre Yogananda lia trechos do Bhagavad Gita original e em seguida – com seu próprio conhecimento, recebido de seus mestres e de seu guru Sri Yukteswar – explicava para seu discípulo o significado daquela passagem específica. O trabalho de Kriyananda era passar tudo para o papel.

Yogananda faleceu em 1952 sem nunca ter conseguido finalizar este trabalho, por este motivo, Kriyananda teve a responsabilidade de compilar e editar o material para que pudesse ser publicado. Kriyananda conta ainda que, durante a finalização do livro, percebia constantemente a presença espiritual de seu mestre apontando dicas e dando mais informações para o conteúdo do livro sob a forma de insights.

O resto é o Bhagavad Gita já muito divulgado mundo afora e conhecido por quase todos os leitores que se aventuram na espiritualidade e nos conhecimentos hindus. Aliado, obviamente, aos detalhes explicativos impecáveis do grande mestre Yogananda. Se você nunca ouviu falar do Bhagavad Gita, saiba que se trata de um romance salpicado de ensinamentos espiritualistas ocultos. É o diálogo entre o homem simples e Deus, nas figuras do guerreiro Arjuna e seu ídolo espiritual Krishna. A cadência deste diálogo se desenrola num campo de batalha, e Krishna está constantemente orientando Arjuna sobre qual o melhor caminho a trilhar, sobre seus medos, sobre suas vulnerabilidades, sobre a aventura de ser apenas mais um ser humano na superfície deste planeta. Ao longo da conversa, Krishna vai descrevendo vários segredos e virtudes da filosofia yogue, e como Arjuna deve viver e fluir para conquistar a felicidade com o universo.

FACILIDADE DE LEITURA:

Intermediário. O Bhagavad Gita é parte integrante do Mahabharata e são volumes de difícil leitura, onde a linguagem é sempre arcaica e a maioria das mensagens e ensinamentos está nas entrelinhas. A figura do editor pontuando e facilitando o conhecimento é um fator crucial para o melhor entendimento da obra, como é o caso deste nosso volume específico.

PEDRO NUNES NETO

pedro@meditecomigo.org

Pedro tem background em tecnologia da informação e é bacharel em fotografia. É astrônomo amador, amante da natureza e aprendiz eterno da espiritualidade. Universalista convicto, é leitor de temas como física quântica, doutrinas orientais, Conscienciologia, ocultismo, cosmogonia, ufologia e meditação.
Clique aqui para ver todos os posts de Pedro.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

A essência do Bhagavad Gita