No vídeo acima, Isis Resende da Sociedade Teosófica nos conta a história de Madame Blavatsky.
Helena Petrovna Blavatsky, ou simplesmente Madame Blavatsky, foi uma escritora e médium russa que viveu no século 19. Madame Blavatsky é tida como a criadora da Teosofia moderna e também foi fundadora da Sociedade Teosófica.
Neste volume, ela “começa pelo começo”, definindo os primórdios da criação do cosmos e toda filosofia envolvida neste nascimento de nosso universo.
A leitura do texto é extremamente complexa e às vezes desanimadora. O motivo é que todos os volumes de A Doutrina Secreta (são 6 volumes ao todo, com variados temas ocultistas) foram redigidos tendo como base antigas escrituras védicas, muitas vezes textos em sânscrito e hindi. Além disso, no início do projeto, Blavatsky – cuja língua materna era o russo – ainda não dominava por completo a língua inglesa, base da obra, por isso também teve dificuldade de tradução dos originais orientais e em seguida do russo para o inglês. Os volumes foram compilados à várias mãos, tendo como apoiadores desde estudiosos e tradutores indianos, como autores e lordes ingleses. Tudo em prol da Sociedade Teosófica.
O conteúdo se resume em explicar o que está por trás da criação, ou seja, o que havia antes do “acontecimento” do universo como o conhecemos. Para tal, é utilizada uma técnica de escrita com bastante figuras de linguagem, parábolas e metáforas, típica de antigas escrituras como documentos sagrados, a Bíblia e outros volumes.
Há, no entanto, alguns lampejos de informação mais direta, como por exemplo as estimativas de duração dos “dias e noites” cósmicos, que seriam a duração do universo; a caracterização e hierarquia dos primeiros habitantes ou anjos co-criadores de tudo, dentre outros temas.
O livro é divido em 7 partes chamadas Estâncias. Cada estância deriva de um documento original e explica uma parte da gênese, desde “sopros” de criação iniciais, até a formação da matéria como a conhecemos. Também há uma explicação sobre como são montados os diversos “planos” da existência, onde apenas alguns deles são planos materiais e os demais planos etéricos e espirituais. Curioso também o fato de que alguns argumentos, por mais metafóricos que possam ser, dialogam com os modernos entendimentos da dinâmica do cosmos, como expansão linear, velocidade de distanciamento das galáxias e outros pontos.
Todo material é base da Teosofia e ocultismo modernos e os volumes de “A Doutrina Secreta” são considerados por seus seguidores como sendo a grande Bíblia de sua filosofia.
FACILIDADE DE LEITURA:
Obra de leitura extremamente técnica e difícil, indicado apenas para leitores que já se iniciaram no tema da cosmogonia ou Teosofia. Leitores jejunos terão dificuldade tanto em termos técnicos e traduções do sânscrito como ideias e conceitos que são particulares à Teosofia ocultista. Sugestão de leitura de outras obras do tema antes de mergulhar nestes volumes.
links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:
Wikipedia sobre Helena Blavatsky
https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_Blavatsky
Site da Sociedade Teosófica no Brasil
https://www.sociedadeteosofica.org.br/
VIDEOS SUGERIDOS PELO AUTOR DESSE POST:
No vídeo acima, Isis Resende da Sociedade Teosófica nos conta a história de Madame Blavatsky.
Palestra da psicóloga Josy Mansur entitulada:
RESGATANDO AS IDEIAS ORIGINAIS NA “DOUTRINA SECRETA”
pedro@meditecomigo.org
Pedro tem background em tecnologia da informação e é bacharel em fotografia. É astrônomo amador, amante da natureza e aprendiz eterno da espiritualidade. Universalista convicto, é leitor de temas como física quântica, doutrinas orientais, Conscienciologia, ocultismo, cosmogonia, ufologia e meditação.
Clique aqui para ver todos os posts de Pedro.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.
Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..