A EDUCAÇÃO PRÁTICA DO PENSAMENTO

Sub-título: Aprender a pensar com base na realidade

“O pensamento considerado prático nem sequer é pensamento – é um simples jogo automático de julgamentos rotineiros e hábitos mentais. (…) O pensamento desses ‘práticos’ não vai além das lições que eles aprenderam, consistindo em pensar como pensava o professor ou como quem inventou este ou aquele objeto.”

Precisamos deixar para trás esse pensar tradicional “prático” e reeducar o pensar. Mas como?
Em “A educação prática do pensamento“, encontramos exercícios para a autoeducação do nosso pensar e memória. 

Cito alguns desses exercícios:

  • Observar e criar imagens de fenômenos sequenciais no tempo. Com a palavra “observar” o autor quer dizer não tomar iniciativa de pensar logo de imediato buscando uma interpretação, muito menos criar pensamentos. É realmente observar como na escuta autêntica onde não fico confrontando o que chega até mim e o que eu tinha em mente. Uma vez tornada essa prática em hábito, criaremos correspondências interiores em nós, links com a realidade verdadeira.
  • Normalmente fazemos expectativas. Isto é, criamos uma imagem do que vai acontecer e esperamos que a realidade se mostre como pensávamos. Pois bem, devemos nos esforçar para mudar os pensamentos que tínhamos antes de um fenômeno acontecer se por acaso o que esperávamos não se realize. Vivemos com descontentamentos porque o resultado que surge na realidade não é como eu esperava. O autor Rudolf Steiner não está falando de eliminar os desejos como se ensina nas escolas budistas onde o desejo é a causa de todo sofrimento. Steiner está falando de um método aplicável desde as coisas mais simples até uma visão de mundo, da natureza e como nos relacionamos.
  • Steiner percebeu que temos uma tendência de nos colocar em uma realidade separada do resto do planeta. Pensamos as coisas separadas. As coisas lá e eu aqui. Um exercício para superar essa forma de pensar é evitar olhar para os fenômenos do mundo como algo que acontece fora de nós. E essa instrução não deve ser confundida com a capacidade compassiva de nos colocar no lugar dos outros. É outra coisa que ele está falando.  O que Steiner quer é que nos empenhemos para nos ver como parte da situação, ou até mesmo como parte do objeto observado.
  • Deveríamos criar o hábito de mergulhar os pensamentos nas lembranças, nos livros, em tudo. Sem qualquer distração de pensamentos da vida ordinária.

REQUISITOS PARA LEITURA
Os exercícios foram escritos para os leitores que não conhecem a Antroposofia. Foram escritos com linguagem simples. Qualquer um poderá ler sem grandes dificuldades.

 A educação prática do pensamento” é bem pequeno, tem apenas 37 páginas. É a tradução da obra de número GA108. Recomendo.

E DEPOIS?
Caso queira se aprofundar na teoria por trás desses exercícios recomendo outro livro: “Os limites do pensamento científico“. Escrito para céticos e que já comentamos aqui no Medite Comigo.

Caso queira se aprofundar em como surgem os pensamentos, procure “O limiar do mundo espiritual“. Já este não é para céticos. É mais adequado para aquele que já está na jornada do autoconhecimento há algum tempo.


posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

Os Limites do Conhecimento Científico

Em 8 palestras Steiner fala de temas como intuição, imaginação e razão....

Ir ao post

Matéria, forma e essência

O caminho cognitivo que vai da Filosofia até a Antroposofia.

Ir ao post
PAULO HENRIQUE ARAUJO

paulo@meditecomigo.org

Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

A educação prática do pensamento