A CIÊNCIA SAGRADA

Swami Sri Yukteswar é mais conhecido como “o mestre de Yogananda” do que propriamente sua pessoa. No entanto, quem já leu quaisquer livros de Paramahansa Yogananda onde ele se refere a seu mestre, provavelmente terá percebido a grandeza intelectual, moral e espiritual deste homem, além do respeito que Yogananda conserva por esta grande figura.

Yukteswar, nascido Priya Nath Karar na cidade de Serampore, nordeste da Índia, foi um guru iogue discípulo de Lahiri Mahasaya, da linha do Kriya Yoga do avatar Babaji. Para quem não tem conhecimento da linha do Kriya Yoga, mas gostaria de se aprofundar, recomendo a leitura do principal livro de Yogananda chamado Autobiografia de Um Iogue. Como o próprio Yogananda dizia, Yukteswar era versado no Bhagavad Gita e nos Vedas; possuía um conhecimento profundo das demais religiões e isso explica seu interesse em escrever este livro. Aliás, o próprio autor comenta que o projeto deste livro foi solicitado pelo próprio Babaji através de uma mensagem espiritual recebida.

O livro é divido em duas partes de conhecimento: a primeira parte é a introdução, onde o autor apresenta o calendário elétrico védico, ou seja, o calendário solar da humanidade onde os períodos de tempo são chamados de Yugas. Cada Yuga é relacionada à uma época da humanidade e está intrinsecamente ligada ao momento evolutivo da sociedade, seja intelectual, moral ou tecnológico. Este calendário está associado aos períodos solares e às constelações, mas em escala maior do que o nosso calendário gregoriano. Cada ciclo total deste perfaz um total de 24.000 anos, separados em várias Yugas. Estamos atualmente da Dwapara Yuga, e vou deixar os demais detalhes para o leitor se deliciar em sua leitura.

Após esta apresentação acerca do calendário védico e algumas premissas iogues, Yukteswar inicia a segunda parte do livro, que é subdividida em capítulos e Sutras – que são ensinamentos. Daí em diante, o livro passa a associar os conhecimentos dos Sutras com os ensinamentos religiosos mais amplos. O autor possuía um alto conhecimento da literatura bíblica cristã, desta forma, ele faz o enlace, capítulo a capítulo, Sutra por Sutra, dos conhecimentos védicos e das premissas cristãs.

O leitor vai percebendo aos poucos, como as informações são similares, ou complementares. A impressão que dá é que são histórias ligeiramente diferentes da mesma verdade. E creio que este é o objetivo final do autor: mostrar que o elemento base das religiões, pelo menos na literatura, possui na sua raiz um conhecimento específico muito similar. Como exemplo do que foi dito acima, temos algumas similaridades como a existência da trindade cristã do pai, do filho e do espírito santo, e em paralelo as divindades hindus Brahma, Vishnu e Shiva. O conceito da mãe divina do panteão hindu e a figura da virgem Nossa Senhora cristã. Na cosmogonia temos o sopro de Brahma, o OM, criando o universo, bem como a palavra, ou verbo divino iniciando a criação cristã. Os 7 dias bíblicos de criação, os 7 planos ou Lokas dos vedas e por aí vai. São inúmeros Sutras compendiados pelo autor para demostrar essa similaridade.

O mais interessante ao desenrolar dos capítulos é o fato de que Yukteswar vai, ao mesmo tempo, traçando os paralelos necessários e aproveitando para mergulhar o leitor na filosofia védica, explicando os significados destas passagens e como elas estão relacionadas com a nossa vida.

A QUEM SE DESTINA?

Recomendado para qualquer nível de conhecimento. Os leitores que possuem já certa intimidade com o universo do Kriya Yoga ou o hinduísmo sentirão mais facilidade na leitura. Os cristãos mais devotos ou mais versados na bíblia terão muito conhecimento novo para refletir e meditar.

 

PEDRO NUNES NETO

pedro@meditecomigo.org

Pedro tem background em tecnologia da informação, e é bacharel em fotografia. É astrônomo amador, amante da natureza e aprendiz eterno da espiritualidade. Universalista convicto, é leitor de temas como física quântica, doutrinas orientais, Conscienciologia, ocultismo, cosmogonia, ufologia e meditação. Clique aqui para ver todos os posts de Pedro.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

A Ciência Sagrada